O tato é um operante verbal muito frequente na comunicação entre seres humanos. Ele compreende o comportamento de falar sobre si mesmo e sobre o mundo (Skinner, 1957).
Tato se refere a descrições de objetos, eventos ou estados que operam em benefício do ouvinte, enquanto mando se refere a solicitações, pedidos ou ordens que operam em benefício do falante. Ambos envolvem estímulos antecedentes, respostas verbais ou motoras e consequências reforçadoras ou aversivas.
Skinner (1992) chama de “tato” a contigência na qual a resposta verbal ocorre na presença de um estímulo não verbal e é mantida por reforço condicionado generalizado. Um exemplo de tato é o de uma criança que, na presença da foto de um cachorro, diz “cachorro” e um adulto reforça dizendo “muito bem!”.
📚Tatear consiste em nomear ou descrever objetos, lugares, ações e sentimentos. Desenvolver essa habilidade permite que a criança estabeleça relações entre nomes e os próprios eventos a que se referem (Skinner,1957). .
O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo.
O tato é o sentido pelo qual nós percebemos o toque. Na verdade, o tato é apenas uma das modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático que, além da percepção do contato, também é o responsável pela percepção de temperatura, dor e do reconhecimento proprioceptivo das diferentes partes do corpo.
O tato é um dos cinco sentidos, sendo o responsável pela capacidade de perceber as características de tudo aquilo que nos toca. É graças ao tato que somos capazes de sentir as texturas dos objetos e suas formas e de experimentar a sensação do abraço e de um carinho, por exemplo.
MANDO: Pedir algo que você queira. Ex: Falar “maçã” porque você quer uma maçã. TATO: Nomear ou rotular objetos, ações, eventos, relações, propriedades, etc. Ex: Falar “maçã” quando você está vendo uma maçã (nesse caso não tem nenhuma motivação pela maçã.
Treino de Discriminação Auditivo-visual (DAV). O treino de DAV consistia em 40 tentativas, com apresentação semi-randomizada dos estímulos sonoros como estímulos modelo, juntamente com um quadrado preto localizado no centro da tela (o operandum para as respostas aos modelos).
Importante quando as crianças estão começando a emitir palavras e no aprendizado de um novo idioma, o ecoico acontece quando um falante emite uma resposta vocal com correspondência ponto a ponto com o estímulo vocal de outra pessoa.
O ouvinte responde aos estímulos verbais produzidos pelo falante. O indivíduo é falante ao comportar-se verbalmente perante o outro e torna-se um ouvinte ao comportar-se funcionalmente a estímulos verbais produzidos por outros indivíduos.
Tato é o sentido responsável por nos fazer sentir o toque, e, desse modo, garante-nos a capacidade de perceber as características daquilo que entra em contato com nosso corpo.
Na área da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o conceito de comportamento intraverbal é fundamental. Intraverbais são uma forma de comunicação verbal na qual a resposta de um indivíduo é controlada por uma pergunta ou por um comentário verbal anterior, sem a necessidade de um estímulo não verbal ou físico direto.
Um operante verbal é chamado de tato quando a resposta verbal é emitida sob controle de um estímulo antecedente específico não verbal (um objeto, um evento, ou propriedade de um objeto ou evento) e produz como consequência um reforçador condicionado generalizado.
A imitação envolve a capacidade de uma criança de copiar as ações de adultos e colegas. Com isso, elas aprendem a realizar ações com objetos, a fazer gestos e movimentos corporais como bater palmas ou acenar e também a se comunicar.
O QUE É O MANDO? O mando é um termo que Skinner usou para descrever um tipo específico de comportamento verbal que refere-se a solicitações e pedidos. Em termos simples, é quando alguém pede ou ordena algo e recebe o que pediu em resposta. Por exemplo, uma criança pedindo um brinquedo a um adulto é um exemplo de mando.
O sentido do tato é um dos cinco sentidos, mas, diferentemente dos outros sentidos, ele não é encontrado em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões da pele. A nossa pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é repleta de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.
O sentido do tato é proporcionado por receptores sensitivos microscópicos localizados na pele ou em tecidos mais profundos. Receptores de diferentes formatos e tamanho detectam uma série de estímulos, como toque suave, calor, frio, pressão e dor.
Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano. Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque.