Shutdown no TEA: O Desligamento Interno Durante um shutdown, a pessoa com TEA parece se desligar ou se dissociar do ambiente. Isso pode se manifestar como falta de comunicação, olhar vago e respiração atípica (mais lenta ou mais rápida). A pessoa pode procurar se isolar, deitar-se no chão ou permanecer imóvel.
Assim, durante um shutdown, a pessoa autista pode parecer desligada, não responder a estímulos externos, e em casos extremos, pode até mesmo parecer catatônica. É uma forma de proteção contra a sobrecarga, tentando minimizar a entrada sensorial.
O termo vem da informática e refere-se a um comando capaz de “desligar o sistema”. No shutdown, a pessoa parece estar parcialmente ou completamente desligada/distanciada do momento, não respondendo a qualquer forma de comunicação, com o “olhar vazio”, respiração atípica (mais rápida ou lenta).
Meltdown é um colapso. No entanto, a crise também pode acontecer para dentro, silenciosa: o shutdown. Nesses casos, há um “desligamento” temporário. Shutdown é um termo por vezes utilizado para nomear um comportamento reacional a uma sobrecarga emocional e sensorial, a situações estressantes e/ou de ansiedade extrema.
Durante um shutdown, a pessoa com TEA parece se desligar ou se dissociar do ambiente. Isso pode se manifestar como falta de comunicação, olhar vago e respiração atípica (mais lenta ou mais rápida). A pessoa pode procurar se isolar, deitar-se no chão ou permanecer imóvel.
Shutdown é um comando do Prompt de comando de alguns sistemas operacionais, capaz de encerrar a seção atual do Sistema. Com esse comando pode adicionar uma mensagem, e ajustar o tempo em que o computador irá desligar ou reiniciar.
Durante o desligamento (shutdown), pessoas autistas podem retirar-se parcial ou completamente do mundo ao seu redor. Podem não responder mais à comunicação, retirar-se para o quarto ou deitar-se no chão.
O colapso nervoso não é uma doença. No entanto, ele é um estado extremo de desequilíbrio entre o corpo e a mente. Ele pode estar relacionado a transtornos como ansiedade, estresse e depressão ou não. Ao chegar a este estado, a pessoa simplesmente não consegue executar suas funções dentro de um padrão de normalidade.
Pessoas com Asperger geralmente processam detalhes adicionais ao seu redor e possuem grandes habilidades em observação e ordem detalhadas, processando muito mais os sentidos, fazendo com que cores, sons e cheiros pareçam mais brilhantes, mais altos e mais fortes.
dificuldade de entender algumas regras e códigos sociais comuns; hipersensibilidade sensorial – tendem a não gostar de nada que seja muito forte nos sentidos, como sons muito altos, ambientes muito cheios ou lugares muito iluminados. Algumas texturas também podem incomodar o paciente com síndrome de Asperger.
O mascaramento, também conhecido como “camuflagem”, refere-se à capacidade de ocultar características autistas, muitas vezes para se adaptar melhor aos padrões sociais dominantes.
Há uma quietude, um olhar de distanciamento e uma parente exclusão de si em relação a todo o entorno. Por vezes, a pessoa pode se retirar do ambiente e se isolar fisicamente. As emoções ficam internalizadas e não há acesso do exterior.
O TDAH não é considerado uma doença, assim não se pode falar em cura. Uma doença é um estado do corpo, causado por uma situação ou agente específico, que pode ser eliminado para que se retorne ao estado inicial.
Os psicólogos Lucas Pontes e Kmylla Borges elencam algumas dicas de como ajudar autistas em momentos de crise. Demonstrar apoio, ser compreensivo e dar espaço são algumas das principais maneiras de agir durante um shutdown ou meltdown.
O que é o shutdown e o meltdown no autismo? Afinal, o “shutdown” no autismo é um estado de sobrecarga sensorial, emocional e cognitiva. Assim, pode levar a uma perda temporária da capacidade de processar informações.
O comando “shutdown” é utilizado para desligar o computador de forma programada. Ao ser executado, ele inicia o processo de encerramento de todas as atividades em execução, fecha os programas abertos e desliga o computador de maneira segura.
Clique no botão Iniciar – Todos os Programas – Acessórios – Prompt de Comando ou pesquise por cmd), nele digite a linha de comando shutdown -s -f -t 600, logo após tecle Enter, irá aparecer uma janela informando o desligamento do sistema e após 10 minutos o seu PC irá se desligar automaticamente.
Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...
Meltdown: “colapso”, em português, o meltdown é a crise externa e explosiva. Quando ela acontece, comportamentos como choro, gritos, tremores e agressividade podem ocorrer de forma descontrolada.
Caso deseje cancelar o desligamento, digite shutdown -a no Prompt de Comando e tecle Enter; o Windows exibirá uma nova mensagem, avisando sobre o cancelamento.