1 ant Sentimento de irritação diante de afronta ou injustiça; indignação, raiva, rancor. 2 ant Sentimento de desagrado ou desconforto; aborrecimento, desprazer, dissabor. 3 ant Atitude perversa com que se pretende prejudicar alguém; aquilo que prejudica e ofende; crueldade, maldade, malvadeza.
Além de “levar a breca”, as mais comuns no Brasil são (ou foram um dia) “com a breca!”, uma interjeição de descontentamento, e principalmente “levado da breca”, que quer dizer endiabrado, muito travesso. Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc.
1 Acionar o breque ou freio de; frear: O rapaz brecou a moto violentamente para não atropelar um cachorro. 2 fig Coibir ou refrear (sentimentos, emoções etc.): Coitada da moça!
Briba vem da palavra víbora. Pois é, embora seja um lagarto pequeno, alcança apenas 30 centímetros, e totalmente inofensivo, tem gente que morre de medo do bichinho, acreditando que ele seja venenoso.
A palavra kopek ou kopeck (kopeyka), em português copeque, é derivada do russo kop'yo (копьё) – uma lança. As primeiras moedas kopek, tinham o brasão de Moscou com São Jorge matando um dragão com uma lança. Os kopecks russos modernos também carregam essa imagem.
1. Ministrar ou consumir substância excitante ou outra substância proibida para ter melhor desempenho do que em estado normal (ex.: dopar um animal; era sabido que o desportista se dopava). 2. Administrar ou consumir estupefaciente ou narcótico.
Não é clara a diferença, mas normalmente considera-se que o rés-do-chão é um andar se se quiser dizer «apartamento», mas torna-se um piso, em relação ao número de andares de um edifício, já que os andares se contam a partir do primeiro («1.º andar»; ver Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora).