1 Que se tornou manso pelo uso da força, por ensino, condicionamento, submissão da vontade etc.; amansado, domesticado. 2 fig Que cedeu diante da imposição de uma força maior; subjugado, sujeitado.
Embora esta prática possa ser considerada uma demonstração de força e beleza, para alguns é o método mais atroz com o animal. No seguinte passo o domador monta o animal (vestindo botas com esporas), e então seus ajudantes retiram a venda que ocultava os olhos do animal e libertam-no do palanque a que estava amarrado.
Na doma racional o domador busca conquistar o equídeo com ca- rinho e atenção, respeitando os limites do animal e diminuindo seu estresse. Nesta técnica, o equídeo é levado ao redondel e o domador começa fazendo a aproximação com o animal para que se acostume com sua presença e com a nova rotina.
Doma é o processo pelo qual o cavalo passa antes de aceitar ser montado pelo cavaleiro. Existe a doma de baixo, que consiste em aceitar a colocação do cabresto e respeitá-lo, permitir que se erga os membros e que se faça a higiene normal como rasquear e escovar o pelo.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Ele normalmente está mascarado por opiniões e posturas falsas. É mais fácil identificá-lo quando ele se manifesta de forma emocional. Ser aceito, buscar aprovação, sentimentos de inveja, raiva, são manifestações claras do ego e fazem parte de um conjunto de crenças do “deve ser”.
A pessoa Dominante tem ênfase em atingir resultados, competitividade e confiança. É direta, firme e toma iniciativa. Gosta de desafios e resultados imediatos.
O dominante pode precisar se esforçar para ouvir mais ativamente, estar atento às ideias de outros membros da equipe e buscar consenso em vez de tomar decisões sozinho. Em vez de fazer apenas declarações amplas e decisivas, deve explicar os “porquês” de suas propostas e decisões.
Mentalidade dominante é saber o que quer e comunicar isso claramente sem se sentir culpado ou errado. A mentalidade dominante não é importante somente no relacionamento do homem com a mulher, mas em todos os seus relacionamentos e principalmente no relacionamento que o homem tem consigo mesmo.