Diferente dos outros textos que compõem um jornal, de caráter informativo, os editoriais são textos opinativos, ou seja, aqueles que têm a finalidade de persuadir o leitor a partir de argumentos consistentes como comparações, depoimentos de autoridades, dados estatísticos, de pesquisa etc.
O editorial é um texto próprio do meio jornalístico em que prevalece a argumentação. Há a defesa do ponto de vista do veículo de comunicação acerca de um tema de grande relevância na sociedade. Ele apresenta a estrutura básica dos textos argumentativos, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Essencialmente, um editorial é um texto de opinião que apresenta o posicionamento da empresa jornalística - revelada, em linhas gerais, nos manuais de redação ou cartas de princípios.
Diz respeito às seções de um órgão de comunicação que, geralmente, focam em um único assunto. Um jornal, por exemplo, conta como editorias de esporte, cultura, política, factuais, entre outras. As editorias são, portanto, os assuntos específicos dentro de uma plataforma maior de conteúdo.
Sobre o gênero textual editorial é correto afirmar o que se prevê na assertiva de letra: C) O editorial representa a opinião da empresa jornalística sobre algum assunto em pauta no momento.
As funções do editorial são: explicar os fatos e sua importância, contextualizar historicamente, prever situações decorrentes do ato, formular juízos e morais, e convocar ações de resposta.
Por tradição, fotografia editorial são as imagens que estão em um artigo de uma publicação, mas também podem estar sozinhas e envolver uma narrativa ou delinear um conceito criativo.
Notamos, dessa forma, que o editorial é produzido porque o periódico tem uma motivação para a escrita do texto: algum fato, atual ou não, que desencadeará reflexões e posicionamentos a serem fundamentados.
Qual é a diferença entre uma editora é um editorial?
Em termos simples, uma editora é uma empresa, ou organização, que coordena o processo editorial e de publicação de obras impressas como: obras literárias, jornais, revistas, folhetins, partituras, etc. Logo, ganha o nome de editora toda empresa que emprega a publicação de obras impressas e realiza serviços editoriais.
Quais são as principais características do gênero editorial?
Gênero textual produzido, principalmente, para jornais e revistas. O texto editorial tem um caráter opinativo e é utilizado na imprensa, especialmente nos jornais e revistas. Além disso, ele tem um cunho argumentativo, pois tem como finalidade convencer o leitor daquilo que ele acredita.
É na introdução que o autor do editorial expõe a tese, isto é, o ponto de vista defendido pelo veículo de comunicação (jornal, revista, etc). Os argumentos e os fatores para dar embasamento à tese vêm nos parágrafos do meio do texto.
Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.
A linha editorial é um conceito que o marketing digital emprestou da comunicação e tem como objetivo fazer com que uma marca se comunique de maneira assertiva com um determinado público. A linha editoral no marketing digital, portanto, define o tom, a audiência e a escolha dos temas e assuntos abordados.
Ele detalha datas de publicação, temas, formatos de conteúdo, canais de distribuição e responsáveis por cada etapa. Por fim, podemos dizer que: A linha editorial define o que deve ser comunicado (guia estratégico) O tom de voz define como deve ser comunicado (estilo de comunicação)
Sua linha editorial determina como se comunicar em vários canais. Define o tom utilizado, a audiência desejada, bem como dita a escolha dos temas e assuntos. Por isso, deve refletir seu negócio e área de atuação.
Quais são os 5 tipos textuais e suas características?
As tipologias textuais são textos que possuem estrutura fixa e objetivos bem definidos, como: contar uma história, descrever uma paisagem, apresentar uma ideia, ensinar algo, e por aí vai. Então, como você viu, essas estruturas e objetivos se classificam em cinco tipos: narração, descrição, exposição e injunção.
Em que se baseiam as argumentações para sustentar a tese do editorial?
No entanto, geralmente as argumentações em um editorial se baseiam em evidências, fatos, dados, experiências e raciocínio lógico para sustentar uma determinada tese.
Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.