4. Nível de marketing de produtos potencial: Neste estágio, as empresas buscam maximizar o valor do produto para o cliente. Isso pode envolver inovação contínua, oferecendo novas funcionalidades ou melhorias no produto existente.
O produto potencial é tudo aquilo que pode ser feito para atrair e reter os clientes. Enquanto o produto aumentado é tudo que foi ou está sendo feito o produto potencial é o que resta ser feito, o que for possível.
Produto Esperado: refere-se aos atributos ou características que o consumidor geralmente esperaria do produto antes de concordar em comprá-lo. Em um restaurante, o consumidor normalmente esperaria um atendimento amigável ao cliente, uma mesa e cadeira limpas, etc.
A diferenciação do produto é o que torna seu produto ou serviço diferente e mais atraente para os clientes do que outras opções em sua categoria. A diferenciação do produto é o que lhe dá uma vantagem competitiva em seu mercado.
Produtos básicos são aqueles que guardam suas características próximas ao estado em que são encontrados na natureza, ou seja, com um baixo grau de elaboração. Geralmente, estes produtos têm baixo valor, normalmente intensivo em mão-de-obra, cuja cadeia produtiva é simples e que sofrem poucas transformações.
O PIB efetivo é o valor total dos bens e serviços finais produzidos no país durante um determinado período de tempo. O PIB potencial é o nível de produto que pode ser obtido com a plena utilização dos recursos disponíveis na economia, sem gerar pressões sobre a taxa de inflação.
O cliente potencial é aquele que mantém demandas que podem ser supridas pelas suas soluções e possui poder aquisitivo para adquiri-las. Esse deve ser o objetivo de seus times de marketing e vendas. É onde eles devem manter todos os seus esforços. Mas como identificar o cliente ideal para o seu negócio?
Você pode usar o Google Trends, a ferramenta de palavras-chave do Google, contratar uma consultoria ou monitorar a concorrência. Com esta nova ferramenta, você poderá descobrir o TOP 100 produtos mais vendidos de qualquer vendedor do Mercado Livre.
Como roupas, eletrônicos, móveis ou automóveis. Serviços são outra subcategoria de produtos que se refere a atividades intangíveis que são realizadas para beneficiar os clientes.
Para Kotler (1998), um produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição ou consumo; inclui objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias.
No caso que nos interessa, ele designa bens de consumo ou comércio: mercadorias passíveis de venda, como por exemplo, um televisor, um carro, um alimento etc. No ramo da economia, produtos são bens duráveis e não duráveis que podem ser guardados e armazenados em estoque, podendo esgotar e perder o prazo de validade.
A descrição de produto deve informar a origem do item, como ele foi feito, quem o fabricou e a inspiração para desenvolvê-lo. É como se fosse a história do produto, que deixa de ser apenas um mero auxílio para a venda e também ajuda na interação com o cliente.
Assim como a própria definição, Produto é “aquilo que é produzido” ou o “resultado de um trabalho ou atividade”. Qualquer serviço ou item que atende a uma necessidade, desejo ou resolve o problema de um usuário pode ser considerado um produto.
Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. O mais importante de um produto é o serviço que ele presta. O produto não é somente o que o engenheiro diz dele, mas, também, o que está implicado por sua concepção, embalagem, distribuição, preço qualidade e garantia.
Características do produto (também conhecido como "atributos"), são informações complementares do produto (por exemplo "Modelo", "Fabricante", "Garantia", etc.). As características devem ser informadas no cadastro do produto (menu "Produtos" na administração da loja).