TikTok. Você já ouviu falar em complexo de Jocasta? Esse termo designa 1 relação deturpada, 1 relação afetiva deturpada. das mães para com seus filhos.
O amor ou atração sexual pela mãe, é um sentimento que, alguns psicanalistas defendem como um estágio crucial no processo normal de desenvolvimento de personalidade. Assim, como isto é possível? Sim, é possível. Sigmund Freud introduziu o conceito do " Complexo de Édipo" em sua Interpretação dos Sonhos (1899).
O complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai.
Durante o Complexo de Édipo, uma criança desenvolve sentimentos de atração romântica ou amorosa pelo genitor do sexo oposto (Édipo ou Electra), ao mesmo tempo em que pode sentir rivalidade ou hostilidade em relação ao genitor do mesmo sexo.
JOCASTA E ÉDIPO | MARIA HOMEM | O FEMININO E O TRÁGICO
Quem foi Jocasta na Bíblia?
Jocasta foi, na mitologia grega, filha de Menocenes e mulher de Laio (rei de Tebas), com quem teve um filho, Édipo. Dado que, segundo a previsão do oráculo, este filho seria um perigo para a vida de Laio quando crescesse, Édipo foi entregue a um pastor do Monte Citéron para que o matasse na floresta.
O que acontece se o Complexo de Édipo não for superado?
Boa noite, a dissolução do complexo de édipo na primeira infância é uma importante etapa para a construção de nossa estrutura psíquica. Quando esse processo não ocorre de maneira adequada inúmeros desdobramentos emocionais podem impactar nas formatação emocional das demais etapas do crescimento humano.
Freud denomina este segundo caminho de complexo de masculinidade, que nas mulheres explicaria uma escolha homossexual manifesta. Se seu desenvolvimento seguir o terceiro caminho, a menina atingirá a atitude feminina normal final, tomando então o pai como objeto amoroso.
A síndrome de Munchaüsen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças. Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento.
Devido às características desse transtorno, é comum que as mães narcisistas sejam manipuladoras, egocêntricas, autoritárias, depreciativas, entre outros. Isso acaba afetando profundamente a autoestima, a confiança e o desenvolvimento dos filhos, que não encontram o apoio emocional que buscam na figura materna.
A síndrome de Munchausen por procuração é um tipo de abuso in- fantil, em que um dos pais, geralmente a mãe, simula sinais e sin- tomas na criança, com a intenção de chamar atenção pra si.
O Complexo de Jocasta é chamado assim devido a Jocasta, uma rainha grega fictícia que teve uma relação sexual com seu filho. O Complexo de Jocasta é similar ao Complexo de Édipo, em que um filho tem desejo sexual pela mãe.
Muitos pais que aparentam ser facilitadores podem, na verdade, ser narcisistas ocultos. Esses comportamentos narcisistas são percebidos por pequenos gestos, como um olhar de superioridade ou de reprovação discreto, além de comportamentos que buscam sempre a aprovação e a admiração dos outros, mesmo que de forma sutil.
Frequentemente, uma sogra narcisista pode ser competitiva e invejosa, especialmente em relação ao filho(a) e seu parceiro(a). Ela pode tentar minar a relação, criar divisões e destacar suas próprias realizações como superiores.
O psicanalista Gonçalves (2006 apud Vasconcelos, 2008) define mulher com estrutura de personalidade fálica, mais conhecida, como mulheres fálicas, como sendo uma linguagem aproximativa para qualificar uma mulher com traços de caráter pretensamente masculinos, autoritária, mas sem saber quais são exatamente as suas ...
O Complexo de Édipo foi formulado e descrito por Sigmund Freud no fim do século 19, com base na mitologia grega de “Édipo Rei”. É uma das teorias da psicanálise que descreve a atração que os filhos sentiriam pelo genitor do sexo oposto, ao mesmo tempo em que rivalizaria com o do mesmo sexo.
Tratamento. O complexo de Édipo não exige tratamento específico. Isso porque não são todas as pessoas que vivenciam este período de uma forma clássica. Além disso, essa fase do desenvolvimento da criança passa de forma natural, sem riscos de complicações ou algo do tipo.
Esse tipo de abandono diz respeito às situações nas quais os pais negam convívio, atenção, amor e cuidados, e não somente aos casos dos genitores que não reconhecem seus filhos nas esferas cíveis e sociais.
Sob a sua forma negativa, apresenta-se de modo inverso: amor pelo progenitor do mesmo sexo e ódio ciumento ao progenitor do sexo oposto. Na realidade, essas duas formas encontram-se em graus diversos na chamada forma completa do complexo de Édipo.
Ambos receberam uma profecia do oráculo de Delfos sobre o destino do filho deles. A profecia anunciou que Édipo matará o próprio pai e desposará a mãe. Em choque, Laio e Jocasta entregam a criança para um servo para que ele a mate. O servo fica com pena da criança, deixando-a pendurada pelo pé em uma árvore.
Anos depois, quando uma peste chega à cidade, Édipo e Jocasta consultam o oráculo para tentar resolver essa questão e acabam por descobrir que são mãe e filho. Jocasta suicida-se e Édipo fura os próprios olhos como punição por não ter reconhecido a própria mãe.
O que aconteceu com Édipo e Jocasta Quando descobriram a verdade?
Ao descobrir a verdade, Jocasta se suicida e Édipo, tomado pela culpa e pelo desespero, cega a si mesmo. Ele então abdica do trono e exila-se, vagando como um mendigo, acompanhado por sua filha Antígona.