A reciclagem é um processo de transformação de materiais descartáveis em novos insumos e produtos. Apesar de ser uma prática antiga, atualmente as políticas de reciclagem são fundamentais para a preservação ambiental, assim como para o desenvolvimento econômico.
7 – Outros: Símbolo encontrado em embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, mamadeiras, CD, DVD e algumas utilidades domésticas. Estes plásticos são reaproveitados para fabricação de madeira plástica e para reciclagem energética, processo onde é aproveitado o valor calorífico do resíduo plástico.
Quando aparece o número 7, significa que o plástico em questão não pode ser caracterizado por nenhum dos outros 6 tipos citados anteriormente. Nessa categoria, estão todos os outros polímeros, daí a dificuldade de se apontar exatamente de qual material é feita aquela embalagem de plástico.
Pode ser reciclado e transformado em outros produtos posteriormente. Está presente em talheres, bandejas e cabides plásticos, além de possuir uma boa resistência ao impacto. Quando aparece o número 7 nas embalagens significa que o plástico não se enquadra em nenhum dos outros números citados anteriormente.
Cada número indica um plástico diferente para facilitar a separação, tornando o material mais homogêneo para ser reciclado. Vamos conhecer esses números e a quais tipos de plásticos eles se referem? É encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal e outros.
» E finalmente, os plásticos marcados com o número 7(OUTROS): são as resinas plásticas, entre elas podemos citar o policarbonato, ABS, poliamida e acrílicos. É um dos tipos mais perigosos e infelizmente é muito usado nos garrafões de água e em recipientes para alimentos (potes de plástico usados na cozinha).
O número SETE é, com certeza, o mais presente em toda filosofia e literatura sagrada desde tempos imemoriais até os nossos dias. O número SETE é sagrado, perfeito e poderoso, afirmou Pitágoras, matemático e pai da numerologia. É também considerado um número mágico. É um número místico por excelência.
O número 7 plásticos são todos os plásticos criados após 1987. A Reciclagem ainda não está disponível para estes plásticos. Este grupo inclui policarbonato (PC) e o polilactídeo (PLA), que são usados para fazer recipientes para alimentos e garrafas de água reutilizáveis.
A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.
As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.
Os plásticos contêm vários compostos químicos, dois deles de toxicidade conhecida: os fitalatos e o BPA. Em 2008, uma dessas substâncias, o Bisfenol-A (BPA), foi relacionada a problemas hormonais, diabetes e câncer.
Os termoplásticos são tipos de plásticos que podem ser reprocessados diversas vezes, pois quando aquecidos amolecem e são remoldados. São termoplásticos: Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), PVC, Poliestireno (OS), Polipropileno (PP), PET, Poliamidas (como o Nylon).
PP: o número 5 é o Polipropileno, um plástico que pode ser moldado em altas temperaturas e se tornar uma embalagem plástica mais flexível, como as dos potes de sorvete e margarina, entre outros.
Quais são os plásticos que podem ir no microondas?
Os plásticos 3, 6 e 7 são ideais para uma série de outras finalidades que não envolvem o armazenamento de alimentos e aquecimento em micro-ondas. Portanto, use o produto de acordo com sua finalidade para evitar problemas de saúde.
Quando a embalagem está marcada com o número 7, significa que a fabricação demandou outros tipos de plástico, como à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílico, etc.
Entre as opções mais seguras, no entanto, estão os plásticos de grau alimentício, feitos de polietileno de alta densidade (PEAD) ou polipropileno (PP).
O número sete é considerado como divino e perfei- to e relaciona-se com a sabedoria, a reflexão, a medi- tação, a paz interior. Para a numerologia, esse número caracteriza pessoas espirituais, intelectuais, idealistas, estudiosas e criativas, que dedicam-se à contínua busca pelo conhecimento científico.
Número 7: Considerado um número místico, o 7 está ligado aos chacras. Além disso, ele também representa a busca pelo conhecimento, perfeição, conexão espiritual e plenitude.
Os plásticos que recebem o número 7 se referem a todos os plásticos criados após 1987. Este grupo inclui policarbonato (PC) e o polilactídeo (PLA), que são usados na fabricação de recipientes para alimentos, mamadeiras, copos infantis e garrafas de água reutilizáveis.
A numeração separa o material em seis plásticos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS) e um sétimo, chamado “outros”, que representa produtos que são fabricados com a junção de diferentes tipos de resinas. Um dos tipos de plástico mais populares por ser transparente, 'inquebrável', maleável, impermeável e leve.
Para conhecer quais são as embalagens mais eficientes e seguras para congelamento, a característica mais importante é os materiais com os quais elas são produzidas. Entre os diversos materiais que podem ser congelados, destacamos dois tipos de plástico: o polietileno e o polipropileno.