Qual a diferença de massa acrílica e textura acrílica?
Normalmente, para paredes que já têm um bom nivelamento de massa ou reboco, a tinta acrílica é o suficiente. Por outro lado, a grande vantagem da textura acrílica é a sua capacidade de cobrir imperfeições. Portanto, se a parede apresentar alguma falha, a textura é a melhor opção.
A Textura Acrílica é a maneira mais prática de se obter um efeito de textura em suas paredes, pois ela pode ser aplicada direta sobre o reboco e disfarça pequenas imperfeições da superfície. É de cor branca, mas você pode obter um efeito decorativo com outras cores, é só aplicar tinta sobre a Textura.
Para uso interno: Diluir em um recipiente na proporção máxima de 10% de água, mexendo bem o produto antes e durante a aplicação. Para uso externo: Diluir em um recipiente na proporção máxima de 5% de água, mexendo bem o produto antes e durante a aplicação.
Antes de começar a aplicar a textura, é importante preparar a parede para receber a massa. A superfície deve ser limpa e qualquer rachadura ou buraco deve ser preenchido com massa para obter uma superfície uniforme para a aplicação da textura.
2. Posso diluir o revestimento? Sim, caso haja a necessidade de diluir para que o produto fique mais homogêneo, é possível acrescentar uma certa quantidade de água, conforme orientação do fabricante descrita na embalagem.
Qual o melhor tipo de textura para parede externa?
O melhor tipo de textura para parede externa depende do clima e do estilo arquitetônico desejado. O estuque texturizado é amplamente recomendado por sua versatilidade, durabilidade e capacidade de suportar diversas condições climáticas, além de oferecer uma estética visualmente atraente.
As texturas com grãos maiores são as mais resistentes e, por isso, as mais usadas nas fachadas. Não existem limitações para o uso da solução nos ambientes externos, porém, nos internos, a textura com tintas deve ser aproveitada com cuidado.
Em média, as texturas duram até 3 vezes mais do que o revestimento apenas com tinta. Isso ocorre porque a camada de produto aplicada é mais espessa, proporcionando maior resistência contra as agressões externas.
Quer dizer, texturas mais simples e com menos detalhes geralmente são mais acessíveis. Enquanto isso, as decorativas ou com efeitos especiais podem ser mais caras. E ainda, saiba que a textura costuma render mais e ser mais fácil de aplicar que o grafiato.
Com uma aplicação mais simples, feita com uma desempenadeira de aço, o espatulado permite o uso da criatividade para criar os efeitos visuais da textura. O efeito riscado é parecido com o grafiato, porém com um resultado mais refinado.
As tendências indicam que texturas mais próximas dos elementos naturais estão em alta, ganhando cada vez mais evidência dentro dos espaços. Aspectos de madeira, pedras e detalhes rústicos, presentes na superfície de revestimentos cimentícios, por exemplo, contribuem para a composição de espaços atemporais e originais.
Superfícies com textura irregular, com gesso mal-aplicado ou reboco áspero, também têm uma resistência limitada para a tinta, podendo descascar futuramente. Rachaduras na superfície em que a tinta será aplicada ou nas estruturas próximas também podem levar ao esfarelamento e ao descascamento.
Antes de aplicar a textura e o grafiato, é importante preparar a superfície da parede para que deixar a massa uniforme e a aparência mais bonita e profissional, evitando problemas no futuro. A regra mais básica é deixar a parede limpa, seca e sem restos de gordura ou outros tipos de resíduos.
Se o papel de parede for muito liso ou "plastificado" a cola da fita pode ter dificuldade na aderência, mas se acontecer, você pode reforçar a instalação com cola de contato (cola de sapateiro) ou silicone.