A identidade pessoal é um conceito complexo e multifacetado que se refere à compreensão e expressão individual de quem somos como seres humanos. Ela engloba nossas características físicas, emocionais, psicológicas, sociais e culturais, bem como nossas crenças, valores e experiências de vida.
Nossa identidade não é somente feita através dos documentos que carregam nossas informações, mas sim a forma como cada pessoa se percebe, se vê diante do mundo. A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais.
Para se construir uma identidade, precisa-se de valores claros que possam ser questionados - exploração - e, então, aceitos ou não - comprometimento. Kalina e Laufer (1974) já sinalizam que as sociedades ocidentais estão promovendo valores e exigências confusos e não-explícitos.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes mudando em função da reação social.
A identidade humana é um traço característico de cada ser que permite distinguir um indivíduo de outro, um grupo de outros grupos ou ainda uma civilização de outra. Refere-se, de modo específico, às características próprias de cada um, da espécie humana e da sociedade.
A verdadeira identidade é a essência da criatura humana. É aquilo que somos aos olhos de Deus e que, a partir da nossa formação e amadurecimento, vai aflorando. É aquilo que não pode ser mudado, pois a essência não muda, transforma-se.
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
Fonte de Poder e Vida: A identidade de Cristo é fundamental para nossa própria identidade. Como Paulo escreveu em Gálatas 2:20, “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Quando abraçamos nossa identidade em Cristo, nos tornamos partícipes do seu poder e vida.
O que é identidade pessoal? A identidade pessoal refere-se ao conjunto de traços de personalidade, modelação corporal e modos de expressão que caracterizam uma pessoa. A questão da identidade pessoal diz respeito a como uma pessoa em um dado momento reconhece ser a mesma pessoa que em um outro momento.
A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG). Ele tem o objetivo de identificar a população, garantindo-lhe a sua individualidade, o torna visível e oficializa o cidadão.
A identidade pessoal é construída a partir de um processo pelo qual as pessoas criam sua própria imagem e consolidam um conjunto de crenças sobre o tipo de pessoa que somos e as propriedades que nos diferenciam dos demais.
Se você precisa pegar informações da sua carteira de identidade, basta consultar rapidamente o RG pelo CPF na internet, através site do INSS. É simples, fácil e prático e você pode fazer isso pelo celular mesmo.
As experiências e vivências individuais e coletivas no decorrer da vida fazem parte da construção da identidade de cada um. A construção da identidade do indivíduo é um processo muito complexo e, assim, muito interessante.
Traços de personalidade , habilidades, gostos e desgostos, seu sistema de crenças, seus valores e as coisas que te motivam – tudo isso contribui para a autoimagem, para a sua identidade única como pessoa.
O conceito de identidade refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que ainda assim é totalmente dependente do âmbito comum e da convivência social.
A Carteira de Identidade Nacional deve ser solicitada nos institutos de identificação a partir da apresentação da Certidão de Nascimento ou de Casamento. Só após a impressão, será possível entrar no aplicativo do GOV.BR e acessar o modelo digital.
Por que é importante construir a própria identidade?
Um importante aspecto para a sobrevivência de um indivíduo é a necessidade de construção de uma identidade, uma noção de totalidade que o leve a fazer convergir em uma imagem de si mesmo as muitas facetas do seu modo de ser, os muitos papéis que ele representa em diferentes momentos da sua experiência social.