Trata-se de um protocolo assistencial gerenciado para o atendimento a pacientes com queixas de dor torácica aguda ou de seus equivalentes, ou seja, sintomas compatíveis com a possibilidade de serem decorrentes de uma síndrome coronária aguda (SCA) ou de outras doenças cardiovasculares graves.
Este protocolo visa estabelecer a conduta diagnóstica e terapêutica da síndrome coronariana aguda (SCA) no Pronto-Socorro Médico do Instituto Central do HC-FMUSP, baseado na melhor evidência da literatura atual e visando a segurança do paciente, a efetividade institucional e a avaliação da qualidade do atendimento e ...
A síndrome coronariana aguda (SCA), definida como redução abrupta de suprimento sanguíneo para o coração, continua sendo causa importante de morbimortalidade no mundo, sendo que a cada ano sete milhões de pessoas recebem este diagnóstico.
A síndrome coronariana aguda (SCA) é uma entidade nosológica caracterizada por um espectro de manifestações clínicas e laboratoriais de isquemia miocárdica aguda, sendo classificada em três formas: Angina Instável (AI), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem supradesnível do segmento ST e IAM com supradesnível do ...
Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.
Os 5 Passos da Sindrome Coronariana Aguda (SCA) Médico na Prática
Qual o primeiro socorro para infarto?
O que fazer em caso de infarto cardíaco
Afrouxe as roupas da vítima e impeça que ela faça esforços; Não ofereça nada de comer ou beber e nem calmantes; Se a pessoa desmaiar, veja sua respiração e seu pulso. Na ausência desses sinais vitais, é preciso começar imediatamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
Uma síndrome coronariana aguda ocorre quando um bloqueio repentino em uma artéria coronariana reduz extremamente ou interrompe o fornecimento de sangue a uma área do músculo cardíaco (miocárdio). A falta de fornecimento de sangue a qualquer tecido é denominada isquemia.
Irradiação Ombro, braço E, braço D, pescoço ou mandíbula Não alterada por Posição, movimento, palpação Início Geralmente em repouso Sinais e sintomas associados Sudorese, náuseas, vômitos ou dispnéia Sintomas atípicos Mal estar, indigestão, dor epigástrica e sudorese, principalmente em idosos e em portadores de diabete ...
Nos atendimentos domiciliares de dor torácica deverá ser realizado ime- diato ECG de 12 derivações para correta orientação diagnóstica, caso seja comprovada alteração isquêmica deverão ser avisada as equipes do Pronto Socorro e hemodinâmica para um pronto atendimento na chega- da ao hospital.
Como identificar infarto com supra (IAMCSST) no ECG? O IAM com supradesnivelamento é o mais comum, apresentando uma elevação do segmento ST. Esse deslocamento deve aparecer em pelo menos duas derivações concordantes (com exceção de aVR) e ter pelo menos 1 mm de amplitude em qualquer derivação – exceto em V2 e V3.
Qual a diferença entre infarto agudo do miocárdio e angina?
A angina instável pode ser considerada um pré-infarto, sendo classificada como uma síndrome coronária aguda. Apenas pelos sintomas não é possível distinguir uma angina instável de um infarto. – Infarto agudo do miocárdio é uma isquemia cardíaca grave que leva à necrose de parte do tecido muscular do coração.
A análise de composição de software (SCA) é uma ferramenta DevSecOps para identificar essas partes de código externo. O SCA pode ser usado para rastrear componentes de código aberto, encontrar vulnerabilidades e gerenciar licenças de software.
1 e Pinheiro et al.,5 são ressaltados como fatores de risco responsáveis pelos episódios de SCA: gênero, idade, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), história fami- liar, obesidade, tabagismo e sedentarismo.
Qual é a conduta para pacientes com síndrome coronariana aguda?
Todos os pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda devem realizar o ECG em até dez minutos de sua chegada ao hospital. O ECG permanece como o teste mais útil para confirmar o diagnóstico de IAM.
Qual é o objetivo do escore Heart no contexto da síndrome coronariana aguda SCA )?
O escore HEART consiste nas seguintes 5 variáveis categóricas: histórico médico do paciente, eletrocardiograma, idade, fatores de risco para doença cardíaca coronária e troponina. Cada variável possui um valor máximo de 2 pontos, correspondendo a uma pontuação máxima de 10, a qual indica um paciente com risco máximo.
O que caracteriza a angina instável um subtipo de SCA?
A angina instável ainda pode ser definida por pelo menos 1 dos seguintes itens, que são aplicáveis aos pacientes que negativam para os biomarcadores do IAM: Dor anginosa em repouso ou esforço mínimo > 20min; Intensa e de início recente; Padrão progressivo.
A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) é um diagnóstico exclusivamente clínico, feito com base, principalmente, na caracterização da dor. Para fins de emergência, considera-se como dor torácica qualquer dor localizada entre a mandíbula e o epigástrio.
O SCA Fit é um aplicativo grátis para alunos com diversas funcionalidades. Nele é possível divulgar promoções, treinos com vídeos do youtube, avaliações físicas, avisos e muito mais.
A criação da conta no Sistema SCA é bem simples, acessando a página de cadastro, preenchendo as informações e realizando a pré-configuração, ficará disponível para utilização. Acesse o link abaixo, preencha seu nome completo, email e clique em "Cadastrar".
De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.
O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.