Refere-se a como as ideias expressas aparecem encadeadas na superfície textual. Sendo assim, é composta por uma série de pronomes, artigos, elipses, concordâncias, tempos verbais, conjunções etc.
Ela é composta por sete fatores (coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade) mais os elementos (clareza, expressividade e originalidade), que, juntos, são os responsáveis por indicar cada aspecto envolvido na comunicação do texto.
São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo. Assim, os gêneros textuais exercem uma função social dentro de um processo de comunicação.
Resenha • Blog • E-mail • Bate-papo (Chat) • Orkut • Aula expositiva, virtual • Debate • Entrevista • Lista de compras • Piada • Cardápio • Horóscopo • Instruções de uso • Telefonema etc. Em todos esses gêneros encontramos tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos.
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
A função textual identifica-se com a oração que desempenha a função de construir uma mensagem, assim como o significado textual, a partir da relação do texto com o contexto social.
Linguística textual é um ramo relativamente novo da linguística, que se relaciona estreitamente com a análise do discurso, da qual é frequentemente usada como sinônimo, e cujo objeto de estudo é o texto.
São estruturas que possibilitam a construção de textos diversos. São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo. Tipos textuais e gêneros textuais não são sinônimos, mas estão intimamente relacionados.
Seus elementos principais são código/linguagem, contexto, produtor, leitor/ouvinte e função. Há cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Dentro desses tipos, há diversos gêneros, que se referem às práticas textuais. O texto pode ser verbal ou não verbal.
São aqueles itens que pode ter em um texto ou não, que devem ser analisados por quem escreve ou por quem vai analisar.. É tipo uma proposta de um modelo de análise sintática..
Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.
Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc. Objetiva formar uma imagem clara do que está sendo descrito para o leitor. O texto descritivo descreve de situações, características físicas, sentimentos, gestos, entre outros, dos quais o leitor constrói uma imagem mental.
Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.