Consequências da falta de óleo no câmbio automático Desgaste prematuro: A falta de lubrificação adequada devido à falta de óleo no câmbio automático pode causar desgaste excessivo e prematuro dos componentes internos da transmissão, como engrenagens, discos de embreagem e rolamentos.
O que acontece se faltar óleo na caixa de câmbio? Se faltar óleo na caixa de marcha, pode acontecer o superaquecimento da transmissão, desgaste prematuro de peças, perda de potência e gripagem da caixa de marcha, que resultam em custos altíssimos de manutenção.
Os sinais mais comuns de que uma caixa de velocidades automática está com falta de óleo são a dificuldade em mudar a velocidade, o aumento da temperatura da caixa de velocidades e um ruído metálico proveniente da mesma.
Uma das principais causas para o óleo do câmbio estar abaixo do nível ideal é a falta de manutenção regular. Afinal, muitos motoristas acabam negligenciando a importância de verificar o estado do óleo do câmbio. Isso pode levar a problemas sérios e até comprometer a vida útil do sistema.
Como saber se está faltando óleo no câmbio do carro?
Marcha arranhando
Esse sintoma pode ser indicativo de que o óleo no câmbio está abaixo do nível ideal, o que afeta o desempenho e a suavidade das mudanças. Esses problemas podem ser causados pelo desgaste das peças internas do câmbio devido à falta de lubrificação adequada.
Desgaste prematuro: A falta de lubrificação adequada devido à falta de óleo no câmbio automático pode causar desgaste excessivo e prematuro dos componentes internos da transmissão, como engrenagens, discos de embreagem e rolamentos.
Puxe a vareta do nível de óleo e verifique o nível do óleo. O resultado ideal é a metade superior da escala. Para ter certeza de que o nível do óleo deve ser medido de 2 a 3 vezes na escala, limpe perfeitamente um pano sem fiapos.
Pode completar o óleo do câmbio automático? Quando se trata de manutenção de veículos com transmissão automática, uma pergunta comum é se é possível ou apropriado completar o óleo ao invés de fazer a troca de óleo do câmbio automático por completo. A resposta direta para essa pergunta é um retumbante “não”.
Vamos usar estes números e os respectivos custos para troca para esta verificação simples, na ponta do lápis: Custo para trocar o óleo do motor: R$400,00 / 10.000km = R$0,04/quilômetro rodado. Custo para troca óleo do câmbio: R$2000,00 / 50.000km = R$0,04 / quilômetro rodado.
A luz do câmbio automático indica defeito no sistema ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido. Se acender, evite andar com o veículo, pois pode levar a defeito mais grave. Neste caso, procure uma oficina.
Conforme orientações de nossos manuais de proprietário, para as transmissões CVT, recomenda-se a substituição do fluido a cada 40.000 km ou 36 meses. No caso da transmissão automática convencional, presente no Accord do nosso line-up atual, a troca do fluido deve ocorrer a cada 80.000 km.
Quando um câmbio manual está defeituoso, o motorista pode notar dificuldades no movimento de engate. Se perceber que a movimentação está muito pesada, ou muito frouxa, ou até mesmo se o ângulo de engate está diferente, pode apostar que o problema está no trambulador.
É muito importante verificar o nível de fluido do câmbio automático e ficar atento a vazamentos. É fácil identificá-lo, por conta da cor que é mais clara, indo do vermelho ao amarelo e também porque o cheiro é muito característico.
Por isso, ao começar a escutar barulhos de metal ou mudanças bruscas, isso pode também indicar o baixo nível de óleo da transmissão. Assim, a recomendação para esse tipo de problema é trafegar o mínimo possível com o veículo e levar para a oficina o quanto antes para verificar isso.
Posso usar qualquer tipo de lubrificante na transmissão automática? A resposta é não. Assim como acontece no motor este fluido também é específico e muda de uma marca para outra.
Se a troca do óleo do sistema de transmissão automática não for realizada, o acúmulo de impurezas pode entupir uma eletroválvula, por exemplo, causando um código de falha no painel e deixando a transmissão em modo de emergência. Caso isso aconteça, o custo de manutenção é exorbitantemente alto.
O preço médio de oleo de cambio depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo de cambio por valores entre R$ 84,88 e R$ 720,53.
Atualmente, lubrificantes 75W-85, 75W80 ou 75W estão sendo cada vez mais recomendados. Lubrificantes de baixa viscosidade permitem mais conforto na troca de marchas e auxiliam na redução do consumo de combustível.
Apesar de variar de carro pra carro, o tempo médio para realizar a troca de óleo do câmbio é de cerca de 3 horas, incluindo o processo de esquentar o carro para tal.
O mecânico drena o óleo velho pelo cárter, troca o filtro externo que fica debaixo do radiador do câmbio, remove o cárter do câmbio limpa-o, troca o filtro interno e a junta e adiciona 5,6 lts de óleo que é o que sai do câmbio.
Dica para descobrir se o óleo de câmbio do seu carro já foi substituído ou não: Nos veículos que tem vareta de câmbio, se o óleo apresentar coloração avermelhada e cheiro adocicado foi trocado recentemente Agora óleo de câmbio com cheiro de queimado ou cor escura, já está rodando ha muito tempo Faça como nossos amigos ...
O que acontece se o câmbio automático estiver com excesso de óleo?
Esse óleo em excesso pode permitir que o eixo virabrequim esbarre no óleo em seu movimento de rotação. Isso provoca uma espuma, que pode danificar o motor, já que ela não lubrifica nada.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.