Alguns dojos realizam as saudações ajoelhados (za rei). Outros realizam as saudações em pé (ritsurei). Sensei ni ! – Significa “virem-se para o Sensei!”.
Momento de Uso: Ao se curvar em direção ao Kamiza no início e no final de uma luta ou da aula. Sensei ni Rei (先生に礼) – Saudação ao Professor: Significado: Mostra respeito ao professor. Momento de Uso: No início e no final da aula, ao saudar o professor.
Além de chamar os professores pelo nome da profissão, SENSEI em japonês também é um título de honra para pessoas que ensinam algo ou são especialistas em sua área de atuação. Os médicos estão entre esses especialistas. Portanto são chamados de SENSEI.
O sensei é o instrutor/mestre, a pessoa principal que dá as aulas e ajuda os alunos transmitindo a eles os conhecimentos teóricos e práticos, além disso o sensei ajuda na criação de valores para muitos de seus praticantes, que favorecem a construção de uma boa índole da pessoa.
Kiotsuke! Significa atenção, equivalente ao ''sentido!'', utilizado pelos exércitos. Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen, equivalente ao ''direita volver'', é o momento de virar para frente para a parte principal do dojo.
Sensei ni - Ao contrário do Rei inicial, agora a primeira saudação é feita ao sensei que conduziu o treino (ou o mais graduado) e a todos os professores que estiverem de frente para os alunos. Rei - Os participantes fazem o Za-Rei. Shomen ni - Em ordem inversa ao Rei inicial, a última saudação é feita ao Shomen.
Oss (押忍 Ōsu, sim, senhor) é uma expressão fonética polissêmica. O primeiro kanji vem do verbo 押す (osu), que significa "pressionar" ou "empurrar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo kanji vem de 忍ぶ (shinobu), que significa "suportar" ou "tolerar" e não é pronunciado.
Na FFLCH, Tae Suzuki, ou simplesmente Tae Sensei, como costuma ser chamada, foi chefe do Departamento de Letras Orientais e diretora do Centro de Estudos Japoneses.
DIFERENÇAS ENTRE KOHAI, SEMPAI, SENSEI E SHIHAN. KOHAI (後輩): O aluno mais novo, novato, o irmão mais novo. SENPAI (先辈): O aluno mais velho, veterano, o irmão mais velho.
Nas artes marciais japonesas, sensei se refere a alguém que é o chefe de um dojo. Tal como acontece com senpai, sensei pode ser usado não apenas como um sufixo, mas também como um título autônomo.
Conforme descrito nas regras “Etiqueta da competição de Judô”, promulgadas em 1967: Na primeira reunião dos competidores, a luta começará com um Rei (arco) como uma demonstração de que cada um reconhece o caráter da outra pessoa e mostra respeito por eles.
Zarei (arco sentado) e Ritsurei (arco em pé) são geralmente ensinados no Dojô, local da prática do Judô. Esses dois tipos de Reiho são o foco da instrução, mas não são tudo.
Tanto KORE (isto) como KONO (este, esta, estes, estas) são demonstrativos que indicam pessoas ou coisas próximas a quem fala. Contudo as maneiras de usar são diferentes. Deixe-me explicar com o exemplo de se comprar uma maçã, ou seja RINGO, em uma loja. Ao invés de dizer RINGO, você pode dizer “isto”, KORE.
Um nipo-brasileiro (em japonês 日系ブラジル人, nikkei burajiru-jin) é um cidadão brasileiro com ascendentes japoneses. Também são consideradas nipo-brasileiras as pessoas nascidas no Japão radicadas no Brasil. São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
No caso de "jiu" pode se pronunciar "ju" e no caso do "jitsu" pode se pronunciar "do", ou seja jujitsu, jiujtsu e judo são traduções possíveis para os mesmos ideogramas japoneses.
Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco depois que se tornou sucesso na França em 1988, onde recebeu o nome de Les Chevaliers du Zodiaque, o que foi também o primeiro lançamento estrangeiro da série.
Oss ou Osu é uma expressão fonética criada pela Escola Naval Japonesa sendo considerada ambígua por possuir múltiplos significados. Em um sentido geral, Oss significa expressões como "sim", "obrigado", "compreendo", "desculpe" ou até mesmo uma saudação a outra pessoa.
Obi (帯) é a faixa de tecido resistente que os praticantes de artes marciais usam na cintura para indicar sua graduação. O sistema foi desenvolvido pelo criador do judô, mestre Jigoro Kano.
OOS ou Online Operating System, é um web desktop. Um web desktop funciona como um sistema operacional tradicional, porém, se utilizando de um navegador de internet. O OOS possui suporte a vários navegadores, como Internet Explorer, Firefox, Opera e outros.