A criança que será alfabetizada, por exemplo, precisa ter domínio da linguagem oral e reconhecer a linguagem escrita. Além disso, é importante considerar a maturidade neurológica e socioemocional, que não dependem somente do indivíduo e podem estar ligadas a fatores externos, como família e escola.
O que é preciso para ser considerado alfabetizado?
Para considerar que a criança está alfabetizada, o adulto deve assegurar que ela saiba escrever palavras e frases simples sob condição de ditado, sendo que cada palavra deve conter todos os grafemas, ainda que a ortografia não seja perfeita – uma vez que estamos considerando crianças no início da vida escolar.
Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles.
Segundo a professora E (11 anos de magistério), aluno alfabetizado é aquele que consegue se comunicar utilizando a escrita. Acredita ser importante o aluno saber para que serve socialmente saber ler e escrever, portanto, conhecer a função social da escrita.
O que a criança precisa saber para ser alfabetizada?
Critérios do MEC para considerar se uma criança está alfabetizada: Lê pequenos textos. Localiza informações no texto. Lê e compreende minimamente a linguagem verbal e não verbal de tirinhas e histórias em quadrinhos.
A alfabetização na idade certa é fundamental para que as crianças consigam seguir sua vida com sucesso e, ouso dizer, com alegria. Ao final do 2º ano, ali pelos 7 ou 8 anos, todas deveriam dominar as habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Então, podemos dizer que alguém é alfabetizado quando sabe ler e escrever textos simples, sem dificuldades, correlacionando os fonemas (sons) aos grafemas (grafias), e vice-versa.
Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.
O INAF classifica o alfabetismo funcional em quatro níveis: analfabeto, alfabetizado nível rudimentar, alfabetizado nível básico e alfabetizado nível pleno.
As principais características dessa dificuldade na aprendizagem são os frequentes erros de ortografia, omissão de letras, grafia confusa ou ilegível. Inclui, também, o erro de colocação de palavras em texto, perdendo sua coerência.
São considerados analfabetos os indivíduos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases, ainda que uma parcela deles consiga ler números familiares como o do telefone, da casa, de preços etc.
As pesquisas neurocientíficas apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo sistemático de alfabetização. Importante ressaltar que esse processo é concluído lá pelos 7 anos e meio, 7 anos e 8 meses.
Nova lei inclui alfabetização plena e capacitação para leitura como objetivos da educação básica. Entrou em vigor nesta quarta-feira (13) a Lei 14.407/22, que inclui a alfabetização plena e a capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica como deveres do Estado.
Para ser considerado alfabetizado em Língua Portuguesa, o estudante deve compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita; construir autonomia de leitura e se apropriar de estratégias de compreensão e de produção de textos.
fatores socioeconômicos; histórico familiar de dificuldades de aprendizagem; lacunas nas instruções de leitura, etc. As crianças podem ter dificuldades com a leitura devido a dificuldades subjacentes à decodificação de palavras ou compreensão de linguagem.
Sendo assim, considera-se uma pessoa alfabetizada aquela que conhece o sistema alfabético, o que a possibilita saber ler e escrever. Essa é a etapa básica da formação escolar e social de um indivíduo.
Quanto tempo leva para uma criança ser alfabetizada?
Além disso, vale ressaltar que cada criança tem o seu ritmo: assim como alguns bebês começam a andar com 11 meses e outros com 14, algumas crianças já conseguem decifrar suas primeiras palavras aos 5 anos enquanto outras só lerão de fato aos 7 anos. Nada disso significa qualquer problema de desenvolvimento.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alerta para níveis de aprendizagem alarmantemente baixos: estima-se que apenas um terço das crianças de 10 anos em todo o mundo seja capaz de ler e entender uma história simples.
Um dos primeiros passos para ensinar a ler é mostrar o alfabeto à criança. Inicie apresentando quais são as vogais, já que elas pertencem a um grupo de apenas cinco letras e tendem a ser de pronúncia mais fácil. Depois, você pode apresentar as consoantes.
Como habilidades de comunicação fundamentais para a aprendizagem, escuta, fala, leitura e escrita devem ser desenvolvidas pelos alunos. Além disso, é necessário que estudantes e professores possam medir o desenvolvimento das 4 habilidades comunicativas.
Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.