Diferente da vertical, a horizontal prioriza o aumento salarial. Esse acréscimo acontece como forma de “merecimento”, o profissional não muda o nível hierárquico. Ou seja, é quando o colaborador se destaca dos demais colegas da sua equipe e ganha um reajuste na sua remuneração.
O modelo horizontal é uma das formas de constituir a estrutura organizacional de uma empresa. Neste modelo, a clássica estrutura de hierarquias, empregada na maioria das empresas, dá lugar a um sistema horizontal, no qual os colaboradores possuem maior autonomia para tomar decisões.
Uma estrutura horizontal é um modelo de gestão em que a hierarquia tradicional, com níveis de liderança de cima para baixo, é substituída por um organograma horizontal, baseado no trabalho em equipe e na liberdade para tomada de decisões.
A gestão horizontal é um formato de estrutura organizacional menos hierárquico, nela os funcionários têm mais autonomia na tomada de decisões importantes para a empresa. Pois, as decisões em uma estrutura horizontal são tomadas em conjunto, com ampla participação dos colaboradores em todos os momentos.
Uma relação horizontal é baseada na interdependência, e tem como base autonomia e intimidade. Em relações pautadas na interdependência, respeitamos a nossa autonomia e a do outro. Por isso, não esperamos que o outro nos sustente, nos salve, nos diga o que fazer.
Ela se concentra no planejamento conjunto e na tomada de decisões. Tem poucos gerentes e dá mais autonomia aos trabalhadores. É uma estrutura que capacita gerentes, dando-lhes autonomia e permitindo que tomem decisões importantes sem necessidade de pedir autorização.
A gestão horizontal é o modelo em que todos os membros da equipe participam da tomada de decisões. Todos têm voz ativa e suas opiniões são consideradas igualmente. Isso não quer dizer que as lideranças deixam de existir e todos se tornam gestores ou CEOs. Cada colaborador continua com suas responsabilidades.
a linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja uma linha deitada. a linha vertical é uma linha reta de pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.
No planejamento horizontal, há mais autonomia para cada colaborador e eles atuam “lado a lado”. Por exemplo: um analista pode tomar decisões importantes dentro de um projeto, como aumentar ou não a verba para alguma campanha de mídia. Já no planejamento vertical, o cenário é mais tradicional.
Quando uma empresa internaliza a fabricação de seus produtos e processos, dizemos que ela está verticalizando os sistemas. Em contrapartida, quando a empresa tem uma estratégia de terceirização, a estratégia é horizontal”, explica.
Este plano divide o corpo em duas metades, uma superior e outra inferior. Ele é perpendicular ao plano sagital (que divide o corpo em direção anterior e posterior) e ao plano frontal (que divide o corpo em direção ventral e dorsal).
Em geral, o crescimento horizontal ocorre quando um talento muda de departamento dentro de sua organização atual ou quando ele muda para outra organização para trabalhar em uma função semelhante.
Para diferenciar a vertical da horizontal iremos tomar como referencial o eixo das abscissas (eixo Ox). Portanto, a reta que é perpendicular ao eixo Ox será considerada a reta vertical, assim a perpendicular ao eixo Oy será a horizontal.
No isolamento horizontal, todos devem permanecer em casa. todos devem permanecer em casa. A medida limita ao máximo o contato entre as pessoas, evitando que a doença se espalhe.
No caso do movimento horizontal, a velocidade v0 permanece constante. Portanto, o movimento é uniforme. A velocidade do móvel ao final do trajeto permanece a mesma do início desse trajeto.
Em geral, algo que é vertical pode ser desenhado de cima para baixo (ou de baixo para cima), como o eixo y no sistema de coordenadas cartesianas. Já uma linha horizontal pode ser descrito como uma linha reta imaginária cuja direção é paralela ao horizonte terrestre.
Na gestão vertical, o poder está concentrado nas mãos dos principais líderes e gerentes. Por outro lado, na gestão horizontal, o poder e a responsabilidade são distribuídos de forma mais equilibrada entre todos os funcionários.
Quais as características da organização horizontal?
As principais características da gestão horizontal incluem participação ativa dos colaboradores, autogestão, fluxo de trabalho fluido, responsabilidades compartilhadas e flexibilidade nas estruturas hierárquicas.
A comunicação horizontal é aquela que ocorre entre profissionais que ocupam o mesmo nível hierárquico dentro da empresa. Ou seja, pode acontecer em todos os setores, desde que não haja uma relação de superioridade entre as partes.
Todas as pessoas de uma equipe, independentemente da posição que cada um ocupa, tem de opinar, pois as decisões finais são tomadas em grupo. Assim, os colaboradores têm mais voz para discutir seus ideais e autonomia para planejar seus próprios projetos e objetivos, sem intervenção de terceiros.
A linha do horizonte está na posição horizontal. Toda reta que está em uma posição semelhante a da linha do horizonte, dizemos que é uma reta horizontal. Quando estamos em pé com a coluna reta, podemos dizer que estamos em uma posição vertical, assemelhando-se assim a uma reta vertical.
A carreira horizontal é aquela que não conta com a possibilidade de ascensão no nível hierárquico. Na verdade, para esse modelo, não existe esse tipo de divisão dentro da empresa. Todos os cargos estão no mesmo nível, por isso, existe a mudança apenas das tarefas e responsabilidades em determinada posição.