A produção cultural refere-se à criação, desenvolvimento e expressão de ideias, valores, arte e formas de entretenimento dentro de uma sociedade. Ela abrange diversas atividades, incluindo música, arte visual, literatura, cinema, teatro, dança, moda, gastronomia e muito mais.
Um produtor cultural é responsável por planejar, organizar e executar eventos e projetos relacionados à cultura, como espetáculos, exposições, festivais, shows, entre outros.
Cultura organizacional é um conjunto de elementos (crenças, valores e normas) que influenciam o clima de uma empresa. Essa cultura empresarial é importante para as organizações por guiar e alinhar os comportamentos dos funcionários no trabalho.
Você sabia que o pipoqueiro é um trabalhador da cultura? No setor, há uma lista de profissionais cujo trabalho é fundamental para a criação e a experiência artística e cultural - algumas não tão óbvias assim. Exemplos disso são as baianas do acarajé, os iluminadores, as costureiras e até arquivistas.
É por meio do conhecimento das tradições e costumes locais que podemos entender melhor a história e a formação de uma comunidade, compreendendo as influências que moldam a cultura local. Além disso, estamos proporcionando uma oportunidade para que as novas gerações conheçam e se orgulhem da sua herança cultural.
Uma pessoa culta é alguém que busca constantemente adquirir conhecimento e se atualizar, seja por meio de leituras, estudos, experiências ou contato com diferentes formas de expressão cultural.
A relação entre cultura e trabalho está atrelada a forma como a organização consegue se movimentar em meio a diversidade, preservando os estilos de trabalho naturais. Para poder prosperar, as organizações devem criar culturas em que os indivíduos sejam incentivados a trazer seu ser mais autêntico para o trabalho.
Quando falamos de Cultura Profissional estamo-nos a referir aos grupos ocupacionais cujo trabalho e emprego têm um estatuto e prestígio social elevados, baseado na posse de um título e de uma qualificação escolar de nível superior que permite o uso e aplicação de conhecimento abstracto e científico em acções que são ...
Profissionais de Gente & Cultura são os responsáveis por criar um ambiente propício para que todos remem na mesma direção e assumam um papel importante dentro dessa engrenagem. É quando você consegue criar uma sincronia perfeita em torno de um objetivo.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
Como dissemos, cultura é um conceito amplo. Ela se refere ao conjunto de tradições – religião, arte, culinária, costumes – e conhecimentos de um povo, de uma região ou de uma nação. Usamos essa palavra para descrever o conhecimento humano adquirido por meio da razão e do senso estético.
Em outras palavras, é o conjunto de práticas que tem por objetivo transformar uma ideia em um bem cultural conhecido pelo seu público-alvo. A pessoa que realiza o trabalho é o produtor cultural, que pode tanto abraçar todas as funções quanto distribuí-las entre profissionais de áreas específicas.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Cultura é um termo bastante explorado pela Antropologia, ciência que surgiu na mesma época em que a Sociologia e visa a analisar as sociedades humanas a partir de sua produção cultural, indo das mais elementares formas de organização social até as mais complexas.
Resumo. As práticas culturais são consideradas verdadeiras interações sociais, que promovem a ação entre os grupos e fortalecem laços entre os participantes. Sabe-se que o contexto escolar favorece e muito a compreensão de opiniões e pensamentos e facilita aceitar o que é diferente.
Os funcionários aprendem a cultura organizacional através de várias formas, como histórias, rituais, símbolos materiais e linguagem. Histórias: Contos e passagens sobre o fundador da companhia, lembranças, sobre dificuldades ou eventos especiais, regras de conduta, corte e recolocação de funcionários.
A cultura é um elemento-chave que afeta a forma como as pessoas se sentem no trabalho e, por consequência, seu desempenho e engajamento, influenciando diretamente a produtividade da organização como um todo.
Qual a importância de uma cultura organizacional? A cultura organizacional dentro das empresas tem a função de estabelecer objetivos em comum entre os colaboradores. Ela também proporciona um ambiente de competição saudável entre funcionários, respeitando as diferenças, individualidades e qualidades de cada um.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
Para Barros (. 2008, p. 20), “a cultura engloba os aspectos que definem a identidade de uma pessoa, dos grupos e das sociedades como valores, percepções, imagens, formas de expressão, comunicação”.
Uma pessoa culta pode ser alguém com gostos ecléticos para a leitura, que assiste a filmes clássicos e bem escritos e que aprecie arte de requinte. Ter cultura também quer dizer ter conhecimento sobre o mundo e seus idiomas, entender a política e saber um pouco de história geral.