As pessoas que sofrem de uma perturbação masoquista de personalidade vivem o sofrimento de forma repetitiva nas suas vidas e nas suas relações. Para quem está de fora elas aparentam sujeitar-se sistematicamente a perigos e a maus tratos.
Segundo Reich, “o masoquista aspira ao prazer como qualquer indivíduo”, só que junto com o desejo vem o medo do castigo. Para não correr o risco de uma punição mais severa, o masoquista vive realizando autopunições mais brandas e, com isso, tenta aliviar sua angústia.
(2011) uma pessoa com personalidade sádica humilha ou inflige intencionalmente alguém, com a finalidade de afirmar poder, experimentando prazer em testemunhar ou causar dor/sofrimento psicológico, físico ou emocional, sendo consensual ou não.
A maioria das pessoas que se envolve em atividades masoquistas fala abertamente sobre seu envolvimento em atividades de dominação, submissão, sadismo e masoquismo (BDSM, por sua sigla em inglês).
O caráter rígido refere-se a uma personalidade ou comportamento inflexível e resistente à mudança. Uma pessoa com caráter rígido pode ter dificuldade em se adaptar às novas circunstâncias, ser intransigente em suas opiniões e relutante em aceitar diferentes perspectivas.
A ligação entre dor e prazer é biológica. Para começar, toda dor faz com que o sistema nervoso central libere endorfinas – proteínas que agem para bloquear a dor e que funcionam de maneira semelhante à de drogas como a morfina, gerando um sentimento de euforia.
Qual é a dor do traço de caráter rígido? Aqui nasce também a dor do traço de caráter rígido. A dor do traço rígido a de se sentir trocado, excluído ou não escolhido. Ele tem medo de ser “traído” ou “trocado” quando percebe que o pai ou a mãe não pode ser seu par, mesmo depois de dizer que a ama tanto.
Como é o rígido? Esse mecanismo de defesa torna as pessoas extremamente competitivas, muito ativas e com um corpo bem desenhado. Ele é muito perfeccionista, e geralmente possui um gosto estético mais apurado que os outros traços de caráter. Eles se preocupam muito com a beleza e não conseguem ficar parados.
A dor do traço de caráter psicopata é a dor da manipulação. Às vezes ele entende que, se não fizer nada, não será importante. Ele não consegue se perceber importante única e exclusivamente por ser quem é, e acha que somente o que ele faz para as pessoas traz valor para si.
Qual o nome da pessoa que gosta de ver o sofrimento dos outros?
Os especialistas definem o sadismo como "uma tendência a se envolver em comportamentos cruéis, degradantes ou agressivos em busca de prazer ou dominação". Na linguagem comum, ser sádico é gostar de causar sofrimento aos outros.
Indivíduos que possuem personalidades sádicas tendem a apresentar agressão recorrente e comportamento cruel. As pessoas com esse transtorno usarão violência e agressão na tentativa de controlar e dominar os outros. Quando outros se recusam a se submeter à sua vontade, eles aumentam o nível de violência que usam.
As pessoas com traço de psicopatia costumam achar que devem ser o centro das atenções, já que se consideram superiores, podendo esse comportamento ser descrito como narcisismo. Além disso, possuem uma percepção irreal de que as demais pessoas o adiram e podem até diminuir o esforço e êxito de outras pessoas.
A psicopatia é um transtorno mental comum, caracterizado por traços de personalidade que incluem egocentrismo, falta de empatia e remorso, além de comportamento antissocial com dificuldade de inibir ações prejudicais às pessoas.
Tensão e rigidez interna, com aparência externa de quietude. Corpo tenso e carregado, movimento mecânico. Principais áreas de tensão estão na base do crânio, articulações dos ombros, pélvicas e ao redor do diafragma. Essas são características gerais que podem estar presentes no caráter esquizóide.
Pessoas maldosas têm dificuldade de se conectar, valorizar, cooperar e ajudar os outros, e tampouco sentem culpa ao prejudicar alguém. Pode haver muitas razões que levam a esse comportamento: baixa autoestima e inteligência emocional, ciúmes, senso de superioridade, falta de empatia, problemas de saúde ou financeiros.
Como se chama uma pessoa que quer tudo do seu jeito?
Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.
Em mecânica clássica, um corpo rígido é um objeto idealizado em que a distância entre dois pontos (ou duas partículas) quaisquer que o compõem é invariável sob a ação de forças externas; isto é, um corpo indeformável sob quaisquer forças a ele aplicadas.