20 a 26 de Setembro: Semana Internacional dos Surdos. Desde 1958, a Federação Mundial dos Surdos (WFD) celebra anualmente uma semana dedicada à conscientização acerca da História dos Surdos, Línguas de Sinais e Educação dos Surdos e Cultura Surda.
Paddy Ladd, famoso professor e pesquisador surdo, usou uma fita azul no braço pela primeira vez como símbolo do movimento. Hoje, a cor azul turquesa é usada, por ser uma cor viva e vibrante, que representa a riqueza cultural de uma comunidade surda.
A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todas as pessoas que morreram depois de serem classificadas como “surdas”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão.
Tradução de palavras e frases, raspadinha com o alfabeto manual e amarelinha com os numerais em Libras estiveram entre as brincadeiras. O Setembro Azul é uma campanha de conscientização e visibilidade das pessoas surdas no Brasil.
Marcado por um mês de luta, conscientização e divulgação da cultura e comunidade Surda, o Setembro Azul é um mês muito importante no calendário e é uma data que celebra e comemora os grandes feitos da comunidade Surda até os dias de hoje.
Todo ano no mês de setembro, ressurge das cinzas uma corrente que pretende conscientizar os homens sobre os males do vício pornografia. Conhecido como No fap september, o movimento propõe que o público masculino deixe de lado por trinta dias o hábito de assistir a vídeos e adultos… e de se masturbar.
O dia 2 de abril foi instituído em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Foi escolhida a cor azul porque o autismo atinge muito mais meninos do que meninas na proporção de 4 meninos para 1 menina, fato que a ciência ainda não consegue explicar.
Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso da língua de sinais na educação dos surdos e imposto o oralismo. Dia 10 de setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais.
A LIBRAS, por exemplo, tem origem na linguagem de sinais francesa, e possui expressões e regionalismos próprios do Brasil. Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 foi sancionada a lei reconhecendo a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no país.
Basicamente, Libras significa Língua Brasileira de Sinais. Através dela, é possível promover mais acessibilidade na comunicação para pessoas com surdas e deficientes auditivas, o que foi conquistado através de muito esforço e ainda faz parte de uma batalha diária na vida de muitos brasileiros.
26/9 – Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais/Semana Internacional dos Surdos. O principal objetivo dessas datas comemorativas é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.
Trata-se de uma vivência para pessoas com deficiência, quebrando as barreiras preconceituosas que a sociedade impõe, despertando a autonomia e elevando a auto estima dos participantes. A ação é voltada às pessoas portadoras de deficiência física, intelectual ou múltipla, e está aberta ao público geral.
Setembro é um mês de grande relevância e visibilidade para as pessoas surdas, com três datas que conscientizam e celebram conquistas que fazem parte da trajetória e da luta de toda a comunidade.
A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.
O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica criada a campanha “Setembro Azul”, destinada a promover a conscientização e a promoção do exercício da cidadania plena pelas pessoas com deficiência auditiva.
Surdo é o termo correto para se referir à pessoa com perda total de audição. Não se deve utilizar a expressão surdo-mudo. Ao centro abaixo, em preto e branco, duas pessoas conversam em libras.
No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Ou seja, em uma sobrecarga sensorial, o azul auxilia para o bem-estar da criança, trazendo mais tranquilidade e leveza ao Autista. As cores laranja e amarela, por serem muito próximas, pode ajudar no estímulo social dos pequenos.
O sinal do infinito pintado com as cores do arco-íris é usado como o símbolo do Dia do Orgulho Autista, 18 de junho. A imagem representa a diversidade entre as pessoas que estão dentro do espectro autista, com infinitas variações e possibilidades, mesmo tendo semelhanças neurológicas entre elas.
A data foi criada com o objetivo de promover a saúde dos homens, promover a igualdade entre os gêneros e salientar as contribuições do homem perante a sociedade família, e em outras áreas do conhecimento.
A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.