A Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) ou RCM (Reliability Centered Maintenance) é uma metodologia estruturada que visa definir as melhores atividades na manutenção industrial para manter a disponibilidade e confiabilidade de qualquer processo produtivo.
O que é RCM? Do inglês Reliability-Centred Maintenance, o RCM é uma metodologia que visa reunir as melhores técnicas de manutenção sempre com foco na confiabilidade e na segurança dos itens considerados críticos para a produção de uma empresa.
Reliability Centered Maintenance (RCM) é uma abordagem sistemática e orientada por dados para o gerenciamento dos procedimentos de manutenção. Ela é construída sobre três pilares fundamentais que orientam sua aplicação: análise de falhas, priorização econômica e definição de práticas seguras.
Saiba como se TORNAR um ENGENHEIRO DE CONFIABILIDADE e GANHAR mais de 10 MIL 💸 | Modular Cursos
O que é RCM confiabilidade?
A Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) ou RCM (Reliability Centered Maintenance) é uma metodologia estruturada que visa definir as melhores atividades na manutenção industrial para manter a disponibilidade e confiabilidade de qualquer processo produtivo.
RCM = V - DRB - CMV, onde V significa Vendas e DRB significa Deduções da Receita Bruta. Portanto a fórmula mais precisa para apurarmos o RCM da empresa Sucesso seria: RCM = Vendas a Vista + Vendas a Prazo - ICMS sobre Vendas - PIS Faturamento - Cofins - CMV.
O primeiro passo para aplicar o RCM é selecionar todas as máquinas e equipamentos que podem se beneficiar deste processo. Nessa etapa, é importante levantar o máximo de informações possível sobre cada um dos ativos, bem como os recursos necessários para fazer a aplicação.
Segundo John Moubray, autor do livro “RCM II – Reliability Centered Maintenance?”, a manutenção é a segunda, senão a primeira despesa dos custos operacionais de uma indústria.
Como a RCM ajuda a identificar e prevenir falhas nos equipamentos?
Outro passo importante para a estruturação do RCM, a identificação de falhas funcionais dos equipamentos permite saber quais são os possíveis problemas que podem gerar a paralisação ou quebra do maquinário. Assim, o gestor conseguirá elencar as falhas que vão afetar seu funcionamento e impactar a linha de produção.
Qual a finalidade de se apurar o RCM (Resultado com Mercadorias)? Selecionada: mercadorias. Respostas: a. Identificar o valor correto do estoque final de mercadorias.
Qual é o principal objetivo da manutenção centrada na confiabilidade (MCC)?
A MCC contribui para determinar o processo de manutenção preventiva, gerando uma análise mais detalhada e melhor estruturada. Além disso, outro objetivo da MCC é reduzir o Custo de Vida do Ativo da indústria, também conhecido como LCC (Life Cycle Cost).
O RCM (Reliability Centered Maintenance), em português, Manutenção Centrada na Confiabilidade, é uma metodologia adotada para corrigir falhas em equipamentos, por meio de estratégias que barateiam os custos de manutenção e garantem o prolongamento da vida útil dos ativos.
A Manutenção RCM (Reliability Centered Maintenance – RCM), também conhecida como Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), é uma metodologia que busca identificar e prevenir falhas a fim de minimizar perdas decorrentes da quebra de equipamentos.
Quais são as 7 principais ferramentas do controle da qualidade?
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
Para realizar a ressonância magnética é necessário que o paciente fique deitado em uma maca que desliza para dentro do aparelho, uma espécie de tubo fechado. O exame pode durar de 20 a 90 minutos, dependendo da parte a ser analisada.
O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio. Segue uma pequena simulação de estrutura de indicadores ideal para restaurantes, lembrando que é uma sugestão e pode variar caso a caso: Custo com Insumos: 35%
O CMV (Custo de Mercadoria Vendida) é um indicador financeiro que contabiliza os custos relacionados à produção ou aquisição de mercadorias que foram efetivamente vendidas durante um determinado período.
CPV, sigla para Custo de Produção Vendida, é o custo total dos produtos vendidos pela empresa em um determinado período. Esse custo inclui todos os gastos relacionados à produção e venda, e entre eles estão: Insumos (matérias-primas, materiais de embalagem e outros materiais) aplicados nos produtos.
Assim como diversas siglas que fazem parte da nossa rotina, o RCM é a abreviação de mais um conceito em inglês. Reliability-centered Maintenance, que com tradução para a nossa língua significa Manutenção Centrada na Confiabilidade. O RCM está entre as 6 principais ferramentas de gestão da manutenção.
Para medir a confiabilidade, precisaremos levantar as seguintes informações: MTBF – Tempo Médio entre Falhas dos Equipamentos. Taxa de Falhas dos equipamentos. Saber previamente qual é o período que queremos projetar o cenário para o cálculo de confiabilidade.