O que é proibido na greve?

O que é proibido? Os grevistas não devem em momento algum violar ou constranger os direitos fundamentais de outrem. E as manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em machadoguedes.adv.br

O que torna a greve ilegal?

Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Portanto, a greve é abusiva quando: Contrariar a lei; For mantida após acordo, convenção ou decisão judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quais categorias não podem fazer greve?

A CF/88 proíbe expressamente que os Policiais Militares, Bombeiros Militares e militares das Forças Armadas façam greve (art. 142, 3º, IV c/c art. 42, § 1º).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais limitações ao direito de greve?

A lei nº 7.783/89 também impõe limites ao direito de greve. Em seu art. 2º esclarece que a greve deve ser pacífica, vedando, portanto, greves violentas, inclusive por meio de tortura ou de tratamento desumano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode demitir durante greve?

Não podem ocorrer demissões durante a greve conforme parágrafo único do artigo 14 da Lei 7783/89. A simples adesão greve não constitui falta grave.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindsepmg.org.br

Greve: Quais são os direitos e o que é proibido? Advogado responde - Novabrasil

Quais as regras da greve?

O trabalhador brasileiro é assegurado pela Lei 7.783/89 ao direito à greve. Segundo a constituição considera-se legítimo o exercício de direito a greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços ao empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em machadoguedes.adv.br

Quais profissões não podem fazer greve?

Os servidores da Segurança e da Saúde não podem fazer greve, decide Tribunal de Justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pge.sc.gov.br

Quem faz greve leva falta?

Apesar de a greve nos transportes públicos não ser justificativa para a falta, não é comum que as empresas demitam os funcionários por esse motivo. No entanto, é aconselhável que o funcionário explique o motivo da sua ausência e mostre ao patrão a impossibilidade de chegar ao local de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

O que diz a CLT sobre a greve?

Art. 13 Na greve, em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Pode fazer greve por falta de pagamento?

Em outubro de 2016, o Tribunal decidiu que os funcionário públicos em greve devem sofrer desconto no salário pelos dias não trabalhados. A exceção é em caso de paralisação motivada por atraso no pagamento de salários ou por quebra de acordo trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em politize.com.br

Quais serviços não podem fazer greve?

O art. 157, § 7º, da Constituição Federal de 1967 assim enunciava: “não será permitida greve nos serviços públicos e atividades essenciais, definidas em lei”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt13.jus.br

Pode dar aula durante a greve?

Prograd reafirma por meio de ofício que docentes NÃO podem ministrar aulas remotas durante a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em wp.adufes.org.br

Quando a greve é crime?

O crime se consuma com a prática da violência, podendo ser admissível a tentativa. A simples ameaça durante a greve ou lockout não caracteriza o crime, respondendo o agente apenas pelo delito do artigo 147 do Código Penal(RT 363/206).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a greve e ilícita?

Greve sem tentativa prévia de negociação

Conforme determina a OJ nº 11 da SDC do TST, se não houver tentativa prévia, direta e pacífica de solucionar os conflitos que suscitam a greve, seu exercício será abusivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Pode furar greve?

§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei”. possam se locomover livremente. Nenhum trabalhador tem o direito de ir e vir para furar uma greve, inviabilizando o que foi decidido democraticamente em assembleia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindipetro.org.br

O que torna uma greve legal?

Conforme texto do artigo 2ª da Lei de Greve, para que o direito de greve seja considerado legitimo, é necessário que a suspensão do trabalho, seja total ou parcial, seja pacifica e temporária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Pode dar justa causa por greve?

A simples adesão à greve, mesmo após a recomendação do fim do movimento pelo sindicato da categoria, não configura falta grave que justifique a demissão por justa causa do trabalhador. Ao rejeitar…
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É obrigatório ir trabalhar na greve?

Sim. Em princípio, os dias não trabalhados na greve podem ser descontados do salário. Há possibilidade de haver negociação com a administração para que isso não aconteça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em que momento a greve se torna ilegal?

Desse modo, se a greve deixar de obedecer a qualquer dos limites impostos na Lei ou se for mantida mesmo após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho, será considerada abusiva, podendo acarretar graves consequências para os grevistas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fpsv.adv.br

Pode descontar falta em greve?

Quem falta por causa da greve pode sim ter o dia descontado. Segundo a advogada Cristina Buchignani, sócia da área trabalhista do Costa Tavares Paes Advogados, o fato de ter uma greve em transporte por si só não autoriza o funcionário a faltar ao trabalho. A empresa pode descontar o dia ou as horas de ausência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infomoney.com.br

Qual o tempo limite de uma greve?

7- Uma greve pode durar quanto tempo? Na verdade, não existe limite estipulado por lei. O que determina essa duração são as negociações entre empregadores e empregados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em super.abril.com.br

Sou obrigada a entrar em greve?

Fazer greve não é ficar de folga ou tirar férias. Fazer greve, porém não é opcional. Participar do movimento nos é imposto pela condição de fazermos parte da categoria profissional que legal e regularmente representada aprovou e deflagrou a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem faz greve recebe salário?

A greve, não obstante ser direito constitucionalmente garantido aos trabalhadores, configura hipótese de suspensão do contrato de trabalho, razão pela qual a regra geral é de que os dias de paralisação não sejam remunerados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem faz greve tem estabilidade?

A concessão de 90 dias de estabilidade provisório de emprego para empregados participantes de greve, torna-se uma garantia fundamental, vez que muitos empregados após participarem dos movimentos grevistas são demitidos dias após a reivindicação de direito na greve como medida de opressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que a CLT fala sobre greve?

greve suspende o contrato de trabalho, assegurando aos grevistas o pagamento dos salários durante o período da sua duração e o cômputo do tempo de paralisação como de trabalho efetivo, se deferidas, pelo empregador ou pela justiça do Trabalho, as reivindicações formuladas pelos empregados, total ou parcialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br