150 – 300 ppm: Água Potável de Boa Qualidade: Indicada para a maioria dos usos domésticos e é a faixa recomendada para água potável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sendo que a leitura ideal está na faixa de 1,5 a 3,5 miliSiemens/cm, que corresponde a 1.000 à 1.500 ppm de concentração total de íons (nutrientes) na solução.
A dureza da água é medida em miligramas por litro (mg/L) ou partes por milhão (ppm). A dureza da água pode variar dependendo da região e do fornecimento de água, mas geralmente está entre 0 e 500 mg/L.
Coloca-se 1 mL (100 ppm) para 1L de água para sanitização de equipamentos e utensílios e 2 mL (200 ppm) do produto para 1 L de água potável para pisos e paredes.
O potencial de hidrogênio (pH) ideal da solução está entre 5,5 a 6,5. Se o pH da solução nutritiva estiver fora desta faixa, alguns nutrientes tornam-se indisponível para a planta, ou seja, a absorção de alguns nutrientes é prejudicada.
Num sistema hidropónico regular, os produtores mais experientes recomendarão que tenha pelo menos uma leitura EC de 1 para cultivar qualquer coisa em hidroponia.
Esses resultados revelam que não há uma CE ideal para a solução nutritiva, mas uma faixa de CE ideal, cujos valores podem variar de CE de 0,75 a 1,5dS m-1, para condições de alta temperatura, que assegura a produtividade em uma ampla faixa de CE.
É válido lembrar que a alcalinidade alterada para mais ou para menos também influencia no pH e, consequentemente, na eficácia do cloro. Por isso, primeiro faça a correção da alcalinidade para depois corrigir o pH.
Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm; Isso traz estabilidade ao pH e dispensa correções frequentes.
Para isso, é preciso fazer uma mistura de nitrato de sódio, nitrato de cálcio, sulfato de potássio, superfosfato e sais de Epsom em um recipiente limpo. Separadamente, faça outra mistura com sulfato de ferro, sulfato de manganês, ácido bórico, sulfato de zinco e sulfato de cobre.
Para fins práticos, recomenda-se uma vazão de solução nutritiva nos canais de cultivo de 0,5 a 1,0, 1,5 a 2,0 e 2,0 a 4,0 Lmin-1 por canal, respectivamente, para mudas, plantas de ciclo curto e plantas de ciclo longo.
NPK 06-12-36 Paulisol,sólidos solúveis desenvolvidos especialmente para uso via água (fertirrigação,hidroponia). São diferentes formulações com diversas relações entre nitrogênio, fósforo e potássio, possibilitando o equilíbrio ideal nas diferentes fases do desenvolvimento das plantas.
Para hidroponia é recomendado a utilização de água potável oriunda de poço artesiano ou água recolhida das chuvas. A qualidade da água é de extrema importância para o pleno desenvolvimento do seu sistema hidropônico e quanto melhor a qualidade da água menos problemas nutricionais e de doenças ocorrerão no seu cultivo.
Mais um diferencial de equipamento, é que também ele pode verificar a temperatura. TDS é sigla em inglês para sólidos totais dissolvidos, ou seja, este aparelho mede a quantidade de substâncias dissolvidas na água , em ppm.
A legislação europeia prevê a concentração limite máxima de nitrato em alface de 2500 ppm no verão, quando temperatura e luminosidade não são limitantes, e de 4500 ppm no inverno.
Para obter um valor de EC a partir de um medidor em ppm, multiplique a leitura ppm por 2 e divida por 1000. Da mesma forma, é possível fazer o processo inverso: Se a EC é 1,0 mS/cm, então 1 * 1000/2 = 500 ppm.
Além dos adubos prontos (Kristalon, Peter's, Plant Prod...) disponíveis no comércio, os mais utilizados em hidroponia, são: Macronutrientes: Nitrato de Cálcio Especial; Nitrato de Potássio; Sulfato de Magnésio; Cloreto de Potássio Branco; MAP purificado; MKP; Sulfato de Potássio.
Por exemplo, se uma solução tiver 100 ppm de sal, significa que existem 100 partes de sal para cada milhão de partes da solução. É importante medir o ppm para que as plantas absorvam os nutrientes necessarios em seus diversos periodos do cultivo ,para que faltem e nem tenham nutrientes em excesso.