A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
Só o Hospital de Base possui dois centros que são especializados em Neurocardiovascular e Trauma. O primeiro é composto por três salas: a vermelha (para pacientes mais graves), a amarela (para casos de menor gravidade) e a intermediária.
Esta cor classifica o paciente com risco de piora e, portanto, já foi priorizado em relação à maioria dos outros pacientes por motivos como: dificuldade para respirar, convulsões, trauma da cabeça com alterações neurológicas, febre em menores de 3 meses de vida, sinais de sangramento moderado a intenso, fratura exposta ...
O Código Amarelo Adulto consiste no reconhecimento precoce de mudanças agudas nos parâmetros vitais no paciente adulto*, previamente estabelecidos, que permitirá ao enfermeiro, acionar o médico plantonista, agilizando o atendimento.
SALA VERMELHA Hospitalar: É importante conhecer isso!
O que é alerta amarelo no Hospital?
O código amarelo foi implantado pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital em abril de 2018, inicialmente na enfermaria de Clínica Cirúrgica, com o objetivo de identificar pacientes cirúrgicos que apresentavam instabili- dade clínica durante a internação e necessitavam de avaliação e tratamento precoces.
Se necessitarem de internação em UTI, por um período maior que 24h será encaminhado para um hospitais ; Pacientes em observação: são encaminhados para a Sala de Observação (Sala Amarela) e nela permanecem por, no máximo, 24h.
Já a Sala Amarela é destinada a casos de gravidade moderada, já estabilizados, que tenham passado pela Sala Vermelha ou não, e que necessitam de cuidados especiais.
Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia.
A sala amarela é um espaço equipado com recursos médicos avançados, como monitores cardíacos, respiradores, desfibriladores e medicamentos de emergência. Nesse ambiente, uma equipe especializada, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, está preparada para atender pacientes em situações críticas.
O papel do enfermeiro na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais".
Está bastante associado à criatividade e ao intelecto, ao mesmo tempo que representa alegria. Trata-se de uma cor capaz de diminuir a tensão nervosa e aliviar dores de cabeça. Considerando esses elementos, o amarelo pode ser uma excelente cor para estimular as funções cerebrais.
Esta cor classifica o paciente com baixo risco de piorar nas próximas horas, mas o prioriza em relação a outros pacientes por motivos como: idade inferior a 59 dias, imunossupressão, necessidades especiais, entre outros.
Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar; verde indica pouco urgente ...
AMARELO – Ocorrência de prioridade intermediária (Nível 3): Casos em que há necessidade de atendimento médico, não necessariamente de imediato, mas dentro de alguns minutos, passível de atendimento pela Unidade de Suporte Básico para transporte imediato para unidade de atendimento médico.
Já na emergência, o paciente tem condições de saúde que implicam em sofrimento intenso ou risco iminente de morte. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) os pacientes estão em estado grave e necessitam de um tratamento contínuo.
A classificação é baseada em cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, por meio das pulseiras coloridas que cada paciente recebe na triagem, onde a cor vermelha representa os casos mais graves e a azul, os mais leves.
Enquanto a UTI é encontrada em hospitais de médio e grande porte e por vezes alocam pacientes por patologia, os Centros de Terapia Intensiva (CTI) são locais menores em que se presta o mesmo atendimento ao paciente grave, mas sem patologias específicas.
Sala Amarela - Destinada a pacientes semi-críticos, funciona como unidade semi-intensiva e foi reestruturada com 5 leitos. Sala Vermelha - É uma sala de estabilização, a primeira pela qual o paciente emergencial passa antes de ser encaminhado.
AMBULÂNCIA em caso de transferência Page 12 AMARELOS - Prioridade 3: Pacientes em condições que podem, potencialmente, evoluir para problemas sérios e requerem atendimento médico e de enfermagem, porém não correm risco imediato de morte.
Amarela: significa urgência e demanda atendimento rápido, que deve acontecer em até 30 minutos. Verde: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nesta situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos.
Apesar disso, existem algumas situações clínicas que classificam o paciente imediatamente como grave: a alteração aguda do sensório, a insuficiência respiratória aguda e o choque. Cada uma dessas é uma afecção de um dos grandes sistemas responsáveis pela manutenção da vida: nervoso central, respiratório e circulatório.