Resumo. A síndrome de Reye é definida como uma encefalopatia aguda com disfunção hepática decorrente de dano mitocondrial. A etiologia continua pouco conhecida, mas infecções virais, toxinas exógenas, drogas e erros inatos do metabolismo foram implicados.
A causa da síndrome de Reye é desconhecida, mas ela pode ser desencadeada por uma infecção viral e pelo uso de aspirina. A criança normalmente apresenta sintomas de uma infecção viral e, depois, náusea grave, vômitos, confusão e letargia, às vezes seguidos de coma.
O que causa a síndrome de Raynaud? Na maioria das vezes, não há uma causa evidente para a síndrome de Raynaud. Os sintomas ocorrem com mais frequência quando se sente frio e quando se fuma. O estresse emocional desencadeia os sintomas em algumas pessoas.
A síndrome de Rett é causada por uma mutação genética. Os sintomas incluem um declínio nas habilidades sociais e da fala após um período inicial de desenvolvimento normal. O diagnóstico se baseia na observação de um médico do desenvolvimento e do crescimento inicial da criança e em exames genéticos.
A síndrome de Reye é uma forma rara da encefalopatia aguda e infiltração gordurosa do fígado que ocorre quase exclusivamente em crianças e adolescentes < 18 anos de idade. Tende a ocorrer após certas infecções virais, sobretudo varicela ou influenza A ou B e, particularmente, quando são utilizados salicilatos.
Rinite atrófica progressiva (RAP) é uma doença infecto-contagiosa de suínos causadora de grandes prejuízos. Essa enfermidade é causada pela associação de Bordetella bronchiseptica e Pasteurella multocida.
A artrite reativa (antigamente chamada de Síndrome de Reiter) é uma forma de inflamação das articulações que acontece após certos tipos de infecções (em geral infecções gastrointestinais ou sexualmente transmissíveis) muito embora o germe que causou a infecção não seja identificado na própria articulação.
Síndrome de HELLP é uma complicação da gravidez caracterizada pela destruição das hemácias, aumento das enzimas do fígado e diminuição da quantidade de plaquetas no sangue. É mais comum após as 28 semanas de gravidez.
A síndrome de Rett é uma condição genética rara que afeta principalmente as meninas e que prejudica o sistema nervoso central, causando atraso no desenvolvimento físico e neurológico, gerando características e sintomas típicos, como irritabilidade frequente, convulsões e movimentos involuntários.
A síndrome do dedo azul é caracterizada pela isquemia tecidual, secundária à embolização de cristais de colesterol ou aterotrombose. A microembolização ocorre mais freqüentemente em homens idosos que têm um aneurisma ou são submetidos a um procedimento vascular invasivo.
A síndrome de Raynaud consiste no vasoespasmo reversível de partes da mão em resposta ao frio ou estresse emocional. A síndrome de Raynaud pode ser primária ou secundária a outra doença, tipicamente uma que afeta o tecido conjuntivo.
A cianose é a coloração azulada ou acinzentada da pele, decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.
Quais as principais consequências da síndrome de Williams?
podem ter alterações no timbre da voz; problemas renais; problemas de atenção e foco, como déficit de atenção; podem ter atrasos no desenvolvimento cognitivo.
Estas crianças normalmente têm problemas de coordenação e equilíbrio, apresentando um atraso psicomotor. Seu comportamento é sociável e comunicativo embora utilizem expressões faciais, contatos visuais e gestos em sua comunicação.
O síndrome de Haddad é uma patologia congénita rara em que o síndrome de hipoventilação central congénita (CCHS), ou síndrome de Ondine, ocorre concomitantemente com a doença de Hirschsprung (ver estes termos).
"A síndrome de Shapiro é uma condição muito rara, neurológica, que ainda não possui gene definido. É caracterizada por episódios recorrentes e espontâneos de hipotermia, hiperidrose (suor excessivo) e agenesia do corpo caloso, essa é a característica clássica da doença", explica o pediatra Mattieli Dias do Carmo.
O que é síndrome de Rett? A síndrome de Rett é uma doença neurológica, que provoca uma mutação genética. O problema é mais encontrado em crianças do sexo feminino. A doença provoca a progressão das funções neurológicas e motoras.
A síndrome HELLP é uma complicação grave da pré-eclâmpsia que determina aumento de morbidade e mortalidade maternas e perinatais. São descritos dois casos de recorrência dessa síndrome, sendo que em um deles ocorreu morte materna. Este trabalho alerta para o risco aumentado de síndrome HELLP na gestação seguinte.
As síndromes de Ehlers-Danlos são doenças hereditárias raras do tecido conjuntivo que causam flexibilidade incomum das articulações, pele muito elástica e tecidos frágeis.
A síndrome de Reiter é uma doença inflamatória que causa inflamação das articulações e tendões, principalmente nos joelhos, tornozelos e pés, acontecendo como resposta a uma infecção bacteriana em outra parte do corpo.
O termo “síndrome do corredor” refere-se a uma gama de condições que causam dor ao redor ou atrás da rótula (patela), geralmente associada à prática da corrida ou a atividades físicas que envolvem impacto nas pernas.
A constrição das pequenas artérias nos dedos das mãos e dos pés começa rapidamente e, na maioria das vezes, é desencadeada pela exposição ao frio. O episódio pode durar minutos ou horas. Os dedos das mãos e dos pés tornam-se pálidos (palidez) ou azulados (cianose), geralmente em placas.