Os três piores exercícios para quem tem hérnia de disco são o levantamento terra, devido à alta pressão na região lombar, o agachamento com barra, que aumenta a compressão nos discos vertebrais, e os abdominais tradicionais, como crunches, que causam flexão e pressão excessiva na coluna, agravando a condição.
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.
Quais exercícios são proibidos para quem tem hérnia de disco?
Pacientes com hérnia de disco devem evitar exercícios que comprimam ou sobrecarreguem a coluna vertebral. Agachamentos pesados e levantamento terra estão entre os mais prejudiciais, pois exercem pressão direta sobre os discos intervertebrais, aumentando o risco de agravamento da condição.
Qual Atividade Física mais indicada para quem tem Hérnia de disco?
Quem tem hérnia de disco pode ter relação?
A coluna pode afetar a vida sexual de duas formas indiretamente gerando dor, tanto por uma hérnia discal quanto por uma contratura muscular, tirando o prazer da relação, prejudicando a vida sexual. Não é raro pessoas renunciarem as relações sexuais por causa de dores na coluna.
Qual a melhor atividade física para quem tem hérnia de disco?
1. Alongamentos. Os alongamentos estão entre os exercícios mais indicados para quem sofre de hérnia de disco. Eles melhoram a flexibilidade da coluna e da musculatura paravertebral e diminuem a percepção de dor aguda, trazendo mais qualidade de vida para o dia a dia do paciente.
A fisioterapia é bastante importante no tratamento, pois é através dela que, além do alívio da dor de hérnia de disco, é possível o fortalecimento e melhora da postura, o que certamente diminuirá as chances de uma nova crise de dor.
Quem tem hérnia de disco pode ficar muito tempo em pé?
Dor ao realizar movimentos específicos: Certos movimentos ou atividades podem desencadear ou agravar a dor associada à hérnia de disco. Por exemplo, dobrar, torcer, levantar objetos pesados ou ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo pode aumentar o desconforto.
Isso ocorre devido à influência que a hérnia exerce sobre o nervo ciático! Esse, que é o nervo mais longo do corpo, está localizado na parte de trás da bacia, através do bumbum e para baixo de ambas as pernas até os pés.
Os discos deslocados (ou herniados) geralmente são causados por esforço excessivo ou trauma. Entretanto, alguns pacientes podem desenvolver hérnia de disco devido ao envelhecimento natural da coluna e fatores genéticos.
Uma hérnia de disco também pode causar dormência e fraqueza muscular. Se a pressão na raiz nervosa for grande, a perna pode ficar paralisada. Raramente, o disco pode pressionar a medula espinhal, causando possível fraqueza ou paralisia de ambas as pernas.
Processos de envelhecimento e o desgaste generalizado da coluna podem aumentar as chances de se desenvolver uma hérnia de disco, que também pode ser causada por atividades repetitivas ou algum ferimento causado à coluna.
O que não se deve fazer quando se tem hérnia de disco?
Os três piores exercícios para quem tem hérnia de disco são o levantamento terra, devido à alta pressão na região lombar, o agachamento com barra, que aumenta a compressão nos discos vertebrais, e os abdominais tradicionais, como crunches, que causam flexão e pressão excessiva na coluna, agravando a condição.
Quem tem hérnia de disco na coluna pode varrer casa?
Movimentos como varrer a casa, arrumar armário, lavar louça, pegar algum objeto em prateleiras mais altas, todas essas pequenas atividades podem contribuir para o aparecimento ou agravamento da dor causada pela compressão dos discos.
As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer um pouco de repouso e sessões de fisioterapia e acupuntura.
Quais exercícios quem tem hérnia de disco não pode fazer?
Os exercícios abdominais devem ser curtos, evitando flexão de tronco exagerada; abdominais com rotação de tronco devem ser evitados. Exercícios contínuos aeróbios, como as corridas, precisam ser evitados em fase de dor na coluna por gerar impactos nas vértebras e discos, agravando os sintomas.
A hérnia de disco na coluna, embora não seja uma condição que leva diretamente à morte, é uma condição médica séria que pode causar complicações graves se não for tratada adequadamente. Os sintomas como dor pronunciada, dormência, formigamento e fraqueza nos músculos indicam um problema que requer atenção médica.
Como é feita a fisioterapia para quem tem hérnia de disco?
A fisioterapia na hérnia discal lombar tem que ser sempre feita de acordo com as queixas de cada paciente, especialmente na fase aguda, em que a dor limita muito os movimentos - nesta fase a termoterapia com calor, a massagem e as correntes analgésicas são normalmente utilizadas para alívio do quadro álgico.
Quem tem hérnia de disco pode ficar muito tempo sentada?
Além disso, sentado, a ação da gravidade entre os discos vertebrais é ainda maior, podendo causar protusão discal e, até mesmo, hérnia de disco. A boa notícia é que é possível diminuir os danos alterando a maneira como nos sentamos. O ideal é reclinar um pouco mais o encosto do assento, saindo da posição vertical.
Para a postura, mantenha a coluna reta, alinhando as orelhas, ombros e quadris e evite posturas curvadas ao ficar de pé ou sentado por longos períodos.