Os principais benefícios da urtiga se devem aos polifenóis, flavonoides, vitaminas A, C e K, ácido fólico, e minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio, na sua composição que lhe conferem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, diuréticas e antidiabéticas.
A urtiga é considerada uma grande auxiliar na atuação de problemas nas vias urinárias. Ela também pode ser usada para tratar o aparelho respiratório e catarros gastrintestinais. Suas propriedades também têm efeito conhecido no tratamento da diabetes.
A urtiga é uma fonte rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro e potássio, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e antioxidantes, que auxiliam na prevenção de diversas doenças.
Com os artigos analisados, concluímos que a Urtica dioica possui um potencial efeito no tratamento prolongado da hiperplasia prostática benigna, assim como outros efeitos para diferentes enfermidades, mostrando sua real importância no âmbito farmacológico.
Comer frutas, legumes e cereais integrais; Realizar exercícios de fortalecimento pélvico; Manter o peso em equilíbrio; Atentar-se ao uso de determinados medicamentos, como por exemplo, antidepressivos ou descongestionantes, pois eles podem piorar os sintomas urinários e o aumento da próstata.
Chá verde: Auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.
A seiva abundante na planta serve para destruir verrugas e para a limpeza de ulcerações, pois é cáustica e corrosiva, as folhas esmagadas também servem para esse fim.
Os efeitos colaterais mais comuns da urtiga normalmente surgem quando a planta é consumida em quantidades maiores do que as recomendadas, e incluem dor de estômago, diarreia, prisão de ventre, alergias ou coceira na pele, ou aumento das contrações uterinas, no caso de mulheres, o que pode aumentar os sintomas de ...
Existe contraindicação da urtiga? A urtiga não deve ser consumida caso a pessoa possua edema causado por doenças cardíacas ou que possui função renal prejudicada, devido à ação dessa planta sobre os rins. Além disso, não é indicada para gestantes, pois pode induzir o parto prematuro ou causar o aborto, por exemplo.
Indicado para queda de cabelos e unhas quebradiças; Trata hiperplasia prostática benigna; Cuida da gota; Ajuda a tratar diabetes; Combate a má disposição.
A raiz da ortiga faz um excelente tónico para o couro cabeludo, ajuda a regular a produção de sebo, promove o crescimento e a elasticidade da fibra capilar e combate a caspa oleosa.
Este veneno leva a uma grande irritação da pele, uma condição que pode durar vários dias. Se parte da planta é ingerida, causa inchaço dos lábios, rubor facial, vômitos e até inconsciência.
Outro detalhe é que a Cansanção é frequentemente confudida com a Urtiga, já que ambas possuem um efeito similar, mas o que ocorre é que a Cansanção tem uma reação potencializada, sendo mais forte.
Auxilia na redução da ação da DHT, responsável pelo crescimento e inchaço da próstata e pela queda de cabelo. A urtiga transformou-se em uma fonte da medicina popular para o tratamento de muitos problemas de saúde e vários estudos clínicos e científicos confirmam seus benefícios e propriedades.
Mas o que faz esta planta causar danos aos que a toca? Se analisarmos as folhas de perto, veremos pelos bem finos recobrindo toda a parte verde. Esses pelos contém ácido fórmico (H2CO2), que em contato com a pele produz vermelhidão, coceira, ardência (queimaduras) e, consequentemente, muita dor.
Para 250 ml de água (uma xícara): adicionar uma colher de sopa de folhas secas de urtiga em uma xícara de água fervente, tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber. Sugestão de consumoRecomenda-se consumir 200 ml do chá, pela manhã e à noite, podendo ser administrado até duas vezes ao dia.
Uso popular: Estancar sangramentos (infusão de folhas e ramos), rinite alérgica crônica (folhas), diurético (raízes), alívio dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (raízes), inflamações articulares, reumatismos, diabetes, fortificante capilar, cicatrizante e hemostático de feridas, hemorragias nasais, dores de ...
É indicada para boa saúde dos ossos, para cuidados com a próstata e para auxiliar na manutenção da saúde das vias respiratórias. Colocar 1 colher de sopa de urtiga em 1 xícara de água fervente, deixar repousar durante 10 minutos. Deixar esfriar e beber até 2 xícaras diariamente.
O Chá de Urtiga possui vários benefícios para a saúde, é fonte de vitaminas e minerais, possui ação diurética e ajuda com a boa saúde da próstata e das vias respiratórias.
São conhecidas entre nós três espécies de urtiga: a urtiga nativa, planta comum nas lavouras, que é a Urtica urens, dos botânicos; uma urtiga européia, Urtica dioica, parecida com a nossa; e o urtigão, que se encontra nas capoeiras e matas e chega a dar uma árvore, que é a Urera baccifera, que dá uns cachos vermelhos ...
Qual o melhor anti-inflamatório para desinflamar a próstata?
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para reduzir a inflamação da próstata e aliviar os sintomas de dor ou desconforto causados pela prostatite aguda ou crônica ou síndrome da dor pélvica crônica.
Os remédios caseiros para a próstata aumentada são o suco de tomate, o saw palmetto, a urtiga e as sementes de abóbora, já que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.
– Frutos vermelhos: como mirtilos, framboesas e morangos, também têm sido associados a benefícios para a saúde da próstata por contarem também com o licopeno. Esses frutos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação na próstata.