O Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo propiciar aos graduandos a oportunidade de desenvolver a capacidade crítica, a competência para a produção científica e criativa e o estímulo à pesquisa e à busca pelo conhecimento.
5, de 17 de dezembro de 2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, o Trabalho de Curso (TC) consiste em componente curricular obrigatório com previsões no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em seu eixo de Formação prático-profissional.
O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na etapa final do currículo de grande parte dos cursos de nível superior. A atividade é um projeto que exige bastante dedicação, aprofundamento e estudo de quem está se formando na faculdade, ainda mais na EAD.
Com o TCC, o aluno também demonstra sua capacidade de pesquisar, analisar, comparar e conectar temas, resultando em proposições e respostas a problemas por ele formulados. Os trabalhos de conclusão servem como porta de entrada para a carreira acadêmica, para quem quer seguir na área de pesquisa e ensino superior.
O TCC no EAD apresenta as mesmas regras que a modalidade presencial, exceto pela falta de interação com os membros da banca. No entanto, o rigor científico e a construção de um documento de qualidade são iguais, requerendo disciplina e organização dos estudantes.
ELON MUSK CONTA 3 ÁREAS QUE SE ESPECIALIZARIA SE TIVESSE 22 ANOS | LEGENDADO
É obrigatório fazer TCC na faculdade?
Por não ser um trabalho legalmente obrigatório em média de 95% das instituições de ensino, deixaram se de exigir Monografia (TCC) como requisito para colação de grau, ou seja, no lugar da monografia as faculdades pedem aos seus alunos que apresentem apenas um simples trabalho, espécie de um projeto, mas algo voltado ...
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.
média inferior a 7,0: trabalho reprovado, devendo o TCC ser apresentado no próximo semestre letivo. O aluno é considerado aprovado, quando a sua média final, atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete).
Entre as formas possíveis de realização encontram-se as três mais comuns: a monografia, produção de artigo acadêmico e publicação em revista científica. Entenda o que é cada uma delas e veja que não há motivos para ter medo do trabalho de conclusão de curso.
O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica. Para isso, faça buscas de obras (artigos, livros, monografias etc.)
Quem vive a vida acadêmica, em algum momento já ouviu falar da famosa sigla TCC. Em definição, ela trata do Trabalho de Conclusão de Curso e apresenta o resultado final de um estudo realizado em atendimento aos critérios de uma Instituição de Ensino Superior.
O Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo propiciar aos graduandos a oportunidade de desenvolver a capacidade crítica, a competência para a produção científica e criativa e o estímulo à pesquisa e à busca pelo conhecimento.
Art. 15. – O TCC I e o TCC II serão obrigatoriamente realizados sob a orientação de um professor orientador. O orientador será escolhido por entendimento direto entre os estudantes e professores, com a ajuda do Supervisor de TCC caso necessário.
11º - A aprovação na disciplina TCC I exigirá freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), apresentação e argüição do projeto pelos membros da Comissão de TCC, e nota (média) mínima 7,0 (sete) numa escala de O (zero) a 10,0 (dez).
O TCC (trabalho de conclusão de curso) leva pelo menos um semestre para ser produzido e a apresentação não dura mais do que algumas horas. Em muitos casos, depois da aprovação, o trabalho não tem aproveitamento algum e passa servir apenas para ilustrar currículos e portfólios.
E ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, ser reprovado no TCC. Pode até ser raro de acontecer, mas em alguns casos os estudantes não cumprem as regras e prazos do Trabalho de Conclusão de Curso, o que torna difícil a sua aprovação.
O que pode levar à reprovação de um TCC: a escolha inadequada do tema, falta de embasamento teórico, problemas na estruturação, plágio, desorganização textual e formatação incorreta, são fatores que podem comprometer a avaliação do trabalho.
Quantas vezes pode reprovar no TCC? A resposta pode ser sim ou não, depende muito do motivo da sua reprovação. Em muitos casos, não será preciso começar do zero, você poderá reaproveitar boa parte do TCC reprovado e apenas corrigir ou complementar o que ficou faltando.
Grande parte dos cursos de graduação exige o TCC como atividade obrigatória para a formatura. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) não determina a apresentação do TCC como requisito para o diploma de nível superior. Essa é, na verdade, uma decisão opcional do planejamento curricular de cada instituição de ensino.
Os cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA) têm TCC opcional, ficando a critério da instituição ou do aluno a decisão. Aqui na Gran Faculdade, por exemplo, o aluno é quem decide se quer ou não fazer TCC. Já os cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) costumam ter TCC obrigatório.
Cursos a distância tem TCC? O trabalho de conclusão de curso, ou TCC como é chamado pelos estudantes, é um trabalho obrigatório tanto para os alunos que estudam na modalidade presencial como a distância.