A Receita Operacional Bruta (ROB) é o total de receitas geradas pela empresa antes de serem descontados os custos operacionais. Já a Receita Operacional Líquida (ROL) é o total de receitas geradas pela empresa após serem descontados os custos operacionais.
Ele faz referência ao Retorno sobre Investimento e está ligado aos ganhos financeiros da empresa de maneira geral. Ou seja, ele é obtido ao subtrair todos os custos de uma empresa de seus ganhos financeiros.
ROL é a sigla para a expressão originalmente em inglês Return on Learning, ou seja, Retorno sobre Aprendizado, em tradução livre. Esse indicador mensura quanto de retorno a empresa teve quando suas pessoas colaboradoras adquirem uma série de conhecimentos, também conhecidos como insights.
O ROL é uma métrica que a gestão de empresas utiliza para medir o retorno trazido pelo conhecimento de seus colaboradores sobre seu público e o mercado. Ou seja, ele avalia o custo-benefício dos investimentos em treinamentos, demonstrando como o aprendizado dos colaboradores impacta no sucesso da empresa.
O EBITDA é o lucro da empresa em que não entra no cálculo: juros, impostos, depreciação e amortização. Enquanto isso, o lucro líquido é o valor final após serem descontadas todas as despesas fixas e burocráticas de uma empresa, até mesmo impostos sobre a renda.
A Receita Operacional Bruta (ROB) é o total de receitas geradas pela empresa antes de serem descontados os custos operacionais. Já a Receita Operacional Líquida (ROL) é o total de receitas geradas pela empresa após serem descontados os custos operacionais.
Ou seja, é todo o dinheiro que entrou em caixa resultando dos bens vendidos ou serviços prestados pela companhia; Receita operacional líquida (ROL): é o que resulta da Receita Operacional Bruta após a declaração de todos os impostos que incidem sobre a venda.
Esse cálculo está relacionado com o fluxo de caixa da empresa, o qual mostra a movimentação do dinheiro entre custos e receitas. Portanto, a fórmula da Receita Operacional Líquida é: ROL = ROB – DRB.
O Rol de procedimentos e eventos em saúde é uma lista de consultas, exames, cirurgias e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo de plano de saúde - ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.
Um “rol taxativo” no direito refere-se a uma lista limitativa de elementos ou situações expressamente indicados em uma norma legal. Essa lista exaustiva estabelece de maneira precisa e restritiva os itens considerados válidos ou permitidos, excluindo implicitamente qualquer outra coisa não mencionada.
Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.
Enquanto o ROI foca na questão de lucro baseado no investimento, o ROL é uma métrica mais ampla que visa a mensuração do conhecimento e a avaliação de como os insights podem se tornar uma vantagem competitiva para a empresa.
O ROI é um indicador eficiente para calcular o retorno de investimentos em diversas áreas, como campanhas de Marketing e Vendas. Além disso, seu uso facilita a definição de metas baseadas em dados reais, oferecendo clareza sobre o período necessário para alcançar o retorno desejado.
O ROL mínimo da ANS, ou ROL de Procedimentos e Eventos em Saúde, consiste em uma lista que apresenta os procedimentos que devem ser oferecidos de maneira obrigatória pelos Planos de Saúde aos seus beneficiários. A listagem inclui diversos tipos de exames, consultas, cirurgias e até mesmo alguns transplantes.
A diferença entre um rol taxativo e outro exemplificativo é que o taxativo é impositivo, ou seja, o que está incluído vale, o que não está, não vale. Já o rol exemplificativo é apenas um balizador, um exemplo ilimitado do que poderia estar coberto, ou seja, tudo.
O Plenário do Senado aprovou na segunda-feira (29) o projeto de lei que derruba o chamado “rol taxativo” para a cobertura de planos de saúde (PL 2.033/2022).
Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços. É possível calcular sua margem de lucro total ou separada por produto.
A Receita Financeira é um termo que você encontrará frequentemente no mundo da contabilidade e das finanças. Ela se refere a todos os ganhos que uma empresa obtém a partir de suas atividades financeiras, como juros, descontos obtidos, entre outros.
A Receita Operacional Bruta (ROB) é o total de receitas geradas pela empresa antes de serem descontados os custos operacionais. Já a Receita Operacional Líquida (ROL) é o total de receitas geradas pela empresa após serem descontados os custos operacionais.
Qual a importância de deixar os dados na forma rol?
Assim, para medir a qualidade dos insights gerados é importante utilizar o ROL. Ainda, o indicador pode mostrar à empresa se o conhecimento adquirido tem falhas, é pouco confiável ou se não converte em ações concretas.
O CPC 47 informa como as empresas podem demonstrar as receitas provenientes de contratos com clientes. Esse documento transformou várias regras, por exemplo, ICPC 02 e ICPC 11, CPC 30 e CPC 17 em um regramento único.
Para calcular receita líquida, é muito simples: basta fazer a relação entre a receita bruta e as deduções, como impostos, taxas, despesas de vendas e cancelamentos. Assim, a equação para a seguinte métrica é dada por: Receita Líquida = receita bruta – deduções.