O pretérito perfeito é um dos tempos verbais situados no tempo passado. Ouça o texto abaixo! O pretérito perfeito é um dos tempos verbais do modo indicativo referentes a ações verbais realizadas no passado, ou seja, antes do ato de enunciar a frase.
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.
O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.
Como diferenciar pretérito perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito?
O pretérito perfeito composto do subjuntivo aponta um fato passado, mas incerto. O pretérito mais-que-perfeito expressa uma ação passada em relação a outra ação passada. O pretérito imperfeito indica um fato passado que ocorre continuamente.
Como fica o verbo ir no pretérito imperfeito do indicativo?
Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.
Para formar o pretérito imperfeito, utilizamos as terminações adequadas para cada conjugação verbal. Nos verbos regulares terminados em “-ar,” como “cantar,” “andar” e “falar,” a formação é simples e segue o seguinte padrão: Eu cantava. Tu cantavas.
O que significa pretérito mais-que-perfeito do indicativo?
O pretérito mais-que-perfeito, por sua vez, é utilizado para fazer referência a uma ação que ocorreu em um passado longínquo, como acontece nos contos de fada, obras em que esse tempo verbal aparece de forma bastante expressiva.
* O pretérito perfeito, diferenciando-se do imperfeito, indica a ação momentânea, determinada no tempo. Já o imperfeito expressa uma ação durativa, não limitada no tempo.
Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.
São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
Referem-se, assim, ao momento em que se fala (presente); a um momento anterior ao da fala (passado ou pretérito); ou a um momento posterior ao momento em que se fala (futuro). Com isso, temos que o pretérito imperfeito do indicativo designa um fato passado, mas não concluído (imperfeito = não perfeito, inacabado).
Como diferenciar pretérito perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito?
O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado: “... o árbitro apitou”. O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.”