“Estritamente falando, a ação institucional nada mais é do que a prática de um de seus agentes, mandantes, clientes etc. Ou, mais precisamente, o resultado de relações sociais entre agentes e mandantes ou agentes e clientes, e assim por diante.
complexo integrado por idéias, padrões de comportamento, relações inter-humanas e, muitas vezes, um equipamento material, organizados em torno de um interesse socialmente reconhecido.
O uso institucional é uma prática comum em organizações de diversos setores, como empresas privadas, órgãos governamentais, ONGs e instituições de ensino. Consiste na utilização de recursos, como comunicação, marketing, tecnologia e gestão, de forma estratégica para alcançar metas e objetivos institucionais.
O termo “movimento institucionalista” define uma série de teorias, práticas e experiências que têm como premissa a autogestão e a auto-análise 1, objetivando impulsionar experiências coletivas criadoras de novos saberes (BAREMBLITT, 1992).
Conceito Institucional é um indicador de qualidade integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O conceito visa avaliar as instituições, os cursos oferecidos e o desempenho dos estudantes.
O trabalho institucional concentra-se nas práticas e estratégias cotidianas pelas quais indivíduos e grupos de indivíduos moldam intencionalmente os padrões institucionais em que operam (Dover & Lawrence, 2010. (2010).
Os Objetivos Institucionais representam os resultados esperados pela Instituição, no contexto de seu ambiente, para concretizar sua visão de futuro e cumprir sua missão.
Organização Institucional é o arranjo por meio do qual o Estado exerce as funções de gerenciamento de recursos hídricos, podendo existir um órgão ou uma unidade de alguma Secretaria que responde pela coordenação e gestão ou um órgão gestor específico.
O conteúdo institucional tem como foco a apresentação, o esclarecimento ou a promoção das ideias, dos valores e do trabalho realizado por uma organização, seja ela uma empresa, seja uma instituição, um órgão ou o governo.
As áreas institucionais de loteamentos são aquelas destinadas à edificação de equipamentos comunitários, tais como praças, ginásio de esportes, áreas de lazer, escolas, postos de saúde, entre outros, conforme dispõe o art. 4º, § 2º da Lei nº 6.766/79: Art.
COMPETÊNCIAS INSTITUCIONAIS Competências que diferenciam a Instituição no seu âmbito de atuação perante a sociedade, contribuindo para a criação de valor público.
Conceito de valores institucionais: São os princípios – guia da Instituição – que são incorporados à sua maneira de agir. São conjuntos de padrões éticos que norteiam a sua vida cotidiana e a dos seus integrantes.
A mudança institucional é, portanto, uma alteração da Matriz Institucional (instituições formais, informais e enforcement) imposta pela interação humana, em um amplo contexto, com a intenção de produzir resultados benéficos e inovadores.
A Teoria Institucional, dessa forma, apresenta-se como perspectiva alternativa de explicar as organizações, considerando não apenas as ações racionais dos gestores, mas também o contexto institucional no qual eles estão inseridos (MIGNERAT; RIVARD, 2009).
Ou, “o objeto institucional é aquilo sobre cuja propriedade a instituição reivindica o monopólio de legitimidade. Definir-se como instituição é apropriar- se de um objeto” (ALBUQUERQUE, 1978, p. 70), apropriação de um território feita por determinados saberes/poderes.
O que é Conceito Institucional? É um indicador de qualidade integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o qual, por sua vez, foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e visa avaliar as instituições, os cursos oferecidos e o desempenho dos estudantes nelas matriculados.
Como previsto na Lei 8.958/94, entende-se por desenvolvimento institucional, científico e tecnológico os programas, projetos, atividades e operações especiais, inclusive de natureza infraestrutural, material e laboratorial, que levem à melhoria mensurável das condições das IFEs, para o cumprimento eficiente e eficaz de ...
O que é comunicação institucional? A comunicação institucional pode ser definida como um processo estratégico que visa transmitir a mensagem e os valores de uma organização de forma clara, coerente e consistente. É uma ferramenta que permite estabelecer uma identidade sólida e uma reputação positiva no mercado.
Os conteúdos institucionais são aqueles que refletem a essência de um negócio, o porquê de ele existir: qual sua missão, seus valores e sua visão, suas características e quais impactos ele causa na vida das pessoas.
Diferentemente dos rolos de papel higiênico comuns, encontrados nos supermercados, os papéis higiênicos institucionais são encontrados com mais facilidade em atacadistas e distribuidores, nos quais o foco é atender os consumidores B2B e não os consumidores finais.
Relações Institucionais e Governamentais (RIG) têm como objetivo possibilitar que as organizações construam e fortaleçam os relacionamentos com o Estado e com a sociedade, permitindo que as instituições públicas e privadas participem de diversos fóruns de discussão perante a sociedade civil, setor produtivo e as ...