Religião significa religação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente. É a maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrados e normas éticas de conduta.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja.
Identificar a diversidade de textos sagrados, como livros, pinturas, imagens, vitrais, esculturas, quadros, construções arquitetônicas, ou seja, diversas formas de linguagens orais e escritas, verbais e não verbais.
A religião surgiu em algum momento entre os períodos Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos tornaram-se sedentários. As primeiras manifestações religiosas relacionavam-se com os fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como uma manifestação divina.
A religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado. Símbolos das principais religiões do mundo. A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano.
Leandro Karnal 2020 — ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE
Qual é a função da religião?
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
Religião é um sistema de crenças, textos sagrados, regras e valores morais estabelecido por meio de práticas que caracterizam grande parte de um grupo de indivíduos. Um aspecto importante das religiões é servirem de ponte entre o mundo humano e o espiritual.
A definição mais aceita pelos estudiosos, para efeitos de organização e análise, tem sido a seguinte: religião é um sistema comum de crenças e práticas relativas a seres sobre- humanos dentro de universos históricos e culturais específicos.
Ritos litúrgicos: são os encontros da comunidade religiosa para a comunhão e o aprendizado da sua religião (culto evangélico; missa, novena e procissões católicas, etc.). Nesses en- contros, está presente a liturgia, que é o conjunto dos elementos e das práti- cas que constituem o culto de uma instituição religiosa.
A religião ensina valores inquestionáveis, e imprescindíveis para o ser-humano, tais quais o respeito, a honestidade, a compaixão e a responsabilidade, por exemplo. Esses valores ajudam a moldar a personalidade de um indivíduo desde cedo.
Existem cerca de 10 mil religiões diferentes em todo o mundo, embora quase todas tenham grupos de seguidores relativamente pequenos e regionais. Quatro religiões - cristianismo, islamismo, hinduísmo e budismo - representam mais de 77% da população mundial.
Entre as inúmeras finalidades da religião, há o de oferecer conceitos, regras e princípios para a ação moral e, ainda, fortalecer a esperança num destino superior e mais digno da alma humana.
A palavra "religião" deriva do latim religare, religar, voltar a ligar. Só se pode falar em religião, estritamente, quando aparece uma organização complexa, espiritual e social, com base numa revelação de Deus.
O que Tiago entende por religião são atos de adoração em conformidade com quem Deus é em suas ações na criação. Existe, assim, um teor de entendimento intelectual sobre a identidade de Deus.
Jesus, também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C. – m. 30–33 d.C.) foi um pregador e líder religioso judeu do primeiro século. É a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus.
O surgimento das religiões relaciona-se à vontade humana de explicar questões como a origem do Universo, o mistério da vida e da morte, a relação entre indivíduo e natureza, a possibilidade de transcendência, a constituição da matéria e do espírito, as dimensões do natural e do sobrenatural.
O ser religioso entende ter um sentido último, ao qual abarca todas as coisas e todos os sentidos. Seu solilóquio é a plena e autêntica conversa com Deus, que se manifesta inconscientemente em sua vida.
As práticas religiosas podem ser diferentes entre si, porém têm a mesma função: conectar o ser humano ao sagrado. Essa ligação pode ser individual ou coletiva. A oração e a meditação, por exemplo, podem ser praticadas individualmente.
Religião é o sentimento de devoção a tudo que é considerado sagrado. Cada cultura desenvolve crenças baseadas em princípios, doutrinas e livros sagrados. Algumas regiões possuem movimentos religiosos predominantes, como no Oriente Médio onde 90% da população segue o Islamismo.