O ROI é uma sigla para Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento. Por isso, ele é importante para determinar se determinada iniciativa trouxe resultados para a empresa. Enquanto isso, o ROAS determina a eficácia especificamente dos anúncios, ou seja, uma das táticas para conseguir resultados.
Para calcular é preciso dividir o lucro gerado pelo valor investido na campanha, anúncio/publicidade; ROI (Retorno Sobre Investimento) é uma métrica ampla utilizada para medir o retorno financeiro obtido em relação a qualquer tipo de investimento. Para calcular é necessário dividir o lucro gerado pelo valor investido.
Apesar da definição de ROAS bom ser variável, é de entendimento comum que, para ser considerado verdadeiramente positivo, esse valor deve ficar acima de 200% — ou seja, acima de 2.
ROI é a sigla em inglês para “Return on Investment”, traduzida como “Retorno sobre Investimento”. Ou seja, quando pensamos em marketing digital, calcular o ROI significa saber o quanto de retorno a empresa teve com determinado investimento.
ROI e ROAS: Você sabe o qual é o retorno sobre seu investimento? | GLOSSÁRIO DO MARKETING
Como saber o ROAS ideal?
Cada produto tem uma margem específica, portanto não é possível dizer exatamente o mínimo ROAS esperado, mas normalmente acima de 3 já costuma representar uma operação saudável. Valores em torno de 10 provavelmente são excelentes campanhas.
ROI é a é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing. A fórmula para calcular o ROI é (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.
Indicamos utilizar o ROAS no marketing digital, e almejar números maiores de que 5. Quando o ROAS está alto, indica a possibilidade de escalar vendas aumentando apenas o investimento em mídia.
ROAS maior do que 1 – O retorno foi maior do que o investimento; ROAS igual a 1 – O investimento resultou em um retorno com o mesmo valor; ROAS menor do que 1 – O investimento foi maior do que o retorno.
O ROAS desejado é o valor médio de conversão (por exemplo, receita) que você gostaria de receber a cada real gasto em anúncios. Tenha em mente que o ROAS desejado que você definir poderá influenciar o volume de conversões geradas.
Qual a diferença entre CAC (Custo por aquisição de cliente) e CPV (Custo por Venda)? “Basicamente, no custo por venda, você pega todos os custos envolvidos e divide pelo total de vendas. Já o CAC, que muitos gestores não prestam atenção, é que ele mede apenas a aquisição de novos clientes.
CPM é a sigla em inglês para "custo por mil impressões". Anunciantes que trabalham com anúncios de CPM definem o preço que querem pagar por mil anúncios veiculados e pagam a cada vez que um anúncio é mostrado.
Quando falamos de Marketing Digital, o ROAS é calculado dentro das plataformas de anúncio: Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads. No Google Ads, por exemplo, você encontra a métrica de ROAS com o nome “Valor conv./custo”. Basta selecionar essa métrica para ver os dados de suas campanhas, palavras-chave e anúncios.
Quanto mais alto for o indicador, mais eficiente é a companhia. Isso porque ela é capaz de gerar mais lucros com ativos menores. Se uma empresa apresenta um ROA baixo, pode significar que seus investimentos foram direcionados para projetos pouco rentáveis. também pode significar que seus ativos têm baixa produtividade.
Ou seja, quando temos ROI 1 ou de 100%, quer dizer que se teve um lucro de R$1,00 a cada R$1,00 gasto. Por exemplo, se você investiu R$10,00 em uma ação (ou qualquer outra atividade, como as campanhas de marketing, por exemplo) e obteve R$20,00 de retorno, dizemos que você teve 100% de retorno sobre o seu investimento.
Para calcular o ROI, subtraia seus custos totais da receita gerada pelos anúncios e listagens, em seguida, divida o resultado pelos custos totais: ROI = (receita - custo dos produtos vendidos) / custo dos produtos vendidos.
Com o ROI, os investidores podem saber exatamente como está a situação de suas aplicações. Por isso, o cálculo ROI trata-se de um indicador importante para determinar a eficiência em decisões e alocação de recursos.
Como mencionado anteriormente, a principal importância do ROI é mensurar o ganho financeiro sobre determinado investimento. Além disso, há outras vantagens em verificar esse indicador, tais como: Descobrir a taxa de lucratividade de uma empresa. Oferecer segurança em números para possíveis investidores.
Em inglês, a sigla de Ebit significa “Earning Before Interest and Taxes”. Ebitda: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização; Ebit: Lucro Antes dos Juros e Impostos. Destaca-se que a diferença entre o Ebitda e o Ebit é fundamental de ser conhecida pelos investidores.
Existe é um consenso no seguinte sentido: se o produto avaliado possui uma baixa margem de lucro, será preciso um ROI que oscila entre 10 e 15 para obter lucros efetivos. Já se a margem for alta, um ROI de 5 já pode ser satisfatório.
Resumindo: para calcular o ROI pega-se o faturamento gerado durante o período da campanha, subtrai-se os gastos totais (investimento) e, em seguida, divide-se esse resultado também pelo valor gasto. Se quiser obter o valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado desse cálculo final por 100.