Ser corajoso é ter capacidade de resistência. Os corajosos olham a batalha com determinação, veem uma dificuldade, mas não esmorecem. Homens cristãos corajosos se sentem assim porque estão fortalecidos pelo Senhor, que está com eles.
Parte de ser forte e corajoso significa confiar no Senhor como nossa verdadeira fonte de força. No caso de Josué, ele não tinha todas as respostas para os desafios diante dele. Mas ele foi aconselhado a seguir em frente mesmo assim, agindo com fé.
A virtude de ser corajoso não é uma característica exclusiva dos dias atuais. Conhecendo bem a Bíblia, percebemos que a coragem diz do homem que se relaciona com Deus. Há vários momentos em que é o próprio Senhor quem busca despertar em seus escolhidos o dom de ser “forte e corajoso” (conf. Dt 31,6).
A coragem pode ser definida, em primeiro lugar, como firmeza diante das dificuldades, envolvendo capacidade para ultrapassar as situações de perigo e enfrentar o medo.
Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". 24 Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor! 7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
Josué 1 Estudo: SEJA FORTE E CORAJOSO (Bíblia Explicada)
O que é coragem para Deus?
A coragem é uma virtude fundamental na vida de um servo de Deus. É a força interior que nos permite enfrentar medos, desafios e adversidades com confiança e determinação.
Palavra que vem do latim (coraticum), mas que se moldou no português por influência da língua francesa (courage), a coragem – cujo significado literal é “ação do coração” – navega nas águas turbulentas do medo, sentimento que domina o cenário contemporâneo.
De acordo com a pesquisadora Brené Brown, ao contrário do senso comum, uma pessoa corajosa não é aquela que se mostra sempre destemida e confiante diante de todas as situações, e sim quem sabe abraçar e demonstrar as suas vulnerabilidades e imperfeições.
Essa expressão diz respeito não só à intenção, mas à obediência como ato de fé. Somente sendo zelosos e cuidadosos em obedecer a essa direção de Deus, é que nos tornamos fortes e corajosos, isso é um ato de fé.
A coragem não é, portanto, uma virtude que age sozinha: a ela estão vinculadas três outras virtudes essenciais: a justiça, prudência e saber (ou, como escreve Foucault, coragem de saber e coragem da verdade). Por fim, a coragem só ganha sentido se se transformar em ação política.
O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito ― por coragem.
Ele era conhecido por sua coragem e habilidade em cuidar de suas ovelhas, demonstrando uma grande dedicação e carinho por elas. Davi era também um homem de fé e devoção, sempre buscando a orientação de Deus em sua vida.
Davi era ousado e corajoso porque temia somente ao que o Deus Vivo pensava a seu respeito (1Sm 17.36,37). Por temer ao Senhor, Davi honrava as autoridades (1Sm 24.4-6;1Sm 26.6-11). Demonstrava amor pela Palavra e tinha o desejo de aprender mais de Deus (Sl 86.11).
1 Que ou aquele que é desprovido de medo; destemido. 2 Que ou aquele que denota firmeza diante de situações críticas. 3 Que ou aquele que tem atitude enérgica em defesa de algo ou alguém.
Porque Deus falou para Josué ser forte e corajoso?
Observe que, nesse versículo, o Senhor disse a Josué para ser forte e corajoso e não corajoso e forte. O Senhor destacou a importância da força. Uma pessoa precisa ter força para ser corajosa, e a força, nesse caso, não tem nada a ver com músculos, intelecto da mente, entre outros fatores.
Ser mais corajoso requer enfrentar os medos e aceitar novos desafios. O medo é um instinto de sobrevivência, que faz o ser humano pensar e ver todos os lados bons e principalmente ruins de uma situação. Já a coragem se manifesta a partir do momento em que você entende que tem medo e mesmo assim, aceita o desafio.
Ter coragem é enfrentar situações desafiadoras, desconfortáveis ou temidas, mesmo quando sentimos medo ou insegurança. É também agir de forma assertiva e resiliente diante dos desafios. Superando, assim, obstáculos e conquistando muitas coisas boas, além de aprender muito.
(2000) referem-se a três tipos de coragem: física, moral e vital (referente à saúde): a coragem física diz respeito à luta por objectivos nobres (por exemplo, os bombeiros salvarem uma criança de perecer no fogo); a coragem moral refere-se a comportamentos de grande fronta- lidade, mesmo que isso tenha custos (por ...
A coragem não é a total ausência de medo, mas é não ceder ao medo, é manter-se em movimento mesmo na insegurança. É se libertar das amarras que lhe prendem no lugar. É conseguir agir apesar do medo. Tentar fugir do medo, ou disfarçá-lo, só o torna mais forte.