De acordo com Jurandi, Santa Catarina é o berço nacional da cultura do alho, que iniciou na região de Curitibanos. Por isso, o Estado segue até hoje como uma referência em produção e pesquisa nessa cadeia produtiva.
Dezessete países são responsáveis por aproximadamente 95% da produção de alho, sendo que a China responde por 76%, seguida por Índia (9,5%) e Bangladesh (1,5%).
O município sempre teve tradição na produção de alho de qualidade em Minas Gerais, tendo seu auge na década de 80 e início dos anos 90. “Gouveia já foi chamada de a terra do alho.
As cultivares de alho nobre tem sido cultivadas com vernalização desde o centro/norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e regiões de altitude do norte da Bahia e na Chapada Diamantina.
Solo. O solo ideal para o plantio de alho deve ser rico em matéria orgânica e ter boa drenagem de água. Ele gosta de pH um pouco ácido, entre 5,5 e 6,5. Evite solos arenosos, pois eles não retêm boa quantidade de água e nutrientes.
Origem: O alho é uma planta de cultivo milenar oriunda do Oriente e da Europa Meridional pertence à família das "Liláceas” seu nome científico é “allium sativum”, segundo historiadores os egípcios consumiam alho em abundância.
Temos o alimento nacional e importado da Argentina, da China ou da Espanha, sempre frescos e bonitos, e te convidamos a comprovar nossa qualidade na hora de comprar apertando o alho: quanto mais firmes, mais frescos!
A chamada alicina é um composto organossulfurado encontrado em maiores quantidades no alho roxo no comparativo com a versão branca. Ela é responsável por ajudar no controle do colesterol, auxilia no combate a infecções causadas por micro-organismos e por vírus, além de ser um potente antifúngico.
Situado a 36 quilômetros de Goiânia, o município de Nerópolis tem aproximadamente 24 mil habitantes. A cidade já foi notória por sua produção de alho, sendo considerada a “capital do alho do estado”.
Em Portugal, podem plantar-se, quer no outono, quer no inverno, mas as melhores colheitas, costumam ser as das plantações de outono. Se mora num local com um inverno pouco rigoroso, como o litoral centro, pode fazer a sua plantação de alhos durante todo o outono e inverno, porque os alhos gostam de temperaturas amenas.
Frei Rogério é o segundo maior produtor de alho de Santa Catarina. Adriana Francisco, extensionista rural da Epagri, conta que a colheita da safra 2023/24 no município, que foi de 1.625 toneladas, frustrou as famílias agricultoras.
O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.
De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2020, a produção de alho na China foi de 20,8 milhões de toneladas métricas, em comparação com 20,7 milhões de toneladas em 2019. A China e a Índia são os dois maiores consumidores de extrato de alho na Ásia-Pacífico.
O alho negro é incrivelmente saboroso, diferenciado e tem mais vantagens que o comum. Este ingrediente da família da cebola tem uma longa história na civilização e grande atenção tem se dado a ele ao longo dos tempos devido ao seu sabor.
Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o 'melhor do mundo'”, explica. De gosto marcante, o alho roxo cultivado no Brasil equivale a cerca de cinco dentes do alho branco chinês, por exemplo.
O município de Curitibanos, que até então era conhecida como a “Capital Catarinense do Alho”, passa a se chamar o “Coração do Estado de Santa Catarina”.
O principal estado produtor é Minas Gerais, que representou 39,8% da produção nacional em 2020, com uma produção de 61,9 mil t, aumento de 17,2% na comparação com o ano anterior.
Sendo que dos 246 municípios goianos, o alho é cultivado em apenas 10: Inhumas, Nerópolis e Petrolina de Goiás, localizados na mesorregião Centro; Água Fria de Goiás, Cabeceiras e Cristalina, na mesorregião Leste; e Campo Alegre de Goiás, Catalão, Ipameri e Ouvidor na mesorregião Sul.