O refluxo na safena é um problema vascular que ocorre quando o sangue dentro de alguma das veias safenas deixa de fluir em direção ao coração. Isso geralmente acontece porque as veias safenas não funcionam corretamente para impedir o fluxo de retorno do sangue.
Laser – um cateter é introduzido na veia e no lugar da retirada da safena, como feita na cirurgia tradicional, ela é cauterizada om o laser, o que a deixa sem fluxo sanguíneo e leva progressivamente ao seu desaparecimento.
Talvez você sinta ou conheça alguém que sinta dores nas pernas, sensação de peso, inchaço, coceira. Talvez você tenha observado que suas pernas ou de alguém que você conheça já apresentam microvarizes, vasinhos ou mesmo aquelas veias mais dilatadas, as varizes.
O Doppler venoso de membros inferiores é um exame de imagem que avalia o fluxo sanguíneo nas veias das pernas. O refluxo venoso, que é quando o sangue flui na direção oposta à normal (contra a gravidade), pode ser um sinal de insuficiência venosa ou outras condições vasculares.
🔴 Apareceu um REFLUXO no meu exame de doppler! [O que é isso e o que fazer?]
O que o refluxo venoso pode causar?
Por outro lado, dentro do quadro da insuficiência venosa crônica, se o refluxo não receber tratamento, outros problemas de saúde mais graves podem surgir. O refluxo sem tratamento pode progredir para trombose venosa profunda, doença vascular periférica, e úlceras de perna.
Costumo orientar que a atividade física não deve ser abolida, ela é benéfica, porém não faça exercícios que gerem muito impacto nas pernas, pois a safena adoecida costuma ter uma quantidade excessiva de sangue parado nela e dependendo do diâmetro (muito dilatada) em que ela se encontra ao exame de ecodoppler, pode ...
O tratamento da veia safena por meio da termoablação é considerado o padrão-ouro. Não há a extração da veia, nem cortes, e pode ser realizado com anestesia local ou intradural, associadas à sedação. É feita uma punção da veia, guiada pelo ultrassom, e introdução de uma fibra de laser dentro da veia safena.
Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.
As válvulas de sentido único nas veias profundas impedem o refluxo do sangue. Os músculos que rodeiam as veias profundas as comprimem, ajudando a forçar o sangue para o coração, semelhante ao modo como a pasta de dentes sai quando apertamos o tubo.
Com o termo safena costuma-se designar ao menos uma das veias safenas do corpo humano. Além disso, em cada uma das pernas temos duas veias safenas principais: veia safena parva ou externa: a veia parva se localiza na parte posterior da perna, indo do tornozelo até a altura do joelho.
Quais são os sintomas de quem tem problemas na safena?
Os sintomas da veia safena podem incluir dor, inchaço, sensação de peso ou cansaço nas pernas, coceira e queimação, nas situações mais avançadas, podem ocorrer o aparecimento de varizes e úlceras na pele, caso os sintomas persistam procure um especialista.
O que, exatamente, é o refluxo nas pernas? Estamos falando do refluxo das veias, tanto nas safenas, quanto nas veias conectadas a ela e também em veias varicosas superficiais. O refluxo é decorrente, na maioria das vezes, de uma insuficiência valvular das veias de origem genética.
Há também valores específicos para o endolaser em varizes com a média de até R$400,00 a sessão; já o endolaser na veia safena magna tem seu valor de sessão em uma média de R$1.500,00.
Na maioria dos casos, os pacientes costumam apresentar dor, inchaço e vermelhidão na perna que está com a veia entupida. Outros sintomas possíveis são: calor nas pernas, dificuldade para andar, inchaço intenso e pele de cor esbranquiçada ou azulada.
A irritação prolongada faz que com as células que revestem o esôfago sofram alterações, o que causa um quadro clínico denominado esôfago de Barrett. É possível que ocorram alterações sem a presença de sintomas. Essas células anormais são pré-cancerosas e podem às vezes se transformar em câncer.
E em que situações a cirurgia deve ser indicada? A cirurgia tem indicação quando o paciente não se adapta às medidas comportamentais e aos medicamentos ou quando não se obtém o desaparecimento dos sintomas e da inflamação no esôfago e na laringe.
Refluxo na safena é perigoso? O refluxo na veia safena ao longo do tempo pode acarretar complicações como úlceras na perna de difícil cicatrização, fibrose da pele, dermatite ocre e tromboflebite, além de ser causa frequente de dores, peso e inchaço nas pernas.
Considerando que o Sistema Venoso Profundo está normal, a veia safena, ou as veias safenas, se realmente insuficientes, devem ser eliminadas em uma cirurgia de varizes, pois podem causar inúmeros problemas como as próprias varizes superficiais, inchaço, alterações na pele e até em estágios graves, úlceras varicosas.
Os exercícios a serem evitados são os muito intensos: pedalar muitos quilômetros, correr maratonas, halterofilistas que carregam muito peso de forma frequente. Tudo isso é contraindicado. Essa intensidade pode causar não só um aumento de varizes, mas também de hemorroida, de hérnia inguinal e umbilical”.
A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.
Entre as causas do problema estão fatores como idade, histórico familiar, obesidade, tabagismo, sedentarismo, gravidez, exposição excessiva ao sol, traumas nas pernas e o uso de pílulas anticoncepcionais contribuem para o aparecimento das varizes ou para agravar o quadro de quem já as têm.