Vantagens de urinar no banho O grande benefício de se fazer xixi no banho é a economia de água e papel de higiênico. Entidades ligadas à proteção do meio ambiente estimam que cada pessoa poderia economizar até 5.000 litros de água da descarga, se pelo menos uma das micções do dia for feita durante o banho.
De acordo com ela, esse hábito pode resultar em disfunção do assoalho pélvico, tanto no presente quanto no futuro, e potencialmente levar a problemas de escape de urina ao ouvir o barulho de água.
Ao final, identificaram que o hábito de esvaziar a bexiga sentado melhora a vida sexual dos homens e permite que a próstata fique mais relaxada. O médico Alex Meller, urologia do Hospital Santa Paula, explica as vantagens de fazer xixi sentado.
Muitos homens já foram desencorajados a urinarem em pé por uma questão de higiene — os respingos voam longe. No entanto, a mudança de posição pode favorecer também a saúde. Fazer xixi sentado pode contribuir para esvaziamento rápido e completo da bexiga.
Fisicamente, essa postura pode resultar em desconforto, especialmente para aquelas com problemas articulares. Além disso, fisiologicamente, agachar-se pode não ser a postura mais natural para eliminar resíduos, podendo levar a problemas como infecções do trato urinário.
A urinoterapia é um método de cerca de 5.000 anos, em que a pessoa bebe ou passa no corpo o próprio xixi para prevenir ou curar doenças. Vale ressaltar que não existem estudos que comprovem benefícios nesta prática.
O ideal é lavar o local com água salgada e fazer compressas de vinagre por 30 segundos para aliviar a dor causada pelas toxinas. Nunca passe água doce, urina, sabonete ou álcool nesse ferimento, pois essas substâncias vão estimular a liberação do veneno e causar mais dor.
Quantos litros de xixi uma pessoa faz em 24 horas?
O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais. Apesar dos rins filtrarem, 180 litros de sangue, apenas 1,2 a 1,8 litros de urina é produzida por dia, o que significa que o rim reabsorve aproximadamente, 99% do filtrado.
Pelo lado ecológico o hábito é recomendado, já que economiza a água que seria usada na descarga, e em condições normais, a urina é estéril e livre de bactérias. Pode pisar no chão sem medo. E tudo bem se escorrer na sua pele, o contato com a urina não vai causar nada.
Debaixo d'água (no chuveiro, na banheira, numa piscina ou no mar), a tendência é nos sentirmos confortáveis e relaxar. Esse estado de tranquilidade atinge também o esfíncter uretral, estrutura muscular que controla a nossa capacidade de segurar a urina.
A urina é usada para tratamento de diabetes, hipertensão, reumatismo, tosse, asma, dores na coluna e doenças venéreas, cardíacas e renais. Eles tomam urina três vezes por dia e dizem que os resultados são positivos.
De acordo com uma especialista em saúde nutricional e natural do Reino Unido, o xixi é um ótimo aliado para melhorar o aspecto da pele e deixar o rosto mais bonito.
Produzida pelos rins a partir da filtração do sangue, a urina é um dos principais mecanismos do corpo para eliminar substâncias desnecessárias e subprodutos do metabolismo, os quais causariam prejuízos se ficassem acumulados.
“Nos primeiros dias, seu rosto pode parecer um pouco diferente, porque as impurezas vão sair, mas então ele ficará mais claro”, afirma. “É bom para melhorar as cicatrizes e as espinhas”, completa a jovem, que urina em um spray de viagem e, em seguida, borrifa o conteúdo na mão e esfrega pelo rosto.
Hiroshi diz que a urina contém, além de ureia e sais minerais inorgânicos, a creatina. De acordo com o estudioso, o aminoácido aumenta a taxa de vários hormônios — “a química mais cara do organismo” —, melhorando o metabolismo e criando resistência. — Um indicador da juventude é a taxa hormonal.
A urina, que é produzida pelos rins, armazenada na bexiga e depois esvaziada pela uretra tem a importante função de eliminar as toxinas no corpo. Essa remoção de resíduos, deixados para trás após o consumo de alimentos, mantém o equilíbrio de água e de sais minerais no organismo.
Muitos pais proíbem seus filhos de fazerem xixi no mar ao tentar ensiná-los a respeitar a natureza. Mas cientistas afirmam que isso não é prejudicial aos mares e nem aos animais que ali vivem, até porque eles também excretam na água. A urina humana é composta de água, em torno de 95%, e sais diversos.
Meninos e meninas podem fazer xixi da forma como quiserem. Mas grande parte das meninas fazem xixi sentadas no vaso e grande parte dos meninos fazem em pé porque aprenderam a fazer dessa forma. Não existe nada no corpo dos meninos e das meninas que indica que isso deve ser sempre assim.
Além disso, urinar sentado é muito mais higiênico, reduzindo o risco de infecção. Realizar essa ação diária também permite que a próstata fique mais relaxada, o que, portanto, melhora consideravelmente a vida sexual. Por fim, o fato de urinar sentado faz com que o homem elimine a urina de forma mais completa.