Quando equiparada ao meio empresarial, a sazonalidade é a época em que um produto, ou serviço, sofre efeitos dessa relação de oferta e demanda, causando uma redução ou aumento na oferta, nos preços, produção, entre outros.
Produtos sazonais são itens ligados às estações do ano, feriados específicos ou tendências temporárias. Eles têm uma alta demanda em determinados períodos, mas sua procura diminui fora dessas épocas.
Você já reparou que algumas mercadorias têm mais procura em certas épocas do ano? Por exemplo: sorvetes e moda praia, no verão; panetones, nas festas de fim de ano. Eles são chamados de produtos sazonais, ou seja, aqueles que dependem da sazonalidade para vender mais ou menos.
Sazonal é algo que acontece em períodos específicos. No comércio, a sazonalidade aproveita datas comemorativas para impulsionar determinados produtos. Mas sazonalidade pode também se referir às flutuações do mercado, temporadas agrícolas ou épocas de maior incidência de doenças.
Em resumo, a sazonalidade está relacionada a eventos que acontecem sempre em uma determinada época. Atualmente, no mundo dos negócios, esse termo tem relação com as variações nos volumes de vendas por influência de fatores externos. Os melhores exemplos são datas comemorativas, estações do ano, entre outras coisas.
Segundo o dicionário, o conceito de sazonalidade está relacionado às estações, ou seja, aos eventos que sempre acontecem em uma determinada época. No mundo empresarial, esse termo faz referência a fatores externos, que se repetem ao longo do ano e podem afetar os resultados financeiros.
Em alguns períodos do ano, a sazonalidade na logística é uma condição que altera a dinâmica da operação e causa um crescimento na demanda. Isso acaba afetando a capacidade de produção e até os prazos de entrega. Em alguns casos, é possível prever quando ela irá acontecer.
Para conhecer os efeitos de uma sazonalidade, é preciso entender como se comporta a oferta e demanda de um produto e apurar, historicamente, como esse comportamento se apresenta.
Mensal: envolve variações que se repetem em períodos específicos de um mês, como aumento das vendas em um determinado dia ou período dentro do mês; Anual: trata-se de variações que ocorrem uma vez por ano e geralmente se estendem por um período prolongado, como as flutuações de vendas ao longo das estações climáticas.
Mas, afinal, qual a definição de estoque sazonal? Bem, estoque sazonal é o conjunto de produtos e mercadorias focalizada no atendimento de uma demanda fora do padrão. Isso inclui a maioria das datas comemorativas e períodos de início e fim de ano.
O termo sazonalidade representa aqueles períodos em que as vendas aumentam ou caem consideravelmente, por diferentes fatores, além de datas comemorativas. É o caso de produtos e serviços mais procurados em épocas de temperaturas mais altas, como roupas e artigos de praia, sorvetes etc.
Dizemos que uma série temporal é sazonal quando os fenômenos que ocorrem durante o tempo se repetem a cada período idêntico de tempo, ou seja, fenômenos que ocorrem diariamente em uma certa hora, todos os dias, ou em um certo mês em todos os anos.
Faça campanhas de vendas ampliando prazos, oferecendo descontos, ou promoções tipo compre 1 e leve 2. Faça telemarketing ativo ligando para clientes tradicionais oferecendo atrativos, fale de lançamentos de produtos ou serviços, ofereça alternativas como desconto em conjuntos, entre outras possibilidades.
Produtos sazonais são os que são mais vendidos em certas temporadas do ano, como no verão ou em datas comemorativas. Quando um produto é considerado sazonal, não significa necessariamente que fique indisponível em outros períodos, mas a quantidade em estoque e os preços podem variar conforme a demanda.
Produtos sazonais são aqueles que são buscados em uma época específica do ano como enfeites de natal, ovos de páscoa, comidas e bebidas típicas de festa junina, ou fantasias de carnaval.
Venda sazonal é uma venda temporária, que acontece em maior quantidade em determinado período do ano. Isto é: ela é definida como a alta temporada de consumo de certos produtos ou serviços e pode variar de acordo com o tipo de negócio.
Esse interesse pode ser motivado por múltiplos fatores: datas comemorativas, épocas religiosas, eventos culturais e mudanças climáticas, entre outros motivos.
A sazonalidade é o padrão recorrente de aumento ou queda de demanda por produtos ou serviços ao longo de um período ou é influenciado por fatores como estações do ano, feriados, tradições e eventos culturais. Isso afeta a indústria de várias maneiras, seja na produção, distribuição, preços e/ou vendas.
Para calcular a sazonalidade de vendas, a empresa deve saber a média de vendas por mês, no período de um ano. Com esse índice, ela tem um conjunto de dados que representa a demanda empresarial. Ao dividir esse número em quatro partes, a organização consegue visualizar as vendas sem a ação de variações sazonais simples.
Sazonais: são as despesas que acontecem sempre na mesma época do ano, como os gastos escolares. Sabendo que vão ocorrer, você pode se planejar e já guardar um dinheiro para cobrir essa despesa, entendendo bem em quais meses elas acontecem.
Sazonalidade é o fenômeno que faz referência às estações e, no mundo dos negócios, caracteriza períodos do ano capazes de impactar o faturamento, de forma positiva ou negativa. Ou seja, de acordo com o calendário, seus produtos ou serviços estão sujeitos às flutuações de demanda do consumidor.
Além disso, aumenta a qualidade nutricional do alimento. Outra vantagem é que a sazonalidade permite a oferta de produtos variados ao longo do ano e quem ganha com isso é o consumidor, pela variedade e pela qualidade do produto (com mais nutrientes e menos agrotóxicos).
A gestão do estoque sazonal garante o armazenamento de produtos adequado para suprir a demanda desses períodos, evitando a falta de produtos e também o excesso de estoque. Assim, é possível aproveitar as altas sazonalidades para aumentar o faturamento do negócio e, ainda, garantir a satisfação dos consumidores.
A sazonalidade pode ter um grande impacto nos padrões de demanda de determinados produtos. Por um lado, se não for adequadamente prevista, ela pode expor a empresa ao risco de falta de estoque, o que pode levar à insatisfação do cliente.