As SRM Tipo II são constituídas dos recursos da sala Tipo I, acrescidos de outros recursos específicos para o atendimento de alunos com cegueira, tais como impressora Braille, máquina de datilografia Braille, reglete de mesa, punção, soroban, guia de assinatura, globo terrestre acessível, kit de desenho geométrico ...
O que diferencia as SRM do tipo II em relação ao tipo I?
Os recursos materiais disponibilizados para escola que incorpora em seu projeto político pedagógico a SRM segue em duas tabelas: as salas do tipo I e as salas do tipo II, que difere da primeira por incluir os materiais para atender alunos com deficiência visual.
A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é um ambiente dotado de equipamentos pedagógicos e tecnológicos, mobiliários e materiais didáticos voltados para a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), preferencialmente, nas escolas da rede regular de ensino.
Quais são os tipos de salas de recursos multifuncionais?
Sinara informa que há dois tipos de salas multifuncionais: “O tipo 1 tem uma estrutura básica capaz de atender a qualquer deficiência e a sala do tipo 2 é mais voltada para os alunos cegos”, diz.
Cada profissional deve atender, no máximo, três crianças, de forma a facilitar a inserção delas na sala de aula da melhor maneira possível. Como está estabelecido no inciso XIII do Art. 3º da Lei nº 13.146/2015, não há exigências técnicas referentes à formação.
Quais as deficiência que podem ser atendidas no AEE?
Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
2 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 2.1 A carga horária semanal do Professor de AEE, em um cargo, é de 24 horas, sendo 16 horas para atendimento direto aos estudantes que foram indicados, pela SRE, no SIMADE e 08 horas de atividades extraclasse.
As competências que a BNCC exige para os alunos que já trabalhamos nas salas de AEE de maneira natural são: Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania, Comunicação, Autoconhecimento e Autocuidado, Empatia e Cooperação e Trabalho e Projeto de Vida (BNCC, 2018).
Qual a finalidade das salas de recursos multifuncionais SRM?
O que são as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)?
É importante ressaltar que tais dispositivos podem ser construídos pela própria equipe pedagógica, com o objetivo de eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos no ambiente escolar e demais espaços de sociabilidade.
O que é o SRM? A sigla deriva do termo em inglês “Supplier Relationship Management” que traduzimos por Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Na prática, trata-se de um sistema de gestão capaz de administrar o relacionamento com fornecedores de forma detalhada e eficiente.
Qual é a diferença entre sala de recursos e AEE? As aulas de libras podem ser um espaço de livre circulação dos alunos na sala de recursos multifuncionais. Eles estão relacionados, porém, não são sinônimos. Assim, o AEE é feito, de forma prioritária, na sala de recursos multifuncionais.
Nas salas de recursos, das áreas de deficiência auditiva, física, intelectual, visual, múltipla ou TEA – Transtorno do Espectro Autista, atendem alunos que são matriculados em classe comum no contraturno, de acordo com sua necessidade.
Qual a carga horária do professor da sala de recursos?
5. A carga horária mínima para funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais Tipo II ou o CAEDV é de 20 horas semanais, nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, a depender da necessidade dos alunos matriculados.
Prevê o Atendimento Educacional Especializado AEE como um serviço que "identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas".
Na sala de AEE são utilizados exemplos práticos de introdução, formação e utilização de recursos assistidos como a comunicação alternativa, os recursos de informática (computador), orientação, preparação, material pedagógico didático acessível entre outros métodos e técnicas de ensino.
Qual é o salário de um professor de Educação Especial?
No cargo de Professora de Educação Especial se inicia ganhando R$ 1.697,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.758,00. A média salarial para Professora de Educação Especial no Brasil é de R$ 2.597,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.
Para atuar no AEE o profissional precisa ter formação específica na área de Educação Especial, Educação Inclusiva e/ou AEE. Como no município de Chapecó/SC não há cursos de Graduação em Educação Especial, os cursos de Pós-Graduação são ofertados para atender à necessidade dos profissionais que atuam nesse serviço.
2). em estudo sobre o encaminhamento dos alunos ao AEE, são os professores do ensino regular que verificam os primeiros sinais de que o aluno deve ser encaminhado para o atendimento.
Quantos alunos com laudo pode ter em uma sala de aula?
De acordo com a proposta, cada sala de aula poderá receber até 20 matrículas, desde que tenha apenas um único aluno com deficiência. Caso haja dois ou três, o número de matrículas será limitado a 15, com a possibilidade de receber um professor auxiliar.
Um professor de educação especial analisa as habilidades dos alunos e modifica o currículo padrão adequado à idade para criar um plano personalizado para o aluno. Um professor de AEE geralmente inclui vários objetivos de desenvolvimento social e emocional, bem como áreas acadêmicas específicas a ser ensinadas.