Lato ou stricto sensu Vamos começar do básico, a nomenclatura: a pós-graduação lato sensu, ou sentido amplo, compreende programas de especialização, geralmente voltados ao mercado de trabalho.
O termo “lato sensu” é latim e significa “em sentido amplo”. Esse é o tipo de pós voltado para os profissionais que desejam se especializar em uma determinada área do mercado de trabalho. Dentro dessa categoria de pós-graduação, estão os cursos de especialização e o Master in Business Administration (MBA).
Lato Sensu é uma expressão que significa “em sentido amplo”. É muito parecida com a outra expressão, mas se refere que uma interpretação determinada deve ser compreendida no seu sentido mais abrangente. Muito utilizada em outros idiomas e áreas como Direito, Linguística e Semiótica.
As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.
Qual a Diferença Entre Lato Sensu e Stricto Sensu - Como Funciona a Pós-graduação
Qual o título de quem faz pós-graduação lato sensu?
2 – Pós-graduação Lato Sensu
Eles se dividem em dois, especializações e MBAs, sendo que ambos garantem o título de especialista. Isso ocorre porque eles focam na formação de profissionais que “sabem tudo” sobre um tema em especial.
Qual é a diferença entre especialização e lato sensu?
Lato sensu: especialização e MBA
Essa é uma dúvida bastante comum para quem está cogitando entrar em uma pós-graduação. Pois saiba que não existe diferença: a especialização é um dos tipos de pós lato sensu.
Os cursos de especialização e MBA formam a pós lato sensu. Esses cursos têm como foco qualificar os profissionais em determinadas áreas da sua formação. Voltando ao exemplo do curso de Direito, durante a graduação o estudante é apresentado a diferentes segmentos dessa área.
De acordo com a legislação, os cursos de pós lato sensu têm duração mínima de 360 horas. Entretanto, o tempo de conclusão em meses pode variar de acordo com a faculdade. Dessa forma, é possível encontrar cursos de pós com conclusão de 4 a 24 meses, considerando os prazos mais comuns.
Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).
O ato jurídico lato sensu é a exteriorização consciente da vontade humana que causa um fato jurídico e se divide em: ato jurídico stricto sensu e negócio jurídico. O ato jurídico stricto sensu é a vontade humana manifestada com efeitos jurídicos já preestabelecidos em lei.
Enquanto um diploma é geralmente obtido após a conclusão de um programa acadêmico mais longo e abrangente, como uma graduação ou pós-graduação, um certificado de conclusão de curso está relacionado a um programa de estudos mais curto e focado.
A primeira coisa relacionada a qual a diferença entre graduação e pós-graduação é que esses dois tipos de programa de aperfeiçoamento é a ordem de realização: enquanto a graduação é a porta de entrada para o ensino superior, a pós-graduação consiste em um aprofundamento especializado dentro da área.
A forma correta é Lato Sensu! 1) Conceito: O termo “Lato Sensu” é uma expressão em Latim que significa “em sentido amplo”, ou seja, refere-se à uma forma generalizada de explicar algo. 2) Exemplo Prático: O Direito Civil é uma áreas jurídicas que abrange, em lato sensu, os direitos e deveres dos cidadãos.
Na hierarquia acadêmica, o curso de mestrado é o primeiro grau atribuído de especialização stricto sensu, depois da graduação. Se o aluno tiver interesse em continuar no caminho acadêmico, posteriormente, vem o doutorado com um aprofundamento maior na temática estudada, em um período mais longo de quatro anos.
Qual a diferença entre MBA e pós-graduação lato sensu?
A principal diferença entre MBA e pós-graduação é o objetivo do curso. O MBA é um programa de pós-graduação voltado para a gestão de negócios, enquanto um curso de pós-graduação é voltado para o aprofundamento em uma área específica de conhecimento.
O que vem primeiro, pós, mestrado ou doutorado? Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.
A questão que pesa mais nesse aspecto é o tempo e a urgência em conseguir um emprego. Se você está buscando recolocação há mais tempo, a pós é a opção mais rápida e econômica. Por outro lado, se você tem recursos e espaço para se planejar e adquirir competências gerenciais, o MBA pode ser uma boa escolha.
A sigla significa Master in Business Administration, que, em português, quer dizer Mestre em Administração de Empresas. Assim, como iremos explicar em detalhes neste texto, trata-se de um curso de especialização com foco no desenvolvimento de habilidades direcionadas para cargo de gestão e negócios.
A pós-graduação é uma etapa de formação que obrigatoriamente exige que o profissional tenha concluído o ensino superior. Dentro da jornada acadêmica, temos a graduação em alguma área e, após ela, a realização de uma pós.
Para entrar em uma pós lato sensu não é comum a realização de testes ou mesmo apresentar projetos de pesquisa. Para o ingresso, geralmente, é necessário apenas que o estudante comprove sua conclusão do ensino superior com documentos, como o diploma.
Uma pós-graduação também garante diversos ganhos para sua carreira, como acesso aos cargos de liderança e melhora da empregabilidade, além do aumento de salário. O Centro Universitário Campo Real oferta diversos cursos de pós-graduação, nas mais diversas áreas do conhecimento, com formação em 6, 8 ou 10 meses.
Como se chama a pessoa que está fazendo especialização?
Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.
ESPECIALISTA: profissional graduado que acumula conhecimentos de uma área especifica por atuação identificada com sucesso na referida área e reconhecida por entidade técnico- cientifica.