Tolerância é uma variação permitida da dimensão ou na geometria da peça. ABNT NBR 14646:2001 - Tolerâncias geométricas - Requisitos de máximo e requisitos de mínimo material: Esta Norma define e descreve o princípio de máximo material e especifica sua aplicação.
Tolerância dimensional é o valor da variação permitida na dimensão de uma peça. Em termos práticos é a diferença tolerada entre as dimensões máxima e mínima de uma dimensão nominal. A tolerância é aplicada na execução de peças em série e possibilita a intercambiabilidade delas.
Em um conjunto as peças se ajustam umas as outras de diferentes maneiras de acordo com a aplicação e normas técnicas. Nesse contexto, é muito importante conhecer a variação entre a dimensão máxima e mínima da peça, o que chamamos de tolerância.
Tolerância Dimensional - Parte 01 (Aula de Metrologia)
Como podemos definir lá tolerância?
Tolerância refere-se à capacidade de aceitar e respeitar as diferenças, opiniões, crenças, práticas, e comportamentos de outras pessoas, mesmo quando discordamos delas.
O objetivo da tolerância é elevar os custos normativos desse processo, de tal modo que minorais morais (quaisquer que seja elas) possam se proteger contra decisões majoritárias.
O que diz a NBR 6158 sobre sistema de tolerâncias e ajustes?
Sistema de Tolerâncias e Ajustes ABNT/ISO NBR 6158/95
O sistema ISO consiste num conjunto de princípios, regras e tabelas que possibilita a escolha racional de tolerâncias e ajustes de modo a tornar mais econômica à produção de peças mecânicas intercambiáveis.
O artigo 1° da Declaração de Princípios sobre a Tolerância afirma, entre outros pontos, que a tolerância é respeito, aceitação e apreço da rica diversidade das culturas de nosso mundo, de nossas formas de expressão e modos de sermos humanos. “A tolerância é a harmonia na diferença.
É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas. Ser tolerante é ser condescendente com alguém e não impedir que se faça o que desejarem. É aceitar e admitir a diferença ou a diversidade. É respeitar a opinião dos outros.
Tolerância Linear: Define a precisão linear mínima esperada no cálculo da Poligonal. É definida em E/K metros E representa o erro da poligonal e K o perímetro da poligonal. Se a precisão do cálculo ultrapassar o valor definido o programa irá apresentar uma opção para distribuir o erro.
Tolerância dimensional é a variação permitida em uma determinada dimensão da peça. A cota indica que, durante o processo de fabricação, a dimensão poderá variar entre um valor máximo de 30,009 até um valor mínimo de 29,996. Onde: 30 é a Dimensão Nominal.
Respeitar e aceitar as diferenças humanas implica em tolerar. Na maioria das vezes, as pessoas tolerantes são discriminadas e tidas como passivas, mas passividade não significa tolerância. A palavra tolerare etimologicamente significa “suportar com paciência”, “levar”, “sofrer” e também “lutar e combater”.
A tolerância requer de nós aceitar as pessoas e consentir suas práticas mesmo quando as desaprovamos fortemente. Tolerância então envolve uma atitude intermediária entre a absoluta aceitação e a oposição imoderada 1.
A tolerância vem representada por H7; a letra maiúscula H representa tolerância de furo padrão; o número 7 indica a qualidade de trabalho, que no caso corresponde a uma mecânica de precisão. A tabela que corresponde a este ajuste tem o título de: Ajustes recomendados - sistema furo-base H7.
Qual o símbolo que deve ser colocado na indicação de tolerância?
A tolerância de posição de uma reta é determinada por um cilindro com diâmetro "t", cuja linha de centro é a reta na sua posição nominal, no caso de sua indicação numérica ser precedida pelo símbolo ø
“Tolerância é suportar e aceitar, é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Isso porque uma pessoa tolerante, normalmente, aceita opiniões e comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social”, explica a psicóloga clínica Rosângela Olmos.
A tolerância é quando uma pessoa tem uma resposta medicamentosa reduzida, que ocorre quando o medicamento é usado repetidamente e o corpo se adapta à sua presença constante.
Tolerância é uma das tantas virtudes1, necessárias para elevar o ser humano à condição de civilidade. Ela faz parte do processo de desenvolvimento ético de indivíduos e grupos, cuja meta é levá-los a manter a "disposição firme e constante para praticar o bem".
latinas tolerare e tollere, cujo radical comum, “tol”, equivale às ações de erguer ou suportar, motivo pelo qual deu origem, por sua vez, à unidade de medida de peso que refere a capacidade ou tolerância de suportar determinada carga.
Respeitar o espaço do outro, aceitar a diferença de ideias de cada um e utilizar a inteligência emocional a favor da comunicação, são formas de aplicar a tolerância no nosso dia-a-dia.
Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. É ideal deixar o lugar de dono da verdade e analisar como os outros lidam com determinados fatos de acordo com seus valores, crenças, razões e motivações. A partir disso, trabalhamos os próprios preconceitos.