O totemismo, forma elementar da vida religiosa, seria um sistema classificatório de idéias, reproduzido com base na matriz social e que ofereceria uma concepção do universo na qual as fratrias serviriam de gêneros e os clãs, de espécies (DURKHEIM,1996).
Um totem ou tóteme é qualquer objeto, animal ou planta que seja cultuado como um símbolo ou ancestral de uma coletividade. A religião derivada do culto do totem é denominada totemismo. É em relação ao totem que as coisas são classificadas em sagradas ou profanas dentro da coletividade.
Classicamente, os estudos sobre o totemismo tendiam a inseri-lo nas discussões sobre religião: era considerado como a crença de muitos povos ditos primitivos em algum tipo de relação especial – mítica, de descendência, de afinidade, territorial – entre um ser (animal ou vegetal) e um grupo ou indivíduo.
O totem representa o respeito que se presta ao ser ancestral que originou a estirpe, sendo erigidos para mostrar o alto nível atingido pela pessoa, para honrar um ancião muito importante para a tribo, para representar o encontro com um ser sobrenatural ou para honrar a pessoa que financiou a cerimónia Potlatch.
Nas sociedades totêmicas, quando os indivíduos procuram o totem, há uma ligação mística com divino, as fontes são acessíveis de certo modo, e os poderes do totem são atribuídos ao divino. A mídia, o totem das sociedades midiatizadas, é um mediador que “media” para si mesmo.
A LOGICA DO TOTEMISMO E A LOGICA DA HISTORIA tea antropologia
O que é totemismo para Durkheim?
O totemismo, forma elementar da vida religiosa, seria um sistema classificatório de idéias, reproduzido com base na matriz social e que ofereceria uma concepção do universo na qual as fratrias serviriam de gêneros e os clãs, de espécies (DURKHEIM,1996). O totem não seria apenas um nome, mas, antes de tudo, um emblema.
'Totem' é, por um lado, um nome de grupo, um indicativo de ancestralidade. Sob o último aspecto, possui também uma significação mitológica (Freud, 1913/1974, p. 131). Esse "totem", enquanto "mito", será, então, regido pelas leis da mitologia e, assim, terminará por se transformar em "tabu".
Animal, planta ou objecto considerado por certas tribos ou clãs como seu antepassado ou guardião e venerado como símbolo sagrado. 2. Representação gráfica desse animal, planta ou objecto .
Com mais de 20 mil totens instalados em todo o país em empresas como Burger King, Beto Carrero, Havan, Unimed, dentre outros, se destaca em soluções para segmentos diversos, como alimentação, saúde e comércio em geral.
Calcula-se que o conceito de totemismo tenha surgido na Pré-História com o homem primitivo, que colocava a pele de suas caças na entrada da caverna para pedir a proteção da natureza e, também, para mostrar sua força e poder.
Qual a relação do homem com a natureza no totemismo?
Portanto expomos neste texto que totemismo é uma crença na qual se percebe que os homens e demais elementos da natureza se relacionam, de forma binária, a partir de semelhanças na distribuição da força da vida. Para um grupo totêmico, compreender esta relação é compreender o universo.
Em termos simples, podemos compreender o sistema totêmico como um conjunto de crenças sociais, míticas e religiosas que influenciam os comportamentos e as relações dos indivíduos dentro de um determinado grupo social, bem como suas interações com a natureza (plantas, animais e fenômenos naturais) e seres sobrenaturais.
O Totem Fotográfico Pessoa é produzido a partir de uma figura humana com desenho ou foto impressa em alta definição. Ideal para eventos, divulgação de produtos/marcas e ações promocionais. Uma peça desse tipo traz um diferencial para sua campanha chamando atenção dos consumidores em potencial.
O autoatendimento nas universidades e escolas ajuda tanto a administração quanto os alunos. Com os totens, as informações ficam acessíveis e o atendimento organizado. Os totens são instalados em diversos locais diferentes, ficando acessíveis a todos os alunos.
Totem e Tabu é, a princípio, uma leitura endereçada aos antropólogos, em que Freud busca analisar a gêneses dos totens – símbolos sagrados e respeitados – e dos tabus – proibições de origem incerta – que cercam e cerceiam as liberdades individuais e coletivas de uma determinada sociedade.
Nesse trabalho, Durkheim toma o totemismo como uma forma elementar de religião que, pela sua simplicidade, permitiria acessar o fundamento de toda configuração religiosa como um modo de conhecimento sistemático do mundo a partir de sua divisão nas categorias sagrado e profano, formas primeiras e universais de " ...
Você sabia que o totem foi inventado por tribos indígenas? Ele foi criado para estabelecer e identificar o território de cada uma delas. Mas essa questão da identidade dura até os tempos atuais. Isso porque o totem tem seu uso para identificar uma marca.
Essencialmente, o totem é um terminal conectado ao sistema de atendimento da loja, compartilhando o mesmo banco de dados de produtos e vendas, com o qual o cliente interage para fazer seu pedido, sem interação com agentes humanos.
O que é um totem e onde ele é comumente encontrado?
O totem é um elemento que vem ganhando cada vez mais espaço na comunicação visual das lojas e empresas. Ele costuma ser instalado na área externa dos estabelecimentos, gerando um impacto visual positivo e moderno. Com o surgimento da pandemia, houve um aumento considerável na produção de totens para álcool gel.
Os totens indígenas são esculturas feitas de madeira, pedra ou outros materiais, que representam animais, espíritos ou ancestrais. Eles são encontrados em diversas culturas indígenas ao redor do mundo, como os povos da costa noroeste dos Estados Unidos, os nativos do Canadá e os aborígenes da Austrália.
O totem de fotos para eventos é uma opção cada vez mais popular em festas, casamentos, formaturas e eventos corporativos. Essa estrutura, que contém uma câmera integrada, permite que os participantes tirem suas próprias fotos e recebam uma impressão instantânea como lembrança do evento.
O totem, na maioria das ocasiões, é feito em MDF (material composto por fibras de madeira), mas pode ser fabricado e/ou composto com outros materiais como o acrílico e papelão.