O que é PPP pela internet?

O que é? Serviço para emitir o PPP Eletrônico (Perfil Profissiográfico Previdenciário Eletrônico). Este documento traz os dados informados pela empresa sobre as condições de trabalho e de exposição a agentes prejudiciais à saúde do colaborador (empregado, prestador de serviço cooperado ou trabalhador avulso).
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Como tirar o PPP pela internet?

Dito isso, a empresa não precisa mais fornecer o PPP em mãos para o funcionário. Agora o contribuinte pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS e solicitar a emissão do documento, que ocorre em tempo real. Porém, é recomendável que a empresa auxilie o funcionário, ensinando como acessar o portal Meu INSS.
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Como funciona o PPP Digital?

O PPP eletrônico é a versão atual do Perfil Profissiográfico Previdenciário, que contempla as informações dos eventos do eSocial em um documento automatizado e digital, disponibilizado pelo site/aplicativo Meu INSS.
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Como faço para conseguir o PPP?

Procure os antigos sócios da empresa para conseguir o PPP

Se não constar esta informação, deverá procurar a Junta Comercial de seu estado e obter informações a respeito da empresa em que trabalhou.
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O que é PPP é para que serve?

O PPP é um documento fundamental para a concessão da aposentadoria especial, destinada aos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde durante a sua vida laboral. Ao solicitar a aposentadoria especial, o trabalhador deve apresentar o PPP para comprovar as atividades exercidas e a exposição a agentes nocivos.
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ACESSO FÁCIL AO PPP ELETRÔNICO | PASSO A PASSO

O que é PPP é quem tem direito?

Esse documento é obrigatório para todas as empresas que possuem empregados expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física, como ruído, calor, radiação, produtos químicos, entre outros. Assim, o PPP comprova a exposição do trabalhador a esses agentes nocivos e garante o direito à aposentadoria especial.
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Quem tem que preencher o PPP?

Pode ser o representante de Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO do setor portuário), sindicato, cooperativa etc. Já a elaboração do PPP se baseia nos dados do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho), que, por sua vez, é produzido por especialistas em medicina e segurança do trabalho.
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Qual a validade do documento PPP para aposentadoria?

O PPP, em meio físico, teve sua validade apenas durante o ano de 2022. A partir de janeiro de 2023, o Perfil Profissiográfico Previdenciário passou a ser emitido exclusivamente em meio eletrônico, pelos canais do INSS.
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O que fazer se a empresa não der o PPP?

O ideal é que a empresa entregue o PPP após dar baixa na sua carteira de trabalhado. No entanto, caso isso não ocorra, você deverá pedir o documento. Para isso, entre em contato com o setor do RH e solicite o PPP.
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Qual o prazo que a empresa tem para entregar o PPP?

No estado de São Paulo é costume as empresas darem um prazo de 90 dias para emissão do PPP. Trata-se de um documento de fácil preenchimento e os dados necessários devem estar de fácil acesso no sistema da empresa.
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Quem emite o PPP 2023?

Como eu disse antes, a partir de 01/01/2023, o PPP passou a ser eletrônico (PPP eletrônico). E pode ser emitido pela Plataforma Meu INSS em relação aos períodos a partir de 01/01/2023. Basta acessar o Meu INSS, pesquisar por “PPP” e escolher a opção PPP Eletrônico – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
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Como funciona o PPP em 2023?

A emissão do PPP de forma eletrônica tornou-se obrigatória para os períodos trabalhados a partir de 01/01/2023. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Quem pode utilizar este serviço? Pessoas que tiveram o PPP Eletrônico emitido a partir de 01/01/2023.
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Como será o PPP em 2023?

Construção do PPP

A partir de 2023, as informações deverão ser registradas no sistema eletrônico. Ao preencher esses documentos, a empresa deve fornecer as informações e registrá-las de forma individual, além de especificar quais são os riscos ou as atividades insalubres a que esse profissional se submete.
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Quem emite o PPP eletrônico?

Como emitir PPP eletrônico no e-Social

O PPP também pode ser preenchido e transmitido pelo eSocial. Para isso, é preciso acessar o sistema eSocial com o certificado digital da empresa e executar as orientações a seguir. No menu “Gestão dos Empregados”, clique na opção “Eventos Não Periódicos”.
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Como o PPP pode ajudar na aposentadoria?

Sendo assim, o PPP somente vai comprovar que de fato o segurado exerceu uma atividade insalubre e/ou periculosa. A redução do tempo está atrelada a um dos três graus de risco da atividade especial. Enquanto isso, o PPP apenas será um meio de provar o risco.
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É obrigatório entregar o PPP para o funcionário?

O PPP, desde 2004 tem sua elaboração obrigatória pela empresa e deve ser entregue ao trabalhador sempre que requerido e ao fim do vínculo, devendo a empresa mantê-lo arquivado por pelo menos 20 anos. De onde vêm as informações do Jusbrasil?
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Quem fornece o PPP da empresa?

A responsabilidade pela emissão do PPP é: Da empresa empregadora, no caso de empregado; Cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperados filiados; Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, no caso dos Trabalhadores Portuários Avulsos – TPA; e.
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Quem fornece o PPP para aposentadoria?

A responsabilidade de elaboração e entrega do Perfil Profissiográfico Previdenciário para trabalhadores filiados em cooperativasé da própria cooperativa de trabalhoou de produção. No caso dos trabalhadores portuários avulsos é do órgão gestor de mão de obra (OGMO).
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Quem analisa o PPP no INSS?

O documento estabelece que “quando da análise do PPP pela Perícia Médica Previdenciária, seja observado que o campo de registro de responsável pela monitorização biológica deverá ser preenchido obrigatoriamente pelo médico do trabalho da empresa”.
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Como saber se o seu PPP tá certo ou errado?

Faça um passo a passo de verificação de preenchimento do PPP

Ressalte-se que um erro muito comum é colocar “0 ou 00” (zero), pois, o correto é deixar em branco (vazio mesmo), ou a inscrição “em branco”.
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O QUE TEM A VER A PPP com a aposentadoria?

O trabalhador que exerce suas atividades exposto aos agentes nocivos à saúde pode ter direito à aposentadoria especial do INSS, mas, para isso, precisa comprovar a insalubridade por meio de documentos, entre eles o PPP e LTCAT.
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Quais profissões se encaixam na aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é um benefício do INSS destinado aos trabalhadores que exercem suas atividades expostos à agentes nocivos, prejudiciais à saúde, que podem ser físicos, químicos ou biológicos ou, ainda, profissões que geram risco de morte, tais como o vigia/vigilante e quem trabalha com eletricidade de alta ...
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Quando começa a valer o novo PPP?

Em agosto último, o Ministério do Trabalho e Previdência decidiu adiar a implantação do PPP em meio eletrônico e, agora, a mudança passará a valer a partir de janeiro de 2023, conforme determina a Portaria nº 1.010, de 24 de dezembro de 2021.
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