O que é ROE? O nome já dá algumas dicas: o ROE (Return On Experience) é utilizado para avaliar os resultados de investimentos voltados para melhorar a experiência do cliente. Um exemplo é quando a empresa decide mudar todo o design da sua loja online para torná-la mais amigável.
O ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) de uma empresa é um indicador que mede a rentabilidade de uma organização em relação ao seu patrimônio líquido, demonstrando a eficiência com que ela utiliza o capital dos acionistas para gerar lucros.
Qual é a principal diferença entre eles? Enquanto o ROI identifica o retorno sobre o investimento — seja de ganho, seja de perda —, o ROE e o ROA tratam apenas de lucros.
O que é ROI de marketing? É o retorno sobre o investimento (ROI) quantificado pelo marketing para descrever de que forma os programas e as campanhas serão uma fonte de receita para o negócio. ROI é a sigla para retorno sobre investimento.
ROAS no marketing digital é uma sigla para o termo em inglês “Return on advertising spend”, que significa “retorno sobre gasto com anúncios”. Enfim, indica quanto os gastos em mídia patrocinada estão promovendo vendas.
A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você recebesse 5 cliques e registrasse 100 impressões, sua CTR seria de 5%.
ROI é uma sigla para Return Over Investiment, que significa Retorno Sobre o Investimento. O ROI é utilizado como métrica para todo o negócio, incluindo detalhes dos quais o ROAS não depende. O ROAS, por outro lado, abrange apenas a eficiência de um anúncio.
O Custo de Aquisição de Cliente CAC, como o seu próprio nome sugere, é uma métrica utilizada para descobrir quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente. O indicador aponta todos os investimentos feitos em marketing e vendas para gerar receitas com os produtos e/ou serviços de um negócio.
Os KPIs (em inglês Key Performance Indicators) são os Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio. Ou seja: os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos.
O ROI de SEO é o valor comercial estimado da otimização de mecanismos de busca e ajuda as empresas a traçar estratégias para o futuro, definindo orçamentos de marketing, delineando estratégias e muito mais.
Quanto maior o ROE, geralmente melhor . Um ROE mais alto indica que a empresa está gerando mais lucro em relação ao patrimônio líquido dos acionistas, o que é positivo para os investidores. Isso significa que a empresa está utilizando de forma eficiente os recursos fornecidos pelos acionistas para gerar ganhos.
No ROE, o patrimônio líquido utilizado é o valor do final do período em análise. Já no ROAE, o patrimônio líquido médio é a média dos valores do início e do final do período.
Vê-se, portanto, a importância de entender o que é ROE e como saber analisá-lo para ver a saúde financeira de um negócio. Independente do tipo de negócio, o cálculo do ROE é feito da mesma forma: soma-se o lucro líquido acumulado dos últimos 12 meses e divide-se pelo patrimônio líquido da empresa.
ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento) é uma métrica financeira, usada para saber quanto a empresa ganhou com determinado investimento. É muito usado na área de Marketing e sua fórmula é: (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.
Atualmente, um número considerado bom para o return on equity é 15% ao ano. Dizer que uma tem o ROE de 15% ao ano, em outras palavras, significa que ela gera 15 centavos de novos ativos para cada real investido originalmente pelos acionistas.
OKRs constituem um framework, utilizado para alinhamento e direcionamento da empresa, enquanto KPIs são indicadores importantes, que nos ajudam a ver se estamos no caminho correto, ou seja, o da geração de resultado. Às vezes eles podem parecer a mesma coisa, mas na verdade eles são até mesmo complementares.
As métricas permitem mensurar, monitorar e gerir estratégias, enquanto os KPIs (key performance indicators), ou indicadores-chave de desempenho, indicam o resultado de uma ação, seja de forma numérica ou percentual.
LTV ou Lifetime Value é uma métrica de vendas que calcula o lucro total gerado por um cliente enquanto ele continua comprando seus produtos e/ou serviços. O cálculo do LTV fornece insights sobre a experiência do cliente, que permanece utilizando as soluções de uma empresa porque está satisfeito.
ROAS: Como funciona um dos principais indicadores em investimento de publicidade. A sigla ROAS, do inglês Return On Advertising Spend, significa Retorno Sobre o Investimento em Publicidade, e se refere ao valor da receita obtida para cada real gasto em uma campanha de marketing.
CPA no marketing digital é uma sigla para a métrica de desempenho “Custo por Aquisição”, ou seja, custo médio por venda ou transação. É um indicador direto e complexo para ser calculado, pois deve considerar todas as campanhas, não ações isoladas.
O Custo por Aquisição (CPA), indica apenas o custo sobre as conversões de sua empresa, ignorando o ticket médio de seu negócio, condição que pode acabar penalizando os seus resultados. O ROAS é indicado principalmente para e-commerce e variações de ticket médio.
Qual a diferença entre CAC (Custo por aquisição de cliente) e CPV (Custo por Venda)? “Basicamente, no custo por venda, você pega todos os custos envolvidos e divide pelo total de vendas. Já o CAC, que muitos gestores não prestam atenção, é que ele mede apenas a aquisição de novos clientes.
Pense em uma loja virtual que investiu R$ 20 mil em uma campanha de Google Ads para a Black Friday. Se a campanha gerar vendas de R$ 50 mil, o cálculo do ROI deve ser: (50.000 - 20.000) / 20.000 x 100 = 150%). A loja obteve, então, um retorno financeiro de 150% sobre o valor aplicado na campanha.