1) Sobre animais puros e impuros (Lv 11), ou seja, puros são animais que podem ser oferecidos ao Senhor e que podem ser comidos; impuros são aqueles que os pagãos consideravam sagrados.
No tempo de Jesus, tocar um leproso, comer com publicano, comer sem lavar as mãos, etc., tudo isso tornava a pessoa impura, e qualquer contato com esta pessoa contaminava os outros. Por isso, as pessoas “impuras” deviam ser evitadas.
Jesus explicou que a verdadeira impureza não é a sujeira física (terra, micróbios...). Impuro. Pode se referir a alguém que está fisicamente sujo ou que está violando leis de moral. Na Bíblia, porém, a palavra muitas vezes se refere ao que não é aceitável, ou que não é limpo, de acordo com a Lei mosaica.
Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro”.
O QUE É IMPURO PARA JESUS? (Marcos 7,14-23). JOÃO CLAUDIO RUFINO
O que era considerado impuro na Bíblia?
Leis do puro e do impuro
26). Esta parte do livro, trata de quatro principais categorias de puro e impuro: 1) Sobre animais puros e impuros (Lv 11), ou seja, puros são animais que podem ser oferecidos ao Senhor e que podem ser comidos; impuros são aqueles que os pagãos consideravam sagrados.
Fuja dos pensamentos impuros da mocidade e aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem. Tenha fé, amor e paz e sinta prazer na companhia daqueles que amam o Senhor e têm coração puro.
Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.
O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro”. Então os discípulos se aproximaram e disseram-lhe: “Sabes que os fariseus ficaram indignados ao ouvir as tuas palavras?” Ele respondeu: “Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada.
Através da máxima do "mal necessário", a sociedade cristã medieval aceitava os serviços das prostitutas, assim como os impostos, esmolas e dízimos que elas davam, mas nunca as consideravam como parte integrante da comunidade.
Então ele disse: — Vocês são como os outros; não entendem nada! Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura, porque não vai para o coração, mas para o estômago, e depois sai do corpo. Com isso Jesus quis dizer que todos os tipos de alimento podem ser comidos.
O desrespeito ao corpo, seja pela impureza, pelos vícios ou imprudências compromete a integridade e a dignidade da pessoa toda que é templo de Deus. Jesus foi intransigente com o pecado da impureza.
Busque a companhia do Espírito Santo, para ajudar a controlar seus pensamentos. Decore um hino da Igreja ou uma escritura, usando-a para afastar os maus pensamentos. Leia as revistas da Igreja e outros materiais inspiradores. Leia diariamente as escrituras.
E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.
“Todo animal que rasteja sobre a terra é impuro para vocês e não poderá ser comido. Vocês não poderão comer animal algum que rasteja sobre a terra, quer se arraste sobre o ventre, quer ande de quatro ou com o auxílio de muitos pés; são impuros para vocês.
Dos animais que se arrastam pelo chão são impuros os seguintes: todas as espécies de lagartos, lagartixas, ratos, toupeiras e camaleões. Ficará impuro até o pôr do sol quem tocar nesses animais depois de mortos. E, se o corpo de qualquer um desses animais cair em cima de alguma coisa, essa coisa ficará impura.
Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: ― Ouçam e entendam: não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da sua boca; isto, sim, o torna impuro.
Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.