O Besouro-Bombardeiro ("Brachynus crepitans”), possui um peculiar sistema de defesa. Eles expelem jatos de quinona, uma substância irritante, do seu abdômen. Esses jatos são como pequenas bombas, sempre prontas para serem estouradas quando o animal se sente ameaçado, daí seu nome.
Pelo traseiro. O “pum” do besouro só é produzido quando ele precisa, em situações de perigo. No abdômen do bichinho, duas glândulas estocam dois ingredientes: hidroquinona e peróxido de hidrogênio.
A Science explica que, no experimento, "o besouro de apenas 10 milímetros de diâmetro pode puxar até 1141 vezes sua própria massa corporal – o equivalente a um homem médio levantando dois caminhões de 18 rodas completamente carregados".
Fraquezas. Besouro não é bom em lutas físicas e apesar de lançar lasers, ele não suporta golpes de lasers. Os inimigos podem pega-lo pelo seu chifre e jogar ele para longe, como visto em A Noite do Pesadelo Vivo. Besouro também possui um ponto fraco, que no caso é o seu chifre ou a região entre seus olhos.
O mecanismo que permite o voo dos besouros é o conjunto dos dois pares de asas que eles têm e a musculatura vigorosa. O primeiro par de asas (os élitros) desses insetos da ordem Coleoptera fica em posição superior e é bastante endurecido.
#5 COSTA RICA | BESOURO HERCULES | RICHARD RASMUSSEN
Quem é mais forte, formiga ou besouro?
O halterofilista lituano Zydrunas Savickas, é capaz de levantar 2,3 vezes o seu próprio peso. Por outro lado, o besouro rinoceronte levanta 850 vezes o seu próprio peso. A formiga saúva é mais fraca: levanta 20 vezes o seu próprio peso.
Onychocerus albitarsis, conhecido como besouro-escorpião, é o único considerado venenoso e capaz de picar pelos ferrões que compõem as antenas. Segundo zoólogo da Unesp de Botucatu, ele foi achado pela primeira vez em Botucatu e Boituva.
Esses besouros tem grande importância ecológica porque participam do processo de eliminação de fezes e carcaças de animais. Eles atuam ainda como recicladores de nutrientes e, por isso, são benéficos para a agricultura e pecuária.
Após uma longa transformação, ele se torna um gigante entre os insetos e adquire a capacidade de levantar até 850 vezes o seu próprio peso. Nas florestas úmidas e nos bosques das Américas Central e do Sul vive um inseto de formas curiosas e ares mitológicos: o besouro-hércules (Dynastes hercules).
Você sabia que o besouro-rinoceronte é um dos exemplos de animal mais forte do mundo? Assim como o escaravelho, ele consegue carregar qualquer objeto que seja 850 vezes maior do que seu peso corporal, que é de 100 gramas. É como se nós, humanos, conseguíssemos levantar 60 mil quilos.
A espécie mais rápida conhecida de besouro-tigre, Cidindela hudsoni, pode correr a uma velocidade de 9 km/h (2,5 m/s), ou cerca de 125 comprimentos de corpo por segundo.
Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda ajuda a afugentar os insetos.
Se você prefere soluções naturais para se livrar dos besouros, existem vários remédios caseiros que você pode usar. Algumas opções incluem óleo de nim, vinagre branco, bicarbonato de sódio, óleo essencial de hortelã-pimenta e alho.
Visão: como os insetos enxergam? Grande parte dos insetos possui, além de olhos, ocelos no topo de suas cabeças. Essas estruturas também são sensíveis à luz, entretanto, diferentemente dos olhos compostos, não são capazes de formar imagens complexas.
Atraídos pela luz, eles entram em casas e apartamentos, incomodando moradores. Instalar telas e apagar as luzes no início da noite ajudam a mantê-los do lado de fora. Eles são pequenos e inofensivos, mas incomodam muito.
Os besouros rodopiantes têm um olho acima e outro abaixo da superfície da água. O besouro rodopiante caça na superfície da água, com um olho submerso na água para caçar presas, enquanto o outro olho fica acima da água para vigiar os predadores.
Adultos vivem de 6 a 9 meses. A presença da praga indica alta umidade e temperatura e também a presença de outras pragas, sejam insetos ou fungos. Larvas e adultos alimentam-se externamente dos grãos e produtos armazenados.
Uma das consequências que mais preocupa a população em relação à alta incidência de besouros é a queimadura provocada por ele quando há contato com a pele humana. Os moradores contam que não é a primeira vez que o inseto invade Januária, mas há muitos anos não incomodava tanto.
Não. Tudo foi criado em função do homem. Então matamos animais e insetos para comer, fabricarmos roupas com sua pele ou couro, ou para nos defendermos deles. Deus deu ao ser humano o discernimento de saber como domesticar, matar e usar os insetos e outros seres vivos.
Muitos tipos diferentes de insetos (besouros) podem picar. A maioria das picadas de insetos coçam, mas as picadas em si não são sérias. O principal problema com picadas de insetos é que: Picadas de insetos podem transmitir doenças sérias, como malária e o vírus da Zika.
São comumente conhecidos como besouros e a maios parte das espécies são fitófagas, ou seja, se alimentam de plantas (raízes, folhas, flores, frutos e grãos de pólens), sendo muitas delas importantes na polinização de plantas.
Neste contexto, é possível afirmar que o inseto mais forte do planeta é o conhecido besouro-rinoceronte, nome dado a algumas espécies de besouros que fazem parte da família dos Scarabaeidae.