O que é SST no RH?

Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é um tema de extrema importância para as organizações, especialmente para os profissionais de Recursos Humanos (RH). Garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável não apenas protege os colaboradores, mas também contribui para a produtividade e o sucesso da empresa.
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O que é SST RH?

A sigla SST que agora faz parte do universo do trabalhador e de profissionais de RH significa Saúde e Segurança do Trabalho. Refere-se a todas as normas em vigor que precisam ser aplicadas para garantir um ambiente de trabalho salubre e seguro para todas as pessoas.
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O que significa a SST?

SST é a sigla para Saúde e Segurança do Trabalho, e é usada para designar um grupo de normas que visa tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro para os trabalhadores.
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Qual o profissional que faz o SST?

Todavia, o profissional que domina as informações de SST é aquele que foi capacitado em relação às normas de saúde e segurança do trabalho, por exemplo, o engenheiro, o técnico de segurança do trabalho, o médico do trabalho e assim por diante.
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O que uma empresa de SST faz?

A gestão SST se refere à organização de esforços e recursos, além do direcionamento destes para prevenir doenças, lesões e acidentes, entre outros aspectos que a empresa julgar pertinentes, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e agradável.
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QUAL A IMPORTÂNCIA DO RH TRABALHAR EM CONJUNTO COM O DEPARTAMENTO DE SST? | Profª Vivian Moreira

Quem é obrigado a fazer o SST?

Segundo as regras do eSocial, são obrigadas a enviar o evento SST, empresas dos grupos: 2 — com faturamento inferior a R$ 78 milhões; 3 — as micro empresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo regime do simples nacional, micro empreendedores individuais (MEI) e entidades sem fins lucrativos.
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Quem faz o SST?

Deve ser emitido pelo médico do trabalho após cada exame ocupacional, realizado em ocasiões como a admissão, demissão e periodicamente.
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Quais empresas são obrigadas a fazer o SST?

Empresas com faturamento acima de R$78 milhões passam a transmitir os eventos de SST para o eSocial. Informações serão utilizadas para substituir a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) e o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
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Quem pode emitir laudo SST?

Desta forma, para a realização desses laudos de segurança é necessário contratar uma empresa ou um técnico em segurança do trabalho. A realização dos laudos de segurança e saúde do trabalho devem ser realizados desde o funcionamento da empresa.
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Quais são os exames de SST?

Quais são os tipos de exames exigidos pela SST e quando devem ser realizados?
  • EXAME ADMISSIONAL.
  • Importante: Atenção redobrada ao prazo, pois o não cumprimento poderá gerar multa pela admissão ter sido realizada fora do prazo.
  • EXAME PERIÓDICO.
  • EXAME MUDANÇA DE RISCOS OCUPACIONAIS.
  • EXAME RETORNO AO TRABALHO.
  • DEMISSIONAL.
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Quem pode assinar o SST?

Como mencionado acima, o técnico de segurança do trabalho pode elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) da NR 18, desde que a obra tenha menos que 7 m (sete metros) de altura e tenha menos que 10 trabalhadores. Caso ultrapasse este limite, apenas um engenheiro de segurança pode assinar o documento.
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Por que a SST é importante?

A importância da SST está relacionada à prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e à criação de um ambiente laboral seguro e saudável. Contribuindo para o bem-estar dos colaboradores e para o aumento da produtividade.
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Qual é a Lei da SST?

LEI Nº 6.514, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1977.
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Qual o significado de SST?

SST é a sigla para Saúde e Segurança no Trabalho e diz respeito a uma série de normas e procedimentos exigidos legalmente aos funcionários e empresa para reduzir acidentes ou doenças ocupacionais. O responsável por regulamentar a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do DSST.
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Como fazer o SST da empresa?

Para implementar o sistema de SST na sua empresa, é preciso considerar alguns fatores importantes, como a necessidade de:
  1. levantamento do cenário de trabalho atual;
  2. avaliação de riscos no ambiente de trabalho;
  3. eliminação dos perigos observados;
  4. redução ou controle dos riscos e ameaças;
  5. realização da gestão de mudanças.
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O que é área de SST?

A Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma área fundamental para garantir o bem-estar e a proteção dos trabalhadores em seu ambiente laboral. Ela engloba diversas medidas, normas e práticas que visam prevenir acidentes, doenças ocupacionais e promover a qualidade de vida dos colaboradores.
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O que acontece se não enviar o SST?

O Inciso II do Art. 283 diz que caso haja descumprimento ou irregularidades no LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho), poderá ocasionar em punições com valores entre R$ 32.150,53 para a empresa.
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Quem não precisa enviar o SST?

O diretor/sócio da empresa, que recebe um pró-labore, como não é empregado, não enviamos os eventos de SST para ele. No caso dos estagiários, como são trabalhadores sem vínculo, ou seja, não não vinculados a CLT e ao INSS, não é exigidos o envio dos eventos de SST para os estagiários.
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Quais são os documentos de SST?

Conheça os documentos essenciais para a segurança e saúde ocupacional!
  • Laudo de Insalubridade e Periculosidade. ...
  • LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. ...
  • PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. ...
  • PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos. ...
  • AET – Análise Ergonômica do Trabalho.
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Como saber se a empresa tem SST?

A consulta dos eventos de SST devem ser feitas diretamente pelo portal do eSocial. Vale adiantar que para realizar a consulta, é necessário Certificado Digital e procuração eletrônica via e-CAC da empresa em questão.
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O que deve ser informado no SST?

Quando falamos dos eventos de SST no eSocial, precisamos entender que devemos informar se o trabalhador está ou não exposto a agentes nocivos e qual é este agente. O trabalhador poderá estar exposto a diversos riscos ocupacionais, mas isso não significa que estará exposto a agentes nocivos.
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Qual o prazo para entrega do SST eSocial?

Os prazos aqui costumam variar de acordo com o tipo de evento SST de Monitoramento da Saúde do Trabalhador. Mas, regra geral, o prazo é de até o dia 15 do mês seguinte à realização do exame em questão.
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O que está incluso no SST?

SST são medidas de Segurança e Saúde no Trabalho, com normas, práticas e procedimentos exigidos legalmente à uma empresa e seus funcionários. O principal objetivo da SST é a prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho e a promoção do bem estar no ambiente de trabalho.
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É obrigatório pagar o SST?

A partir de 1º de janeiro de 2023, o registro das informações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no eSocial tornou-se obrigatório. O eSocial é uma ferramenta do governo federal que unifica o envio de dados sobre trabalhadores em uma única plataforma. As empresas que não se adequarem estarão sujeitas a multas.
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Quais os exames do SST?

A SST oferece toda a gama de exames ocupacionais tais como: Audiometria, Raio X, Espirometria, EEG, ECG, exames laboratoriais, dentre outros.
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