O sistema de revestimento compreende a epiderme e a periderme. A primeira reveste a superfície do vegetal em crescimento primário, podendo ser substituída pela periderme nos órgãos que apresentam crescimento secundário. A epiderme geralmente é uniestratificada e se origina da protoderme.
Revestimento é uma camada externa de um determinado material, podendo ser azulejo, porcelanato, cerâmica, pastilha ou cimentício, por exemplo, que serve de cobertura para a alvenaria e tem diversas funções, como proteger, decorar ou facilitar a limpeza do ambiente.
Então, dentre as principais funções dos revestimentos, estão: proteger paredes, pisos e bancadas, especialmente as áreas molhadas e molháveis dos ambientes, melhorar a estética, cobrir a alvenaria e criar ambientes diferenciados que combinem com seu estilo.
São tecidos de revestimento a epiderme, a exoderme, o súber e a endoderme. A epiderme, com origem na protoderme, localiza-se na parte mais externa dos órgãos vegetais. As células que compõem a epiderme encontram-se muito unidas entre si, formando uma única camada e funcionando como proteção mecânica da planta.
A função de revestimento de superfícies tem várias finalidades importantes: oferecer proteção mecânica à superfície revestida. funcionar como uma barreira separando compartimentos no corpo. absorver moléculas transportando-as de um compartimento para o outro.
Além da proteção e da estética, os revestimentos também contribuem para o conforto térmico e acústico dos ambientes. Materiais como isolantes térmicos e acústicos podem ser incorporados aos revestimentos, proporcionando um ambiente mais agradável e confortável para os usuários.
A epiderme é a camada da pele mais superficial, relativamente fina e resistente. A maior parte das células da epiderme é composta por queratinócitos. Eles são formados por células na camada mais profunda da epiderme chamada camada basal. Os novos queratinócitos migram lentamente para a superfície da epiderme.
Qual é a função do tecido epitelial de revestimento?
O tecido epitelial tem como principal função fazer o revestimento de toda a superfície externa do corpo, das cavidades corporais internas e dos órgãos, além de exercer função secretora. É caracterizado por sua baixa quantidade de material intercelular e por suas células que se apresentam extremamente justapostas.
AGENTE DE REVESTIMENTO, que tem relação com o segmento farmacêutico, cosmético, nutracêutico e alimentar e, mais especialmente, com o segmento das composições prontas, destinadas ao revestimento de comprimidos, cápsulas duras, cápsulas moles e outras formas sólidas ou semi-sólidas comumente utilizadas nesses diferentes ...
A cerâmica e o porcelanato são os revestimentos mais comumente utilizados na cozinha, seja para o acabamento de pisos, seja para o acabamento de paredes.
O revestimento natural é aquele cuja sua produção não passa por nenhum processo industrial, nem mesmo no momento do corte em plaquetas, sendo o corte artesanal o único beneficiamento que o produto recebe.
Nos vertebrados, o revestimento do corpo é uma pele, também chamada de tegumento, composta de duas camadas: uma mais interna, a derme, e outra mais externa, a epiderme. Nos peixes, a epiderme é fina e contém muitas glândulas produtoras do muco que lubrifica a superfície recoberta por escamas.
A pele apresenta uma estrutura com duas camadas distintas, a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A pele tem três camadas: a epiderme, a derme e a camada adiposa. Sob a superfície da pele existem nervos, extremidades nervosas, glândulas, folículos pilosos e vasos sanguíneos. O suor é produzido pelas glândulas na derme e alcança a superfície da pele através de minúsculos dutos.
As funções básicas dos epitélios são proteção (pele), absorção (intestinos delgado e grosso), transporte de substâncias sobre a superfície (mediado por cílios), secreção (glândulas), excreção (túbulos do rim), trocas gasosas (alvéolos pulmonares) e deslizamento entre superfícies (mesotélio de serosas). 4.
Os tecidos de revestimento são aqueles responsáveis por revestir o corpo do vegetal, sendo, portanto, os mais externos de uma planta. Esses tecidos são classificados em dois tipos: epiderme e periderme.
Mas o que é revestimento? Em síntese, o revestimento nada mais é do que uma camada externa, formada pela aplicação de um material específico para cobrir a alvenaria. Azulejos, porcelanatos, cerâmicas e pastilhas são alguns dos tipos de revestimento mais conhecidos.
Os pedreiros que trabalham com pisos e revestimentos são especialistas em colocar azulejos, fazer o assentamento de piso, criar sancas de gesso, e realizar outros tipos de serviços de acabamento que exigem uma qualificação especializada, e muita habilidade técnica, para que se possa obter resultados satisfatórios.