O “fator de proteção ultravioleta” (FPU) indica o nível de proteção oferecido pela roupa UV especial. Ele indica quanto tempo você pode permanecer no sol sem sofrer seus efeitos nocivos, como o fator de proteção solar de um protetor solar.
A camada de ozônio é uma concentração de gás ozônio situada na alta atmosfera, de 10 a 50 Km da superfície da Terra. Ela funciona como um filtro solar, protetor, impedindo que a maior parte dos raios UV-B, chegue até nós.
UV é a sigla para ultravioleta, uma radiação eletromagnética. Assim, UVA, UVB e UVC são diferentes tipos de raios ultravioleta e que são transmitidos a partir do sol.
Essa proteção UV bloqueia tantos os Raios UV-A quanto os Raios UV-B, com a mesma potência, o que difere do protetor solar, que na maioria das vezes possui somente proteção UV-A, fazendo com que sua pele fique exposta aos danos causados pelos Raios UV-A, mais perigosos e causadores das doenças de pele.
Uma camisa UV protege você contra a nocividade dos Raios Ultravioletas criando uma barreira protetora onde o sol não entra em contato direto com a pele. Agora não deixe de usar protetor solar nas partes não cobertas pelas roupas, como mãos, nuca, rosto, cabeça.
Como explica o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO (Instituto de Moléstias Oculares), neste artigo: “Ao comprar óculos de sol, procure uma etiqueta ou rótulo que diga proteção 100% contra UVA e UVB ou 100% de proteção contra UV 400.
Aparentemente, as roupas com proteção UV não diferem muito das comuns, mas é na composição do tecido que a mágica acontece. O ingrediente que torna essas peças tão especiais é o dióxido de titânio, um componente que também está nos protetores solares em loção.
Os raios UVA penetram na pele profundamente e causam problemas como manchas de pigmento escuro, alergia solar e envelhecimento prematuro, enquanto os raios UVB são responsáveis por queimaduras e bronzeamento. Porém, ambos aumentam seu risco de câncer de pele.
Ele serve para indicar o fator de proteção APENAS para ROUPAS E CHAPÉUS, e o seu grau de proteção Ultravioleta refere-se aos 2 Raios UV: O UVA e o UVB. O Fator FPU 50+ significa que a cada 50 Raios que atingem a sua Camisa UV, no máximo 1 raio dentre os 50 poderá atravessar a camisa e atingir a sua pele.
Dois tipos de luz ultravioleta comprovadamente contribuem para o risco de câncer de pele: Ultravioleta A (UVA) tem um comprimento de onda maior. Está principalmente associado ao bronzeamento e à pele envelhecimento mas também pode causar queimaduras solares. Ultravioleta B (UVB) tem um comprimento de onda mais curto.
Dois tipos de luz ultravioleta chegam até nós aqui na Terra: Os raios ultravioleta B (UVB) causam queimaduras solares e danos ao DNA nas células da pele, o que pode levar ao câncer de pele.
Todos os lugares e momentos são propícios e requerem o uso do filtro solar. Mesmo nos dias nublados ou em um ambiente interno, temos uma luz visível. Os raios UV ultrapassam diversos tipos de barreiras e atingem a sua pele mesmo nesses momentos mais reclusos.
A cor que mais protege o sol é o vermelho, porque a onda de luz vermelha é a mais longa, e pode absorver muitos raios ultravioleta da luz solar. Outras cores são mais fracas que o vermelho, portanto, usar roupas vermelhas no verão pode bloquear os raios UV e impedir que a pele seja queimada pelo sol.
A radiação ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, de acordo com o seu comprimento de onda.
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
Radiação UVC: também nomeada UV curta ou germicida, apresenta um comprimento de onda entre 200 e 290 nanômetros e é a radiação mais energética. Trata-se da radiação mais prejudicial aos seres humanos, mas que felizmente é totalmente bloqueada pela camada de ozônio.
Um Índice UV de 6 a 7 significa alto risco de danos da exposição solar desprotegida. Proteção contra a pele e lesões oculares é necessário. Um Índice UV de 8 a 10 significa risco muito alto de danos. Tomar precauções extra, porque a pele desprotegida e os olhos vão se danificar e podem queimar-se rapidamente.
Para uma proteção solar hidratante, aposte nos protetores da linha UV Defender, que são enriquecidos com ácido hialurônico. Com o Protetor Solar Fluido você tem um produto leve e fácil de espalhar e uma proteção eficiente.
👕 Para saber qual camiseta UV comprar, é preciso prestar atenção em uma sigla: o FPU, fator de proteção ultravioleta. A indicação do FPU deve aparecer na etiqueta do produto e nas descrições dos sites das lojas que vendem o item.
O tecido Extreme Protect é o mais indicado para fabricação de blusas para esportes aquáticos, pois além da proteção contra os raios solares, também oferece resistência ao cloro, aumentando a durabilidade da peça. A seguir estão algumas opções com proteção UV+50.
Para verificar a autenticidade do filtro UV nos óculos, você pode: Pedir o teste de bloqueio UV: Em algumas óticas, é possível testar a capacidade de bloqueio UV dos óculos usando um dispositivo especial. Peça ao vendedor que faça o teste na sua frente para verificar se os óculos realmente bloqueiam os raios UV.
Para o conseguir, é necessário conhecer o índice de radiação e o seu tipo de pele. Em geral, a exposição a um índice UV entre 1 e 3 durante uma hora pode causar queimaduras em pessoas com pele clara. No entanto, as pessoas com um tom de pele ligeiramente mais escuro irão bronzear-se.
De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS, quando o índice UV está entre 0 e 3 (verde), o risco é baixo; basta usar um protetor solar moderado para a pele e óculos com proteção UV.