É o indivíduo desprovido de inteligência, ignorante, tolo, idiota, sem cultura, sem informação, com dificuldade de entendimento, obstinado, cabeça-dura.
Essa expressão pode indicar uma situação que está empacada, onde não se consegue sair do lugar em que foi colocado. Já na exposição Perambular, o “burro” ganhou o nome de Zurro, e está sempre parando para prestar atenção nas sutilezas da vida e disposto a esperar seus amigos, numa lenta caminhada.
Por que é a tendência de chamar outro ser humano de burro? - Quora. Geralmente, o animal é mencionado para se referir a uma pessoa que não tem instrução ou conhecimento. Essa associação vem de vários séculos atrás. A fama desse burro como animal de comportamento difícil e incapaz de aprender começou na Grécia antiga.
Expressões 'pra burro' e 'pra cachorro' têm ligações com passado rural do Brasil. Usadas em sentido hiperbólico, elas se referiam à fartura alimentar das casas, quando as refeições sobravam até para alimentar os animais. Outras expressões como 'pra dedéu' e 'pra caramba' não têm, necessariamente, sentido lógico.
O verdadeiro ignorante busca conhecimento e está aberto ao aprendizado. Por outro lado, o burro é aquele que não sabe e não tem interesse em aprender. Ele se contenta com sua falta de conhecimento e não faz esforços para mudar essa condição.
b) “Pra burro” é frequentemente associado à intensidade, quantidade, ao advérbio 'muito'. Assim, a expressão “bom pra burro” significa 'muito bom'. Ao vir junto à imagem de um dicionário, permite a associação à expressão ”pai dos burros” (representação estabilizada de dicionário).
A expressão "dar com os burros n'água" é geralmente usada para dizer que alguém foi malsucedido, "se deu mal", falhou em algum plano. Nesse momento, o pobre burro nem está por perto, mas sempre leva a fama. Por que da injustiça?
Estar com o burro na sombra: Estar tranquilo, com sucesso. Ser uma besta quadrada: A besta era um animal de carga dos tropeiros, a frase significa a "Besta elevada ao quadrado", com o tempo, tornou-se "besta quadrada".
Os termos, também latinos, que designam seu gênero e espécie, Equus africanus, significam, literalmente, "cavalo africano". As palavras "burro" e "burrico", por sua vez, são derivações regressivas do latim burricus, que significa "pequeno cavalo".
Burro é o nome que se dá ao filhote macho do cruzamento entre o jumento (ou asno) ou jegue, com a égua (fêmea do cavalo). Quando o resultado do cruzamento é uma fêmea, chamamos de mula.
Em qualquer lugar ou circunstância, ser chamado de burro é sempre uma ofensa. É o indivíduo desprovido de inteligência, ignorante, tolo, idiota, sem cultura, sem informação, com dificuldade de entendimento, obstinado, cabeça-dura.
(Chamar alguém de burro, por exemplo, configura o crime de injúria). No dia 19 de abril de 2021, o Congresso Nacional derrubou vetos do Presidente Jair Bolsonaro a trechos da Lei 13.964/19 (Pacote Anticrime) relacionados a crimes contra a honra.
Charada. Qual a diferença entre o português burro e o português inteligente? Resposta: Na escola, o português burro escreve no caderno tudo o que o professor escreve no quadro, e apaga tudo o que o professor apaga. Já o português inteligente nem escreve, pois sabe que o professor apagará.
Tão antigo quanto popular, o provérbio português “quando um burro fala, o outro abaixa as orelhas” ganha importância adicional no ciberespaço. Em qualquer ambiente em que estejam mais de uma pessoa em interação verbal, a conversa fica mais compreensível se cada um falar a seu turno.
Essa expressão pode indicar uma situação que está empacada, onde não se consegue sair do lugar em que foi colocado. Já na exposição Perambular, o “burro” ganhou o nome de Zurro, e está sempre parando para prestar atenção nas sutilezas da vida e disposto a esperar seus amigos, numa lenta caminhada.