Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize. Sinestesia: combinação de dois ou mais sentidos do corpo humano. → Figuras de sintaxe ou construção: Elipse: ocultação de palavra ou expressão na estrutura do enunciado.
A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Veja o exemplo: Julia tinha um cheiro doce característico.
Enquanto a sinestesia é a figura de linguagem que relaciona planos sensoriais diferentes, a metáfora consiste no uso de uma expressão em um sentido incomum, manifestando de maneira implícita uma relação de semelhança subjetiva entre dois termos.
Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.
O que é Sinestesia, Perífrase e Antonomásia? - Figuras de Linguagem - Rápido e fácil!
Como identificar a perífrase?
A perífrase é uma figura de linguagem da língua portuguesa, sendo comum em textos literários, poemas, músicas e outros gêneros textuais que são menos rígidos em forma e linguagem. Ela é usada quando temos um apelido ou alcunha para algum objeto ou lugar, que acaba sendo bem conhecido no senso comum.
Perífrase verbal é o mesmo que locução verbal. Portanto, ela é composta por um verbo auxiliar e um verbo principal (no infinitivo, gerúndio ou particípio): Eduardo foi comprar refrigerantes. Dirce estava vendendo bolo de chocolate.
Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.
O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”
Sinestesia é um “nome chique” para quando você experimenta um de seus sentidos através de outro. É quando você ouve música, mas vê formas ou quando você ouve uma palavra ou um nome e instantaneamente percebe uma cor. Por exemplo, você pode ouvir o nome “Alex” e ver a cor verde.
Ver cores para diferentes palavras. Sentir cheiros para cada frase. Sentir a textura das músicas. Isso talvez pareça algo absurdo, mas existe uma parte da população que tem essa “mistura” de sentidos.
Sinestesia é uma figura de palavra ou semântica caracterizada pela combinação entre dois ou mais dos cinco sentidos, isto é, visão, tato, audição, paladar e olfato.
Veja exemplos: → Ir a + infinitivo: locução que indica planos ou intenções do falante e ações que vão ser realizadas em um futuro próximo. Pronto voy a cambiar de trabajo. (Em breve vou mudar de trabalho.)
Resposta verificada por especialistas. Entre as orações do enunciado a única que apresenta uma perífrase (antonomásia) é a LETRA B: "Foi salvo pelo melhor amigo do homem." A perífrase trata-se de um recurso verbal no qual a ideia expressa poderia ter sido passada utilizando um menor número de palavras.
Também se chama paráfrase a uma tradução livre ou desenvolvida. A perífrase é um processo que consiste em exprimir por muitas palavras o que se poderia dizer em poucas ou numa só.
Figuras de palavras ou semânticas: estão ligadas ao significado das palavras. Figuras de pensamento: combinam pensamentos e ideias. Figuras de sintaxe ou construção: causam interferência na estrutura gramatical das orações. Figuras de som ou harmonia: estão ligadas à sonoridade de cada palavra.
A metáfora é uma figura de linguagem utilizada para comparar-se dois conceitos sem se utilizar de expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita. É um recurso estilístico estudado há muitos séculos e, também, um dos mais frequentes na língua falada e escrita.
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea.